O que fazemos

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) realiza atividades de pesquisa, docência e formação de pesquisadores qualificados para refletir sobre os diferentes usos da linguagem. Com especial atenção à natureza interdisciplinar das pesquisas em LA e ao surgimento de novos objetos de estudo, o PPG-LA valoriza perspectivas de investigação que se querem transformadoras e éticas.

O objetivo é do Programa é formar mestres e doutores preparados para atuar como pesquisadores e/ou docentes de nível superior em qualquer instituição do país, uma vez que ele é referência consolidada na formação de recursos humanos na área, com ex-alunos atuando em instituições federais e estaduais de norte a sul do Brasil.

As atuais atuais linhas de pesquisa do PPG-LA são

·      Linguagens e Educação Linguística;

·      Linguagens, Culturas e Identidades;

·      Linguagens e Tecnologias;

·      Linguagem e Tradução.

 

Tais linhas permitem contemplar projetos de investigação de escopos variados. Na esteira das investigações produzidas no âmbito da LA brasileira contemporânea, as pesquisas realizadas no Programa favorecem o olhar para questões emergentes da realidade social quanto aos usos da linguagem na interface com ensino, políticas, identidades, novas tecnologias, uso e criação de mídias. Nessa direção, o PPG-LA tem fomentado o desafio de lidar com fronteiras teóricas e metodológicas de investigação construídas a partir dos mais variados objetos de estudo, com resultados de destaque no cenário das pesquisas em LA.

Mantendo uma alta demanda por vagas nos últimos anos, o Programa tem investido na conquista de uma formação sólida para seu corpo docente e para os pós-graduandos, valorizando o intercâmbio de experiências em âmbito nacional e internacional, por meio de estágios pós-doutorais, palestras e cursos no Brasil e no exterior, além de convênios com instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras. Registra-se ainda a participação significativa e contínua de docentes, alunos, ex-alunos e pesquisadores vinculados ao PPG-LA em grupos e projetos coletivos de pesquisa sediados na UNICAMP, como também em outras instituições pelo Brasil ou no exterior.  

            A participação de nosso Programa em cursos voltados para o exercício da docência é expressiva, recobrindo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio e também as modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena e Educação Especial. O PPG-LA tem atuado ainda na elaboração de cursos e materiais para o ensino presencial e à distância, permitindo que esse conhecimento tenha impacto e relevância sociais e educacionais mais amplos, e não apenas do ponto de vista acadêmico.

A revista Trabalhos em Linguística Aplicada – TLA (ISSN 2175-764X), produzida em nosso Programa de Pós-Graduação é um meio de difusão acadêmica e social de pesquisas nacionais e internacionais da área. A TLA encontra-se hospedada na plataforma SCIELO - Scientific Library on Line desde janeiro de 2008 e seus artigos estão disponíveis para consulta na Internet. Na avaliação de periódicos da Capes de 2015, a revista manteve a classificação A1. 

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...