DISCIPLINA | NOME | |||||
HL260-A | Sociolingüística | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 60 | 4 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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O campo da sociolinguística: histórico e constituição. Conceitos teóricos principais: variação e mudança; variedades linguísticas - variedades sociais e regionais; variedades padrão e não padrão; mudança linguística.Temas de interesse; bilinguismo, plurilinguismo, línguas veiculares; pidgins e crioulos; planejamento linguístico; atitudes e comportamentos linguísticos. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua materna. | ||||||
Objetivos: |
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Apresentar diferentes abordagens que tratam das relações entre língua e sociedade, bem como os principais tópicos de interesse que daí decorrem, com especial enfoque em questões de variação e mudança linguística. | ||||||
Programa: |
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1.O estudo da língua em seu contexto social: diferentes abordagens 2.Temas de interesse aos estudos sociolinguísticos: contato linguístico, pidgins e crioulos, plurilinguismo, alternância de códigos, planejamento linguístico, geolinguística, significados sociais da variação linguística, língua e identidade 3.Variação e mudança linguística 4.As origens do Português Brasileiro |
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Bibliografia: |
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Brandão, S. (1991) A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática. Calvet, L.J. (2002) Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola. Duranti, A. (2009) Linguistic anthropology: a reader. 2ª edição. Malden, MA: Wiley-Blackwell. Ilari, R.; Basso, R. (2006) O português da gente. A língua que falamos, a língua que estudamos. São Paulo: Contexto. Labov, W. (2008 [1972]) Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola. Mendes, R. B. (2016) A terceira onda da Sociolinguística. Ms. Mollica, M.C.; Braga, M.L. (2004) Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto. Naro, A.; Scherre, M.M.P. (2007) Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola. Ribeiro, B.T.; Garcez, P.M. (2002) Sociolinguística interacional. 2ª edição. São Paulo: Loyola. Tarallo, F.; Alkmin, T. (1987) Falares crioulos: línguas em contato. São Paulo: Ática. Weinreich, U.; Labov, W.; Herzog, M.I. (2006 [1968]) Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola. Tradução de Marcos Bagno. Bibliografia complementar Chambers, J.K.; Trudgill, P.; Schilling, N. (2013 [2002]). The handbook of language variation and change. 2a. ed. Malden, MA: Wiley-Blackwell. Coupland, N.; Jaworski, A. (1997) Sociolinguistics: a reader and coursebook. New York: Palgrave MacMillan. Fishman, J. (ed.) (1970). Readings in the sociology of language. Netherlands: Mouton. Guy, G.R.; Zilles, A. (2007) Sociolinguística Quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola. Noll, V. (2008) O português brasileiro: formação e contrastes. São Paulo: Globo. Tagliamonte, S. (2006) Analysing sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press. |
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Critérios de Avaliação: |
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Participação em sala de aula. Capacidade de operar com os conceitos estudados, demonstrada por meio de prova escrita e/ou trabalho. Realização de tarefas dentro dos prazos. | ||||||
Observações: |
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