DISCIPLINA | NOME | |||||
HL175-A | Tópicos em Língua e Sociedade | |||||
HORAS SEMANAIS |
||||||
Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
||||||
Conceitos teóricos principais: variação e mudança; variedades linguísticas-variedades sociais e regionais; variedades padrão e não padrão; fatores externos condicionantes da mudança linguística. Temas de interesse: bilinguismo, plurilinguismo, línguas veiculares; pidgins e crioulos; atitudes e comportamentos linguísticos. | ||||||
Objetivos: |
||||||
Serão divulgados por ocasião do oferecimento da disciplina. | ||||||
Programa: |
||||||
Serão divulgados por ocasião do oferecimento da disciplina. | ||||||
Bibliografia: |
||||||
Serão divulgados por ocasião do oferecimento da disciplina. | ||||||
Critérios de Avaliação: |
||||||
Serão divulgados por ocasião do oferecimento da disciplina. | ||||||
Observações: |
||||||
Plano de desenvolvimento Objetivos: A disciplina tem o objetivo de introduzir o arcabouço teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista por meio de discussões a respeito dos principais tópicos de interesse da área. Programa 1. Sociolinguística Variacionista: bases epistemológicas 2. Fatores sociais 3. Modelos de agrupamentos sociais 4. Trabalho de campo 5. Sociofonética, sociossintaxe Bibliografia Bayley, R.; Cameron, R.; Lucas, C. (eds.) The Oxford Handbook of Sociolinguistics. Oxford: Oxford University Press, 2013. Chambers, J.K.; Schilling-Estes, N. (eds.) The Handbook of Language Variation and Change. Malden, MA: Blackwell, 2013 [2002]. Meyerhoff, M. Introducing sociolinguistics. New York: Routledge, 2011 [2006]. Schilling, N. Sociolinguistic fieldwork. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. Walker, J. Variation in linguistic systems. New York: Routledge, 2010. Critérios de avaliação: Entrega de fichamentos, resumos e resenhas dentro dos prazos. Participação em sala de aula. Elaboração de um projeto de pesquisa. Obs.: Consultar a docente com justificativa de interesse. |