Relatorios individuais de aluno - genero discursivo relevante nas praticas pedagogicas altermativas

Vivian Bearzotti Pires

Orientador(a): João Wanderley Geraldi

Mestrado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - B38r

Nesta dissertação, faz-se a análise de um conjunto de documentos, Relatórios Individuais de Avaliação de Aluno, que circulam em escolas aqui denominadas como ‘escolas alternativas’, abordando este conjunto de documentos como um gênero de discurso, segundo a concepção de Bakhtin e de seu círculo.
Diante de uma compreensão dialógica da linguagem, parte do pressuposto de que os interlocutores privilegiados do gênero são a escola que os produz e os pais dos alunos, ambos imersos no discurso pedagógico alternativo.
Para dar conta da situação de enunciação do gênero, da relação de interlocução com a própria escola e do discurso pedagógico alternativo em seu embate com o discurso pedagógico tradicional, no primeiro capítulo, faz-se uma breve reconstrução histórica da emergência dessas escolas no ensino privado, por meio de um diálogo entre alguns apontamentos históricos acerca da constituição da escola moderna de caráter tradicional e aqueles do surgimento da própria escola alternativa. Neste diálogo, focalizam-se as diferentes (e semelhantes) concepções de família e de infância, de modo de produção, e de ciência, e suas diferentes (e semelhantes) incidências nos discursos (e práticas) pedagógicos tradicional e alternativo, naquilo que contribuem para sua concepção de sujeito aprendiz. O material de análise para a reconstrução da emergência dessas escolas é extraído dos históricos presentes nos sites da Internet de algumas escolas dessa natureza. A voz polifônica que assume a narração é a da escola como instituição.
No segundo capítulo, a voz polifônica que assume a autoria do material de análise continua sendo a da escola como instituição, e o lugar de extração continua sendo os sites das escolas, espaço de publicidade de seu fazer e de seu pensar, dado essas escolas venderem seus serviços, uma vez que são escolas privadas. Os enunciados aí presentes são tomados, fundamentalmente, como dirigidos aos pais de alunos ou possíveis alunos. Focam-se, nesse capítulo, as apresentações das escolas em seus sites, a fim de conhecer uma parte da entonação (Bakhtin) persuasiva das mesmas dirigida aos pais, mais especificamente, o ethos confiável que procuram mostrar tanto em seu caráter como em sua corporalidade. Chega-se a um ethos que apresenta essas escolas como portadoras de uma tradição na vanguarda da educação.
No terceiro capítulo, produz-se a análise dos documentos propriamente dita. A voz polifônica que assume a autoria dos documentos é a do professor que avalia o seu aluno. Para dar conta do diálogo com o ‘outro’ que o discurso pedagógico alternativo procura negar - o discurso pedagógico tradicional -, faz-se uma breve genealogia do gênero sob análise em confronto com gêneros assemelhados desse seu outro.
Do diálogo tenso com os discursos pedagógicos e com a escola, depreende-se a forma composicional do gênero, introduzido por um cabeçalho, no qual se lê uma certa cena enunciativa, bem como, no restante de seu corpo textual, a explicitação/implicitação daquilo que constitui seu tema, alguns ‘observáveis’ de avaliação do aluno de naturezas sócio-afetiva e cognitiva, bem como um observável híbrido e núcleo convergente do discurso pedagógico alternativo: a autonomia.
Do diálogo com os pais, que delegaram a educação dos filhos àquela escola em específico, pode-se depreender o estilo persuasivo do gênero, seja pela explicitação da fundamentação teórica, representada pelos diversos ‘observáveis’, seja pelo jogo entre o elogio no uso de um ‘olhar sensível’ – que marca esse discurso - e o seu deslizamento para a ‘paparicação’ na descrição das características e condições do aluno. O caráter persuasivo sedutor, presente no ethos das escolas, confirma-se como marca de estilo neste gênero do discurso.