Resumo: Esta tese apresenta e analisa o acompanhamento fonoaudiológico longitudinal de duas crianças com Síndrome de Down, buscando privilegiar a relação entre linguagem oral e escrita no início da entrada da criança para o mundo das letras. O trabalho tem ancoragem na Neurolinguística Discursiva formulada por Coudry que concebe, com base em Franchi a linguagem como indeterminada e, sobretudo, heterogênea sintática e semanticamente, pois humana, como lugar de interação e de interlocução em que se dá uma relação dinâmica e constitutiva, entre sujeitos. Os dados de fala e escrita foram produzidos em situações interativas na presença do mediador. Os dados possibilitaram acompanhar as especificidades dos dois sujeitos com Síndrome de Down, e revelaram a importância crucial desempenhada pelo mediador, que com sua fala, leitura e escrita tornou visivel as dificuldades, dessas crianças, e possibilitou uma reestruturação por parte das crianças.
Palavras-chave: Fala, Down, Sindrome de, Leitura, Escrita