DISCIPLINA | NOME | |||||
HL111-B | Introdução aos Estudos da Linguagem I | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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Visão geral do Fenômeno da linguagem e de seus métodos de investigação científica, considerando temas como: Linguagem e sociedade, linguagem e línguas naturais, a língua como objeto de estudo, o problema do objeto e do método, áreas da linguística, a linguística e outras ciências. Apresentação e problematização de fatos de linguagem pertinentes para as teorias linguísticas. | ||||||
Objetivos: |
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- Oferecer alguns conhecimentos introdutórios a aspectos variados dos estudos da Linguística contemporânea; - Introduzir os alunos a campos variados de investigação em Linguística; - Apresentar pontos de vista sobre língua e linguagem distintos dos prescritivos/normativos; - Oferecer um panorama geral do pensamento das principais Escolas/paradigmas da Linguística contemporânea. |
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Programa: |
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1. O fenômeno da linguagem humana: - linguagem humana vs. comunicação animal; - funções da linguagem; - (diferentes) conceitos de gramática, língua e linguagem; 2. Linguagem e sociedade: - variação e mudança linguística; - preconceito linguístico - linguagem, cultura e identidade 3. A linguagem como objeto de estudo: - o problema do objeto e do método; - níveis de análise linguística; - áreas de investigação nos estudos da linguagem; 4. Algumas correntes linguísticas - Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo |
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Bibliografia: |
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FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à Lingüística: I. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. MARTELOTTA, M.E. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010. MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística, vol. 1, 2, 3. São Paulo: Cortez, 2001/2011. OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. |
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Critérios de Avaliação: |
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Estudos Dirigidos + Trabalho escrito final (até trio) / 2 |
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Observações: |
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Plano de Trabalho: |
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Programa: 0. História dos estudos da comunicação e da linguagem - Panorama histórico da comunicação humana - Papiros egípcios sobre os problemas de comunicação - Estudos clássicos sobre o funcionamento da língua vs. Estudos clássicos sobre a saúde da comunicação e educação inclusiva 1. O fenômeno da linguagem humana: - linguagem humana vs. comunicação animal; - modalidades de língua - funções da linguagem; - (diferentes) conceitos de gramática, língua e linguagem; 2. Linguagem e sociedade: - variação e mudança linguística; - preconceito linguístico - linguagem, cultura e identidade 3. A linguagem como objeto de estudo: - o problema do objeto e do método; - níveis de análise linguística; - áreas de investigação nos estudos da linguagem; 4. Algumas correntes linguísticas - Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo Bibliografia: FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à Lingüística: I. Objetivos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. MARTELOTTA, M.E. (Org.) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2010. MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística, vol. 1, 2, 3. São Paulo: Cortez, 2001/2011. SCHULTZ & SCHULTZ, História da Psicologia Moderna, Trilha, 2015 HIGOUNET, Charles. História concisa da escrita, Parábola, 2003 OBS: Referências bibliográficas complementares serão indicadas pelo docente responsável por ministrar a disciplina no semestre. Recursos tecnológicos Google Classroom, Google Meet, eventualmente vídeos gravados no youtube para aulas assíncronas (se necessário). |