ANTOLOGIAS DE CONTOS NA COMPLEMENTAÇÃO DE LIVROS DIDATICOS DE INGLES: OS PCNS EM ENFOQUE DISCURSIVO

RITA LADEIA

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - L122A

Esta dissertação tem por objetivo estudar critérios de complementação de livros didáticos de Inglês a partir de princípios multidimensional-discursivos e utilizando antologias de contos. Considerando as diretrizes legais oficializadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, defendemos o planejamento de cursos de línguas, tomando como referencial teórico a Análise do Discurso Francesa. Num primeiro momento, discutimos as concepções de língua, discurso, ensino e aprendizagem que norteiam a adoção de livros didáticos e a escolha de recursos complementares, do ponto de vista de professores e escolas. O trabalho conta com uma análise multidimensional-discursiva de livros didáticos adotados por escolas que obtiveram avaliação de aprendizagem superior a 70% (setenta por cento), de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2005. Apresenta também exemplos de complementação dos referidos livros, a partir de antologias de contos brasileiros e norte-americanos. Finalmente, relatamos um estudo de caso com foco na formação de professores e discutimos algumas mudanças nas formações imaginárias e discursivas dos professores em relação à aplicabilidade de enfoques multidimensionais e discursivos na aula de língua estrangeira, bem como algumas de suas resistências ao processo de mudança.

Palavras-chave: Currículo multidimensional-discursivo; Línguas - Estudo e ensino; Língua estrangeira; Formação de professores; Literatura.