Resumo: A meta do estudo é analisar quais fatores podem interferir no desempenho e no sucesso de fóruns digitais pedagógicos e como tais fatores podem ser articulados para beneficiar o planejamento das atividades em disciplinas que contenham atividades realizadas em ambientes virtuais por meio da ferramenta fórum de discussão. Para tanto, a pesquisa considerou dois estudos de caso nos quais essa ferramenta foi utilizada. O primeiro estudo teve por foco uma disciplina de graduação em Lingua Inglesa, na qual a professora visava simultaneamente discutir Inteligências Múltiplas, elaboração de projetos e formação de professores de Língua Inglesa, enquanto promovia discussões na língua-alvo, de forma a desenvolvê-la e praticá-la. Como os fóruns desse estudo foram realizados de maneira básica e não alcançaram os objetivos inicialmente planejados de fomentar um grande número de interações e aprofundar discussões, com a análise do contexto foi possível apresentar 7 hipóteses explicativas para os entraves detectados. O segundo estudo empírico, realizado em uma condição mais privilegiada – formação em tutoria virtual – retoma as hipóteses construídas no primeiro estudo e aponta possíveis caminhos para o sucesso de fóruns virtuais. A conclusão do estudo sugere que o Ensino para a Compreensão pode ser um direcionamento produtivo na construção de fóruns digitais, se atrelado aos fatores levantados no bojo das 7 hipóteses explicativas construídas no primeiro estudo.
Palavras-chave: Fórum de discussões digital; Educação à distância; Ensino para a Compreensão.