Resumo

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Coitas e coitos em razão: discursos sobre pecado e confissão

Lucas Kiyoharu Sanches Oda

Orientador(a): João Wanderley Geraldi

Mestrado em Linguística - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - Od1c


Resumo:
Resumo: Podemos voltar vários olhares para a Idade Média, no entanto, somente um deles é o que aqui será apresentado. Partindo do conceito bakhtiniano da dialogia, essa dissertação discute sobre como os discursos sobre o sexo, o pecado e a mulher foram se constituindo no ocidente ao longo da história, desde a Grécia antiga, até o século XII, quando ressurgiram os textos clássicos e uma nova forma de amor foi inventada: o amor cortês. Para tanto, aqui é analisado o Tratado do Amor Cortês de André Capelão, clérigo da corte de Champagne, que condensa os vários discursos sobre o sexo e as mulheres, a eles respondendo, polemizando ou pactuando, fornecendo aos discursos que o sucederam um novo discurso com o qual polemizar ou pactuar. Para que conseguisse entender, de fato, quais são os sentidos que podemos atribuir a esse tratado, sem que ignore que ele foi escrito por um homem que respondia a seu tempo, foram narradas aqui várias histórias de vida que, aliadas aos discursos que as constituíram, nos fornecem uma imagem muito mais nítida daquela época que nos escapa pelo tempo que dela nos separamos. Nesse afã, entramos em contato com os discursos da filosofia grega que criaram um novo mundo, sustentado na razão, que extirpava de si o prazer; discursos esses que legavam ao homem o cuidado de si, de sua vida, de sua alma e de seu corpo. Vemos também como esses discursos são compactuados pela Igreja que os transforma aos seus desígnios e assume para si o cuidado de si dos homens, criando técnicas e saberes para exercer seu poder que foi consolidado, por fim, com a confissão obrigatória e com a criação do Santo Ofício.

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