Resumo: RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de investigar como a questão da “sujeição” ou “conformismo” na caracterização das personagens dos contos de Rubem Fonseca se articula com a lógica interna da ficção curta do autor. De acordo com a hipótese inicial, as personagens das narrativas mais recentes do autor apresentariam uma visão acerca do mundo (e de sua própria condição existencial) mais desencantada, aparentemente “conformista”, em relação à das personagens dos contos mais antigos (os anteriores a Romance negro e outras histórias, de 1992). Em vista da grande quantidade de obras, delimitou-se o estudo a dez narrativas, pertencentes às diferentes “fases” da ficção curta do autor. A análise desses contos se inspirou na meticulosa análise textual de Roland Barthes e se fundamentou principalmente nas idéias de Foucault a respeito das relações de poder. O trabalho, por fim, permitiu observar que as personagens de Rubem Fonseca, em particular as dos contos mais recentes, caracterizam-se principalmente pela ambigüidade, o que torna problemático caracterizá-las em termos de “conformismo” ou “inconformismo”. Essas noções, enfim, afiguram-se relativas e questionáveis ante a ambivalência das personagens e do modo de narrar de Rubem Fonseca.
Palavras-chave: Fonseca, Rubem, 1925- - Crítica e interpretação; Literatura brasileira - Historia e crítica; Contos brasileiros - Historia e crítica; Personagens literários; Relações de poder; Conformismo.