Resumo

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CRITICA, MEMORIA E NARRAÇÃO: UM ESTUDO DOS TEXTOS MEMORIALISTICOS DE ANTONIO CANDIDO

RODRIGO SOARES DE CERQUEIRA

Orientador(a): Francisco Foot Hardman

Mestrado em Teoria e História Literária - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - C335C


Resumo:
Que Antonio Candido, a despeito – ou por causa – de sua formação sociológica, tenha se tornado um dos maiores críticos literários brasileiros, ninguém ignora. Muito menos conhecido é um viés de sua prática que começa a ganhar força a partir das décadas de 70 e 80, mas que, de uma forma ou de outra, tem estado sempre presente na sua obra: o recurso à memória. Ainda quando jovem, aos 27 anos, Candido já se valia desse procedimento para se aproximar da obra de Mário de Andrade, que acabara de morrer. Mas foi depois de três décadas que ela passou a ser um dos motivos principais dos seus escritos. Sentindo-se um tanto deslocado pelos rumos seguidos pelo mundo e cansado dos seus esforços aparentemente em vão, a memória passou a ser um espaço tranqüilo no qual ele podia transitar com segurança. Embora pareça querer fazer da memória uma fuga, em contato com seus outros textos e com sua experiência de vida, ela assume outras funções: por um lado, é um recurso que o permitia corrigir os erros críticos de jovem – como foi o caso da reabilitação intelectual de Oswald de Andrade –; por outro, servia-lhe como uma forma de pagar dívidas intelectuais ignoradas até por ele mesmo, como nos textos sobre Roger Bastide; e, por fim, havia certos movimentos de confirmação de suas próprias crenças através do reconhecimento das mesmas nas obras ou nos atos de seus amigos mais próximos, como foi o caso do resgate de uma dimensão humana de um socialismo derrotado

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