FORMAS E FUNÇÕES DA REPETIÇÃO NO CONTEXTO DAS AFASIAS

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Mestrado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - T128F

Este estudo, que se insere no campo da Neurolingüística, reporta o resultado de nossa pesquisa sobre o estatuto da repetição na linguagem de dois sujeitos afásicos, mais especificamente, adultos portadores de uma perturbação da linguagem, decorrente de uma lesão cerebral adquirida, em que há alteração de elementos lingüísticos orais ou escritos relacionados tanto ao processo de produção quanto de interpretação da linguagem verbal (COUDRY, 1988; MORATO et al., 2002). A repetição, enquanto fator textual, lingüístico e interacional, pode ser definida como segmentos repetidos duas ou mais vezes em um mesmo evento comunicativo (MARCUSCHI, 1992:31). O presente trabalho tem como objetivo verificar a freqüência de uso das formas e das funções da repetição na fala desses sujeitos afásicos que freqüentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), localizado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu propósito é caracterizar o fenômeno da repetição no contexto das afasias, a fim de levantar suas principais características lingüísticas no contexto das patologias. Este estudo, além de refletir sobre as semelhanças e as diferenças entre aspectos normais e patológicos do fenômeno, procura fornecer elementos teóricos para o enfrentamento crítico de estereótipos vigentes, segundo os quais a repetição, seja no campo da normalidade, seja no campo da patologia, é necessariamente uma excrescência em relação aos processos de linguagem. Os dados analisados foram extraídos de situações interativas envolvendo afásicos e não afásicos que freqüentam o CCA. O corpus do estudo é constituído de dados relativos a dois sujeitos, um com afasia expressiva e outro com afasia receptiva. Nele, foram focalizadas tanto as condições de emergência da repetição, quanto suas características lingüístico-discursivas. Verificou-se que o afásico faz uso da repetição de maneira plurifuncional, tanto quanto o sujeito não-afásico, repete não só com a intenção de se fazer entender, como para dar a sua versão acerca do que se fala. Os resultados obtidos nesta pesquisa colocam em xeque a noção de fluência e disfluência, principalmente as semelhanças e particularidades de produção entre os dois falantes aqui analisados.

Palavras-chave: Repetição (Lingüística); Afasia; Neurolingüística;Interação.