Resumo

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A MORTE DE OFELIA NAS ÁGUAS: REFLEXOS DA PERSONAGEM DE SHAKESPEARE NA POESIA SIMBOLISTA

ELLEN GUILHEN

Orientador(a): Orna Messer Levin

Mestrado em Teoria e História Literária - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - G945M


Resumo:
No final do século XIX, uma cena particular da peça Hamlet (1600), de Shakespeare – o suicídio-acidente da jovem Ofélia, descrito na cena VII do quarto ato – ganha destaque em poemas simbolistas, inclusive brasileiros. Sem deixar de trazer para a comparação os poemas “ofélicos” de Jules Laforgue, Georges Rodenbach, Laurent Tailhade, António Nobre, essa pesquisa escolheu analisar os desdobramentos e as releituras da cena nos poemas dos brasileiros Valentim de Magalhães, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Guerra Duval, Da Costa e Silva, Eduardo Guimaraens, Alceu Wamosy, entre outros. A explicação encontrada para a recorrência na poesia simbolista da imagem de Ofélia morta nas águas foi a dissolução total da personagem no elemento água (o “nada substancial”, para Gaston Bachelard), reproduzindo o desejo do homem finissecular de mergulhar no Nada, no Vazio. Essa associação de Ofélia ao Vazio foi distribuída, tendo como base os poemas encontrados, em três subtópicas: a união dos cadáveres-amantes – herança do Ultra-romantismo – na qual a confusão dos corpos, completamente amalgamados, remete a um estado inicial de androginia; a esterilidade polar – especificidade do Simbolismo – na qual as grandes extensões geladas, denunciando um afastamento do ritmo da vida, produzem uma luz fria, alimentada pelo auto-refletir; e a metapoesia – prenúncio do Modernismo – na qual a própria Arte, representada por símbolos castos e/ou estéreis, é vista como o último reduto da crença do poeta. Em todas essas três divisões, é patente a presença da Lua e de outras figuras circulares, representando, ao mesmo tempo, a plenitude (o bastar a si mesmo) e a esterilidade (o círculo que de nada se alimenta e nada produz), o que indica um afastamento significativo do retrato romântico de Ofélia.

Palavras-chave: Ofélia (Personagem fictício); Simbolismo; Poesia brasileira; Lua (mitologia); Nada (Filosofia).

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