EM FUNÇÃO DA ESCRITA: UMA EXPERIENCIA COM EXERCICIOS DE ANALISE LINGUISTICA EM SALA DE AULA

ANA CAROLINA LIBERALESSO AGNOLINI

Orientador(a): Maria Augusta Bastos de Mattos

Mestrado em Linguística Aplicada - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - AG68E

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância de se trabalhar uma fase intermediária, que estaria entre a escrita e a reescrita, de um texto narrativo. A partir de um texto narrativo produzido por meus alunos de uma 6ª série de um colégio da rede particular de ensino, elaborei seis exercícios que envolviam recursos lingüísticos que fazem parte do conteúdo programático desta série, que neste trabalho são chamados de exercícios de análise lingüística, apliquei esses exercícios em momentos distintos das aulas de Língua Portuguesa e observei de que maneira eles fizeram uso dos recursos lingüísticos nas duas vezes em que reescreveram o texto narrativo produzido individualmente por eles. É importante ressaltar que as reescritas não foram corrigidas em nenhum momento por mim que, além de pesquisadora, era professora da turma. De trinta textos escritos e reescritos, oito foram selecionados para a análise. Foram analisadas a primeira e a última versão do texto narrativo. Foi possível observar que os alunos não só modificaram seus textos considerando os exercícios de análise lingüística como também fizeram alterações de ordem gramatical nas reescritas.

Palavras-chave: Produção de textos; Análise lingüística (Lingüística) - Problemas, exercícios, etc; Reescrita.