VOCABULARIO E LEITURA: PONTOS DE VISTAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES REVELADOS PELA METODOLOGIA 'Q'

ANDREA BARROS DE CARVALHO

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4v

O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento entre professores e estudantes de inglês acerca de suas concepções pessoais sobre leitura e a relação entre vocabulário e leitura. Foi usada a Metodologia ‘Q’ nos procedimentos aplicados entre estudantes de inglês instrumental e de cursos de inglês regulares, bem como entre professores. Foram observados os pontos de vistas dos participantes em relação ao tema da leitura em língua inglesa, incluindo o papel do conhecimento lexical na leitura. Entre os procedimentos de pesquisa utilizados, podemos mencionar as entrevistas iniciais, de onde foram selecionados os itens para compor a amostra ‘Q’, a aplicação do procedimento denominado Distribuição Q entre 69 participantes (estudantes e professores), a análise fatorial das respostas e as entrevistas finais com os sujeitos mais típicos de cada ponto de vista revelado na análise fatorial. A análise fatorial das opiniões reveladas por meio da Distribuição Q revelou quatro pontos de vista compartilhados entre os sujeitos, denominados pontos de vista A, B, C e D.
Os sujeitos do ponto de vista A consideram necessário conhecer com exatidão o sentido das palavras durante a leitura, sendo por isto adeptos do uso de dicionário. Os participantes identificados no ponto de vista B valorizam o uso de inferências e acreditam que o hábito de ler bastante e com freqüência leva a aquisição de vocabulário na LE. Os sujeitos do ponto de vista C acreditam que aprender uma LE envolve praticar com maior ênfase as habilidades de expressão e compreensão oral. Para eles, a leitura pode ser definida em duas instâncias: a leitura silenciosa para a compreensão e a leitura em voz alta para o aperfeiçoamento da pronúncia na LE. As pessoas identificadas no ponto de vista D revelam uma forte associação entre leitura e aspectos fonológicos e também valorizam a leitura em voz alta.

Palavras-chave: Leitura; Vocabulário; Língua estrangeira; Metodologia "Q".