Detalhes da pessoa

Daniel do Nascimento e Silva

Docente do Departamento de Linguística Aplicada do IEL/UNICAMP.

Formação Acadêmica
Licenciatura (2002) em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre (2005) e Doutor (2010) em Linguística pela Unicamp. Estágio de doutorado sanduíche (2007-2008) e Pós-doutorado (2015-2016) no núcleo de Antropologia Linguística do Departamento de Antropologia da University of California at Berkeley.

Interesses de Pesquisa

Na Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp, atuo nas áreas de educação linguística em língua materna e transculturalidade (linhas: Linguagens e Educação Linguística e Linguagens, Transculturalidade e Tradução). Meus interesses de pesquisa são: educação antirracista, letramentos periféricos, linguagem e violência e políticas linguísticas críticas. Meu principal projeto de pesquisa é um estudo etnográfico sobre como favelas e periferias sobrevivem a condições de precarização (fogo cruzado entre estado e "crime", racismo estrutural, estigma, desigualdade) por meio da construção de cooperação, práticas comunicativas e modalidades afetivas de florescimento individual e coletivo. Além disso, tenho estudado a in/securitização da vida social na periferia, incluindo a educação.

dnsilva@unicamp.br
Sala: D.3.11 - Sala de Docente