PRAGMATICA DOS ENUNCIADOS TELEVISIVOS: UM ESTUDO DA PROIBIÇÃO E DA DESOBEDIENCIA ATRAVES DOS CORPOS MIDIATICOS

ANGELA MARIA MEILI

Orientador(a): Kanavillil Rajagopalan

Mestrado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - M476P

A presente dissertação de Mestrado propõe-se a uma discussão crítica acerca da televisão contemporânea. Inicialmente, discute a questão da mediação e da noção de "meio" utilizada nas teorias e políticas da comunicação tradicionais, valendo-se, em partes, da Crítica da Comunicação de Luicen Sfez, 1994. Enfatiza o caráter pragmático da materialidade tecnológica que condiciona os enunciados midiáticos e, inclusive, dos textos técnicos legais que regulamentam a prática de difusão no Brasil. A partir da marcação dos domínios de Legalidade, também estão marcados os lugares de enunciação, criando-se situações políticas nas quais a linguagem é atuante. Faço uma análise de dois diferentes corpos enunciativos/ midiáticos: as grandes redes autorizadas vs.as pequenas emissoras desautorizadas. Questões como Escritura Midiática, Corpos Tecnológicos e Micropolítica também são discutidas, tendo como base textos de Jaques Derrida, Félix Guattari, Judith Butler, entre outros.

Palavras-chave: TV livre; Pragmática; Política; Escrituras; Jogos de representação.