Resumo

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POVOS NO BRASIL: QUEM SÃO ELES NOS LIVROS DIDATICOS DE PORTUGUES COMO LINGUA ESTRANGEIRA?

CASSIA CRISTINA FURLAN MARIN

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - F978P


Resumo:
Este trabalho focaliza o processo de ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira (PLE) em contexto brasileiro. A atuação da pesquisadora enquanto professora da área evidenciou a carência de formação específica dos profissionais envolvidos no processo e, também, a carência de informações sobre os materiais didáticos disponíveis. Os livros didáticos (LDs), em especial, quando se tornam objetos de pesquisa são analisados e avaliados quanto aos seus aspectos metodológicos e, pouco ou nada se diz acerca de seu caráter discursivo. Com o intuito de enfocar esse aspecto pouco abordado nos trabalhos desenvolvidos nesta área, a proposta é analisar 4 livros didáticos amplamente utilizados em cursos de português para falantes de outras línguas, sendo eles: Fala Brasil (Coudry & Fontão, 1989), Avenida Brasil (Lima et al., 1991), Aprendendo Português do Brasil (Laroca et al., 1993) e Bem-Vindo: a língua portuguesa no mundo da comunicação (Ponce et al., 1999). Utilizando o escopo teórico da Análise de Discurso de perspectiva materialista, atentamos para os efeitos de sentido produzidos entre locutores (Orlandi, 1999) no que se refere ao Brasil e a todos aqueles que fazem parte de sua história. Busca-se averiguar o que é dado como verdadeiro e natural a respeito dos diversos povos que participam da história do Brasil, apurando a maneira como eles são apresentados e os sentidos produzidos a respeito dos mesmos nos LDs. Com vistas a atingir este objetivo, se considera a relação entre a formação imaginária (Pêcheux, 1975) do aprendiz e os discursos veiculados pelos livros didáticos, indo para além de uma análise da abordagem e observando os (pré) conceitos e as imagens (des) construídas nessa relação. A partir das análises realizadas, se nota que as falas que definem o negro e o índio, por exemplo, exercem um trabalho de apagamento e, ao mesmo tempo, de fixação de determinados sentidos que acabam constituindo um imaginário que passa a funcionar ao longo da história. A relevância de reflexões e pesquisas nesta área e, especificamente, sobre os livros didáticos, advém da evidenciada necessidade de apreender esses materiais em sua complexidade e disponibilizar alguns dados que permitam uma melhor atuação dos profissionais envolvidos. O conhecimento daquilo que já existe publicado em termos de material permite abrir caminhos para a produção de novos livros didáticos que assegurem a melhoria e a qualidade do ensino de português para estrangeiros.

Palavras-chave: Discurso; Língua portuguesa – Ensino para estrangeiro; Livros didáticos - Brasil.

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