DO CANONE LITERARIO ÁS PROVAS DE VESTIBULAR: CANONIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA

ANA CLAUDIA E SILVA FIDELIS

Orientador(a): Maria Augusta Bastos de Mattos

Doutorado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - F448D

Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre os rumos do ensino da literatura para crianças e jovens. Entre outros aspectos, essas discussões estão impregnadas por uma percepção de falência ou fracasso relativo à inserção da literatura no ambiente escolar, muito embora, haja um acordo tácito por parte dos educadores de que a leitura literária deve ser tratada no ambiente escolar com maior propriedade e competência. A defesa de uma leitura canônica ou de textos canônicos também é um consenso entre estudiosos e professores e, nessa perspectiva as listas de leitura obrigatória para ingresso em Instituição de Ensino Superior, revelam-se, hoje, um importante instrumento para essa reavaliação da escolarização literária.
Este estudo pretende, em acordo com esses debates, analisar a forma como as listas de leitura constituem um novo recorte canônico (ou uma nova forma de apresentação do cânone literário) e transmutam-se em guia curricular, passando a ditar o que se lê, como se lê e qual o tratamento dado ao objeto literário no ambiente escolar.
Dada a importância que elas assumem neste contexto, a adoção das listas de leitura promove efeitos desestruturadores na própria manutenção do cânone e no ensino de literatura que ultrapassam a justificativa usual de que com elas “os alunos lerão mais”.

Palavras-chave: Cânone; Vestibular; Escolarização; Literatura – Estudo e ensino; Letramento.