Resumo

Versão para impressão
AQUISIÇÃO DOS ROTICOS EM CRIANÇAS COM QUEIXA FONOAUDIOLOGICA

LUCIANA LESSA RODRIGUES

Orientador(a): Eleonora Cavalcante Albano

Mestrado em Linguística - 2007

Nro. chamada: T/UNICAMP - R618A


Resumo:
O objetivo deste estudo foi investigar o processo de aquisição dos róticos por crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Foram coletados dados de fala de dois sujeitos com dificuldades de pronúncia de sons róticos. O quadro de referência teórico adotado na análise foi a Fonologia Gestual (Fonologia Articulatória – FAR – proposta por Browman e Goldstein, 1992, na versão denominada Fonologia Acústico-Articulatória – FAAR – proposta por Albano, 2001). Os resultados permitiram observar a presença de contrastes fônicos nas produções de fala dos sujeitos que, por meio de análise de outiva, foram classificadas como: (a) omissão do tap [R]; e (b) substituição tanto do tap [R] quanto da aproximante retroflexa [Ó] pela semivogal [j]. Esse achado permitiu confirmar a existência de contrastes fônicos encobertos durante o processo de aquisição do sistema fônico, ou seja, contrastes já em andamento na fala dos sujeitos que ainda não são perceptíveis para o ouvinte. Esses resultados trouxeram, portanto, importantes contribuições para a área de pesquisa sobre Aquisição Fonológica e, conseqüentemente, para a prática clínica relativa a crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Tais contribuições foram possíveis devido à metodologia e análise dos dados baseados em princípios da FAAR, que permitiu a observação de fatos fônicos tanto categóricos quanto gradientes.

Palavras-chave: Fonologia Acústico-Articulatória; Constrastes encobertos; Aquisição fonológica; Desvio fonológico; Róticos.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.