Resumo

Versão para impressão
POLITICA DE REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE SOCIAL NA CULTURA POPULAR: UMA ANALISE PRAGMATICA POR MEIO DAS PRATICAS DISCURSIVAS DOS AGENTES SOCIAIS E DA MÍDIA

JORGE FRANÇA DE FARIAS JUNIOR

Orientador(a): Kanavillil Rajagopalan

Doutorado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - F225P


Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo, a partir da perspectiva pragmática, investigar a política de representação e a (co)construção da identidade social por meio de práticas discursivas de agentes sociais de manifestações da cultura popular pernambucana (grupo indígena Xucuru e sua manifestação popular de toré; grupo Encanto das Caraíbas e sua manifestação popular de reisado; e grupo Raízes de Arcoverde e sua manifestação popular de samba de coco). Especificamente, analiso as práticas discursivas da política de representação dos agentes sociais da cultura popular por meio dos processos de referenciação, constituintes de estereótipos – ao observar a representação dos agentes sociais de manifestações da cultura popular pernambucana tanto por meio de suas próprias práticas discursivas quanto pelas práticas discursivas que a mídia jornalística constrói para representá-los. Parto da hipótese de que as identidades sociais desses agentes são transformadas social e politicamente nas políticas de representação e se (co)constroem nas práticas discursivas por meio do processo de circularidade. Assumo o ponto de vista de Hall (2002) ao dizer que a identidade social não é algo inato, é imaginário e formado e transformado no interior da representação, ou seja, pelo modo como podemos identificar uma cultura local por meio de práticas discursivas expressas por essa cultura. A metodologia utilizada foi fundamentada a partir de pesquisas de campo e se constituiu pelos seguintes passos: i) observar apresentações de agentes sociais da cultura popular pernambucana a fim de analisar as manifestações culturais citadas acima; ii) observar e entrevistar os grupos populares representantes dessa cultura popular em seus lugares de origem: Pesqueira, Caraíbas e Arcoverde; iii) recolher material histórico que serviu de base para as composições dos agentes sociais da cultura popular em Pernambuco; e iv) recolher material da mídia ao representar os discursos de agentes sociais relacionados à cultura popular mencionada. Os dados do corpus podem ser descritos da seguinte forma: (i) as entrevistas feitas diretamente com os agentes sociais de manifestações da cultura popular em Pernambuco; e (ii) entrevistas coletadas da Internet sobre os grupos populares citados. Após o estudo, é possível afirmar que a identidade social dos agentes representantes das manifestações da cultura popular pernambucana é transformada social e politicamente e se (co)constrói na circularidade das práticas discursivas que, por sua vez, se constituem linguisticamente pelos processos de referenciação – tanto destes próprios agentes sociais ao se representarem quanto por meio de agentes sociais da mídia jornalística ao representá-los. Além disso, também é possível afirmar que os processos de referenciação utilizados em ambas as práticas discursivas reafirmam, legitimam e ressignificam estereótipos sobre os agentes sociais e as manifestações populares estudadas.

Palavras-chave: Cultura popular; Política de representação (Lingüística); Identidade social; Prática discursiva; Referenciação.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.