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Linguística - Diurno - 2o semestre de 2017

DISCIPLINA NOME
HL260-A Sociolingüística

HORAS SEMANAIS
Teóricas Práticas Laboratório Orientação Distância Estudo em Casa Sala de Aula
4 0 0 0 0 0 4
Atividades Orientadas de Extensão Atividades Práticas de Extensão
0 0
No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 60 4 N 75 N

Ementa:
O campo da sociolinguística: histórico e constituição. Conceitos teóricos principais: variação e mudança; variedades linguísticas - variedades sociais e regionais; variedades padrão e não padrão; mudança linguística.Temas de interesse; bilinguismo, plurilinguismo, línguas veiculares; pidgins e crioulos; planejamento linguístico; atitudes e comportamentos linguísticos. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua materna.

Objetivos:
Apresentar diferentes abordagens que tratam das relações entre língua e sociedade, bem como os principais tópicos de interesse que daí decorrem, com especial enfoque em questões de variação e mudança linguística.

Programa:
1.O estudo da língua em seu contexto social: diferentes abordagens
2.Temas de interesse aos estudos sociolinguísticos: contato linguístico, pidgins e crioulos, plurilinguismo, alternância de códigos, planejamento linguístico, geolinguística, significados sociais da variação linguística, língua e identidade
3.Variação e mudança linguística
4.As origens do Português Brasileiro

Bibliografia:
Brandão, S. (1991) A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática.
Calvet, L.J. (2002) Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola.
Duranti, A. (2009) Linguistic anthropology: a reader. 2ª edição. Malden, MA: Wiley-Blackwell.
Ilari, R.; Basso, R. (2006) O português da gente. A língua que falamos, a língua que estudamos. São Paulo: Contexto.
Labov, W. (2008 [1972]) Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola.
Mendes, R. B. (2016) A terceira onda da Sociolinguística. Ms.
Mollica, M.C.; Braga, M.L. (2004) Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto.
Naro, A.; Scherre, M.M.P. (2007) Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola.
Ribeiro, B.T.; Garcez, P.M. (2002) Sociolinguística interacional. 2ª edição. São Paulo: Loyola.
Tarallo, F.; Alkmin, T. (1987) Falares crioulos: línguas em contato. São Paulo: Ática.
Weinreich, U.; Labov, W.; Herzog, M.I. (2006 [1968]) Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola. Tradução de Marcos Bagno.
Bibliografia complementar
Chambers, J.K.; Trudgill, P.; Schilling, N. (2013 [2002]). The handbook of language variation and change. 2a. ed. Malden, MA: Wiley-Blackwell.
Coupland, N.; Jaworski, A. (1997) Sociolinguistics: a reader and coursebook. New York: Palgrave MacMillan.
Fishman, J. (ed.) (1970). Readings in the sociology of language. Netherlands: Mouton.
Guy, G.R.; Zilles, A. (2007) Sociolinguística Quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola.
Noll, V. (2008) O português brasileiro: formação e contrastes. São Paulo: Globo.
Tagliamonte, S. (2006) Analysing sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press.

Critérios de Avaliação:
Participação em sala de aula. Capacidade de operar com os conceitos estudados, demonstrada por meio de prova escrita e/ou trabalho. Realização de tarefas dentro dos prazos.

Observações:

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

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