O ACONTECIMENTO DISCURSIVO DA TELEVISÃO NO BRASIL: A IMPRENSA NA CONSTITUIÇÃO DA TV COMO GRANDE MIDIA

SILMARA CRISTINA DELA-SILVA

Orientador(a): Mônica Graciela Zoppi Fontana

Doutorado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - D37A

Este trabalho tem como foco a análise do discurso da imprensa brasileira sobre o aparecimento da televisão no Brasil, na década de 1950, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso. O seu objetivo é compreender como publicações consideradas integrantes da chamada imprensa de referência à época constituem sentidos para a televisão e o início de suas transmissões, e como esse dizer da imprensa participa da constituição da imagem de grande mídia para a TV. Como ponto de partida para a composição do corpus discursivo é adotado o acontecimento histórico e jornalístico de inauguração da TV Tupi em São Paulo, em 18 de setembro de 1950. As análises centram-se, no entanto, no acontecimento discursivo da televisão no Brasil, depreendido a partir do trajeto temático do aparecimento da TV no país, que se marca na materialidade de textos jornalísticos e publicitários publicados pela imprensa brasileira entre os anos de 1948 e 1953. Para constituição do corpus, foram escolhidos a revista O Cruzeiro, publicação do grupo Diários e Emissoras Associados, responsável pela instalação das duas primeiras emissoras de televisão no país; e, em contraposição a este lugar de dizer institucional, o jornal O Estado de S. Paulo, um dos principais periódicos em circulação à época, e a revista Manchete, concorrente direto da O Cruzeiro. As análises mostram que as três publicações, embora ocupem lugares empíricos diferenciados, produzem sentidos para a televisão a partir de mesmas posições discursivas – com o recurso à memória das mídias já conhecidas; na indistinção que promove entre as noções de público e privado; nas novas relações entre tempo e espaço; e pela constituição do público da TV como consumidor. Por meio da identificação do processo discursivo a partir do qual a TV significa em seus primeiros anos na sociedade brasileira, as análises buscam contribuir para a compreensão de como o processo de produção de sentidos para um novo objeto discursivo – a televisão – constrói discursivamente a imagem da TV como grande mídia e participa da constituição de novos modos de subjetivação na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Análise de discurso; Acontecimento discursivo; Televisão - Brasil; Imprensa; Mídia.