Resumo

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Eleições Presidencias e Copa do Mundo : os processos de identificação nacional no discurso jornalistico brasileiro

Cristiane Maria Megid

Orientador(a): Suzy Maria Lagazzi Rodrigues

Mestrado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - M473e


Resumo:
Nesta pesquisa, analisamos os funcionamentos das formulações referentes aos termos Brasil e brasileiro, descrevendo os efeitos de sentido produzidos em relação a eles em textos jornalísticos. Para tanto, foram selecionados dois momentos históricos onde tais formulações têm papel importante: a Copa do Mundo de futebol masculino e as Eleições Presidenciais, ambos ocorridos no ano de 2006. As análises foram desenvolvidas a partir de textos publicados pela revista Carta Capital e pelo jornal Folha de S. Paulo sobre os temas apresentados. Temos, assim, diversos contrapontos estabelecidos pelas diferenças entre as formações discursivas às quais se filiam o jornal e a revista selecionados, bem como entre os momentos históricos escolhidos. O quadro teórico-analítico foi construído com base em estudos da Análise de Discurso de perspectiva materialista, com contribuições de estudos sobre os temas abordados e o jornalismo, realizados em áreas afins. Com as análises realizadas dos diversos aspectos que compõem o discurso da Carta Capital e da Folha de S. Paulo, concluímos que, durante a Copa do Mundo, não é possível ao sujeito deixar de formular a presença do brasileiro em relação ao torneio. A Carta Capital, buscando um lugar de resistência ao espetáculo que se constrói em torno deste momento histórico do país, em alguns textos produz funcionamentos reconhecidos como ironia ou deboche, mas nunca de negação das relações que se estabelecem na grande mídia, que representamos pela Folha de S. Paulo. Nesta, as cores reconhecidas como brasileiras figuram em praticamente todas as imagens. As palavras Brasil e brasileiro são comumente utilizadas para designar, respectivamente, a Seleção Brasileira de Futebol e os jogadores deste time. Já nas eleições, o que vimos foi um apagamento das formulações que envolvessem Brasil e brasileiros. As cores, as escolhas lexicais, as formulações, como um todo, remetem ao processo eleitoral, mas não aos brasileiros eleitores

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