OS PROFESSORES E SUA ESCRITA: O GENERO DISCURSIVO "MEMORIAL DE FORMAÇÃO"

ADRIANE TERESINHA SARTORI

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - SA77P

Esta tese investiga Memoriais de Formação, gênero discursivo produzido por discentes do Proesf, programa coordenado pela Faculdade de Educação da Unicamp, visando à licenciatura em Pedagogia de docentes em exercício na educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da região metropolitana de Campinas. O objetivo geral deste trabalho é discutir este gênero como uma ferramenta relevante na formação de professores, com base na teoria delineada pelo Círculo de Bakhtin. Para a realização da pesquisa, foram selecionados quarenta Memoriais de Formação, vinte produzidos em 2005 e vinte em 2006, em relação aos quais se procedeu a investigação quanto à forma composicional, ao tema e ao estilo. Procurando-se construir uma articulação entre a micro e a macroanálise do objeto de pesquisa, buscou-se explorar dados da situação enunciativa e, em conseqüência de alterações de alguns aspectos dessa situação, produziram-se diferenças significativas entre os dois grupos de textos. De forma geral, a análise da forma composicional permite constatar que o Memorial de Formação é um gênero repleto de intercalação de vozes de diversas esferas, a acadêmica e a literária especialmente. A partir da escolha de relatos sobre a formação profissional, os temas dos Memoriais de Formação parecem indicar que a apreciação positiva de um curso de formação está diretamente relacionada à sua capacidade de conduzir o sujeito a um movimento de contraposição ao passado, revogando-o. A análise estilística permite concluir que, do entrecruzamento da orquestração de vozes e do processo de auto/hetero-referenciação que o professor põe em relevo na materialidade discursiva, emerge seu posicionamento autoral e, concomitantemente, seu posicionamento identitário profissional. Na confluência de forma composicional, temas e estilos, é possível concluir que o Memorial de Formação é um relevante instrumento no processo formativo do professor, especialmente por possibilitar reavaliação de experiências pessoais e profissionais.

Palavras-chave: Memoriais de formação; Gêneros discursivos; Professores - Formação.