Resumo

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ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA DE GENEROS DA ORDEM DO ARGUMENTAR: O PAPEL DO LIVRO DIDATICO DE PORTUGUES E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

SILVIO RIBEIRO DA SILVA

Orientador(a): Maria Augusta Bastos de Mattos

Doutorado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - SI38E


Resumo:
Com este estudo, intencionei refletir e analisar se a forma como alguns gêneros da ordem do argumentar são trabalhados numa escola pública (4º ciclo – 7ª e 8ª séries), no ensino de Língua Portuguesa (na figura do LDP e do professor), na produção de textos escritos, colabora para a formação de produtores desses textos. As perguntas que motivaram sua realização foram: (i) Como alguns gêneros da ordem do argumentar são trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa nas atividades de produção escrita de um LDP? e (ii) Que reflexos do ensino do LDP e do professor são percebidos em alguns textos escritos pelos alunos em gêneros da ordem do argumentar? Para respondê-las, desenvolvi um estudo baseado nos procedimentos metodológicos da Lingüística Aplicada (LA) com base interpretativista, focalizando o processo de uso da linguagem. O corpus de análise do estudo foi constituído por algumas das propostas de produção escrita de gêneros argumentativos apresentadas pelo LDP “Português – Linguagens”, pelas aulas em que duas professoras desenvolveram as atividades relacionadas a essas propostas de produção e pelos respectivos textos escritos pelos alunos. Com a análise dos dados, percebi que os alunos conseguem, de maneira geral, produzir textos argumentativos escritos. Concluí que eles levam para seus textos reflexos do conhecimento extra-escolar sobre a produção de gêneros argumentativos escritos, tendo em vista marcas estilísticas e temáticas detectadas nos textos não ensinadas pelo LDP nem pelas professoras. Este estudo indica que muito do conhecimento sobre argumentação que o aluno mostra no texto escrito não vem da contribuição direta do LDP, nem do professor. Deve vir, portanto, de suas experiências extra-escolares.

Palavras-chave: Argumentação; Livros didáticos – Língua portuguesa; Produção de textos.

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