Detalhes da disciplina

Versão para impressão
Linguística - Diurno - 1o semestre de 2021

DISCIPLINA NOME
HL111-B Introdução aos Estudos da Linguagem I

HORAS SEMANAIS
Teóricas Práticas Laboratório Orientação Distância Estudo em Casa Sala de Aula
4 0 0 0 0 0 4
Atividades Orientadas de Extensão Atividades Práticas de Extensão
0 0
No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
Visão geral do Fenômeno da linguagem e de seus métodos de investigação científica, considerando temas como: Linguagem e sociedade, linguagem e línguas naturais, a língua como objeto de estudo, o problema do objeto e do método, áreas da linguística, a linguística e outras ciências. Apresentação e problematização de fatos de linguagem pertinentes para as teorias linguísticas.

Objetivos:
- Oferecer alguns conhecimentos introdutórios a aspectos variados dos estudos da Linguística contemporânea;
- Introduzir os alunos a campos variados de investigação em Linguística;
- Apresentar pontos de vista sobre língua e linguagem distintos dos prescritivos/normativos;
- Oferecer um panorama geral do pensamento das principais Escolas/paradigmas da Linguística contemporânea.

Programa:
1. O fenômeno da linguagem humana:
- linguagem humana vs. comunicação animal;
- funções da linguagem;
- (diferentes) conceitos de gramática, língua e linguagem;
2. Linguagem e sociedade:
- variação e mudança linguística;
- preconceito linguístico
- linguagem, cultura e identidade
3. A linguagem como objeto de estudo:
- o problema do objeto e do método;
- níveis de análise linguística;
- áreas de investigação nos estudos da linguagem;
4. Algumas correntes linguísticas
- Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo

Bibliografia:
FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à Lingüística: I. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
MARTELOTTA, M.E. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010.
MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística, vol. 1, 2, 3. São Paulo: Cortez, 2001/2011.

OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Critérios de Avaliação:
Estudos Dirigidos + Trabalho escrito final (até trio) / 2

Observações:

Plano de Trabalho:
Programa:
0. História dos estudos da comunicação e da linguagem
- Panorama histórico da comunicação humana
- Papiros egípcios sobre os problemas de comunicação
- Estudos clássicos sobre o funcionamento da língua vs. Estudos clássicos sobre a saúde da comunicação e educação inclusiva
1. O fenômeno da linguagem humana:
- linguagem humana vs. comunicação animal;
- modalidades de língua
- funções da linguagem;
- (diferentes) conceitos de gramática, língua e linguagem;
2. Linguagem e sociedade:
- variação e mudança linguística;
- preconceito linguístico
- linguagem, cultura e identidade
3. A linguagem como objeto de estudo:
- o problema do objeto e do método;
- níveis de análise linguística;
- áreas de investigação nos estudos da linguagem;
4. Algumas correntes linguísticas
- Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo

Bibliografia:
FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à Lingüística: I. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
MARTELOTTA, M.E. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010.
MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística, vol. 1, 2, 3. São Paulo: Cortez, 2001/2011.
SCHULTZ & SCHULTZ, História da Psicologia Moderna, Trilha, 2015
HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita, Parábola, 2003

OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre.

Recursos tecnológicos
Google Classroom, Google Meet, eventualmente vídeos gravados no youtube para aulas assíncronas (se necessário).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.