Resumo

Versão para impressão
VERSÕES DE UM RITUAL DE LINGUAGEM TELEJORNALISTICO + DVD

RENATA MARCELLE LARA PIMENTEL

Orientador(a): Suzy Maria Lagazzi Rodrigues

Doutorado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - P649V


Resumo:
Parte-se da compreensão da linguagem como ritual, tendo a falha, lugar da resistência da língua e do sujeito, como constitutiva. Referendado na teoria e no método da Análise de Discurso de linha francesa, investiga-se o telejornalismo como um ritual de linguagem, e por assim ser, sujeito a falhas, analisando a conjunção verbal-imagem como construtora de versões de noticiabilidade, de modo a observar na tensa relação entre dispersão e coerência a in-sustentabilidade do efeito notícia. O corpus bruto é constituído por quatro telejornais veiculados em tv comercial aberta, no dia 13 de novembro de 2006: Jornal Nacional, SBT Brasil, Jornal da Band e Jornal da Record. Para a configuração do corpus específico, toma-se como parâmetro o conceito de trajeto temático. A temática do corpus, pela delimitação dos recortes, é a construção da(s) imagem(ns) do governo Lula, com vistas a compreender o telejornalismo como um ritual de linguagem em que algo falha. Considera-se a construção da notícia a partir de três lugares enunciativos centrais, apresentador, repórter e comentarista, no funcionamento e interdição da autoria, da posição-sujeito jornalista. A tese defendida é a de que as versões, nesse ritual de linguagem, se produzem na conjunção entre verbal e imagem, e, nesse mesmo embricamento, pelos gestos de interpretação do sujeito jornalista, se sustenta e se desestabiliza “o verdadeiro do telejornalismo”. Como se produz a des-estabilização do efeito informacional pela análise da não-coerência é a pergunta que norteia o percurso de análise. O movimento teórico-analítico aponta para apagamentos, silenciamentos, interdições e visibilidades na des-construção dessas versões.


Palavras-chave: Discurso; Telejornalismo; Autoria; Imagem; Ritual.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.