Resumo: O presente estudo reflete sobre a possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica a partir da interação com jogos digitais. Nessa direção, a pesquisa revê uma literatura mais geral sobre jogos, apontando diferentes abordagens teóricas e sugere uma análise de videogames a partir de uma perspectiva discursiva. Devido à preocupação com a reflexão social crítica, o estudo examina cinco propostas diferentes realizadas na linha dos jogos sérios (serious games). Essa análise é desenvolvida a partir do olhar do próprio pesquisador, enquanto especialista, no ato de interagir com cada jogo. Os resultados obtidos indicam possibilidades e limites das estratégias utilizadas em cada uma dessas propostas para o desenvolvimento da consciência crítica. A pesquisa propõe um esquema para se entender como as vozes sociais se reproduzem tanto no processo de criação de um videogame, como na interação entre jogador e máquina. Mostram-se, no trabalho, duas maneiras de se apropriar subversivamente de jogos digitais existentes no mercado, para instigar no jogador um olhar crítico sobre seu sistema de crenças e valores. Além disso, com base no estudo empírico, a dissertação aventa caminhos possíveis para a produção de videogames engajados com a reflexão crítica.
Palavras-chave: Vídeo games; Discurso; Pensamento crítico.