Resumo

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AS SENTENÇAS RELATIVAS EM PORTUGUES BRASILEIRO: ASPECTOS SINTATICOS E FATOS DE AQUISIÇÃO

ADRIANA STELLA CARDOSO LESSA DE OLIVEIRA

Orientador(a): Jairo Morais Nunes

Co-orientador(a): Mary Aizawa Kato

Doutorado em Linguística - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - L566S


Resumo:
Este estudo investiga a aquisição das estratégias relativas em português brasileiro (PB). Os corpora investigados são constituídos de dados de fala naturalísticos-longitudinais de três crianças, dos 1;6 aos 3;6 anos de idade, bem como de dados da fala de seus interlocutores adultos. Assumindo a proposta de Kato (1993) e Kato e Nunes (2007), segundo a qual estruturas de deslocamento à esquerda estão na base da derivação de relativas não-padrão (cortadora) em PB, registro duas generalizações que não foram notificadas na literatura sobre sentenças relativas em PB: a) relativas apositivas são adquiridas cedo mas não são permitidas como estratégia não-padrão; e b) relativas livres também não tardam a aparecer e admitem a estratégia não-padrão. Quanto às relativas restritivas, mostro que, enquanto as relativas não-preposicionais e preposicionais não-padrão aparecem cedo na fala infantil, a aquisição das relativas com pied-piping requer ensino formal. Assumindo a proposta de Hornstein (2007), de acordo com quem derivações que recorrem a movimento (compreendido em termos de cópia) são mais econômicas que aquelas que recorrem a pronome resumptivo, proponho que a estratégia de relativização padrão é adquirida antes da estratégia não-padrão, no caso das relativas não-preposicionais, porque esta é a opção mais econômica. Com base na noção de Economia de Roeper (2003) em termos de profundidade mínima (computada por número de nódulos da sonda ao alvo), argumento que a dificuldade na aquisição das relativas com pied-piping se deve a uma complexidade inerente à operação de pied-piping.


Palavras-chave: Economia (Sintaxe); Relativas apositivas (Lingüística); Relativas livres Lingüística); Aquisição da linguagem; Relativas não-padrão (Lingüística).

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