Resumo

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Hesitações e rupturas na fala infantil : as franjas da teoria e o lugar do sujeito na aquisição

Susy Ramos

Orientador(a): Ester Miriam Scarpa

Mestrado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - R147h


Resumo:
Na maioria dos trabalhos sobre linguagem as disfluências são tratadas pelo viés patológico e há poucas pesquisas que procuram elucidar suas ocorrências, dada a complexidade do tema. Este trabalho tem por objetivo estudar as hesitações na fala de uma criança no período de 1;9 até os 4 anos para analisar as ocorrências de pausas e repetições, itens que são considerados indícios de disfluência. A análise visa corroborar a hipótese de que as disfluências são intrínsecas à linguagem e ocorrem devido à mudança da posição do sujeito com relação à língua. Os momentos de hesitação são aqueles em que as dominâncias se alternam: dominância da língua, dominância da fala do outro e a dominância do sujeito. Dessa forma, as hesitações propiciam a progressão e a ancoragem para a continuidade do discurso, o que demonstra que não são apenas ocorrências intrínsecas à linguagem, mas necessárias.

Palavras-chave: Disfluência; Hesitação (Lingüística); Aquisição da linguagem.

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