Intertextualidade e polifonia nas televisões publica e priva : analise textual-discursiva dos telejornais Cultura Noite (TV Cultura) e Jornal Nacional (TV Globo)

Adriana Tigre Lacerda Nilo

Orientador(a): Anna Christina Bentes da Silva

Doutorado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - N598i

RESUMO: Este trabalho é desenvolvido no campo da lingüística textual e tem a sua fundamentação baseada, ainda, em teorias das ciências sociais, nas áreas da história social e da sociologia da comunicação. Teve por objetivo analisar algumas formas de ocorrência da intertextualidade temática, por meio do estudo da centração tópica, e da polifonia, a partir do entendimento dos processos de produção e edição do discurso reportado, no gênero telejornal da TV. Mais especificamente, o objeto da análise é constituído por telejornais, veiculados no horário nobre da televisão brasileira: o jornal Cultura Noite, da TV Cultura e o Jornal Nacional, da TV Globo. O corpus analisado é formado cinco edições de cada um dos telejornais, das respectivas emissoras, do dia 07/05/07 ao 11/05/07. A questão norteadora indaga em que medida os procedimentos de definição do foco relevante da notícia, bem como a mobilização das vozes sociais enunciadas para a construção do gênero telejornal, estão ligados aos modelos público e privado de fazer televisão. Em princípio, partimos da hipótese de que as respectivas funções sociais de cada uma dessas emissoras tivessem uma influência mais significativa, no modo pelo qual ocorre o estabelecimento de relações intertextuais, de natureza temática, e polifônicas. Análise dos telejornais, tanto no seu recorte sincrônico, por meio do estudo comparativo de tópicos abordados em edições do mesmo dia, assim como no recorte diacrônico, por meio do estudo da enunciação polifônica e, ainda, da organização tópica, ao longo da semana, possibilita concluir que tais interferências ocorrem com maior evidência no nível macro-estrutural destes gêneros. É, portanto, no nível textual discursivo que se encontra a força geradora dos diferentes modos de se constituir gêneros telejornalísticos que, entendidos como prática social, encontram-se relacionados aos seus contextos de produção, não sendo deles, porém, de todo dependentes para construírem uma identidade.

Palavras-chave: Intertextualidade; Gênero; Telejornalismo; Polifonia.