Perguntas Frequentes

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Abaixo listamos as perguntas mais frequentes que os usuários fazem na Biblioteca. Caso não encontre resposta para sua dúvida aqui, pode enviá-la para o e-mail bibiel@unicamp.br ou ligar para (19) 3521-1510.


 

1. Atendimento e funcionamento

 

- Qual é o endereço da Biblioteca?

Nosso endereço é: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Campinas – SP.

CEP: 13083-859

 

- Qual o horário de atendimento da Biblioteca?

Segunda a Sexta (exceto feriados) – 8:30h às 22:30h 

 

- Como posso entrar em contato com a Biblioteca?

Nosso telefone é (19) 3521-1510.

Nosso e-mail é: bibiel@unicamp.br

 

- A Biblioteca possui um Regulamento?

Sim, a Biblioteca possui um regulamento para orientar no seu funcionamento interno para consultá-lo clique aqui.

 

- Posso entrar na Biblioteca com mochila ou alimentos?

Não é permitida a entrada com mochilas, bolsas, sacolas, pastas fechadas e alimentos. Eles deverão ser colocados no guarda-volumes, localizado na entrada da Biblioteca.

 

- Como utilizar o guarda-volumes?

Para utilizar o guarda-volumes é necessário emprestar uma chave no balcão de atendimento da Biblioteca.  A chave deverá ser devolvida no mesmo dia, se não houver a devolução da mesma, dentro deste período, cada dia de atraso implicará em 01 dia de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Em caso de perda da chave será cobrada uma taxa para reposição da mesma.

 

- A biblioteca possui sala de estudos?

Sim, a biblioteca possui mesas para estudos individuais e 8 salas de estudos em grupo, localizadas no piso 3. Não é necessário fazer o agendamento para a utilização das salas.

 

- A Biblioteca possui serviço de xerox?

Não, a Biblioteca não possui serviço de xerox.

Para a digitalização de documentos a biblioteca disponibiliza um scanner que está disponível na bancada dos micros de consulta e a digitalização é feita pelo próprio usuário.

Atenção, pois a reprodução de documentos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

 

2. Cadastro

 

- Como faço para me cadastrar na Biblioteca?

Comunidade interna:

- Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Seu cadastro é automático, pois os dados são migrados dos sistemas de matrícula.

- Funcionários e estagiários: Apresentar a identidade funcional na Biblioteca para que o cadastro seja realizado.

Comunidade externa:

O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema. Apresentar documento oficial e fazer o cadastro. Esse cadastro é válido apenas para a utilização dos guarda-volumes.

 

- Não tenho vínculo com a Unicamp, posso usar a Biblioteca?

Qualquer pessoa pode utilizar os espaços da Biblioteca. Usuários externos podem consultar os materiais na Biblioteca durante o expediente.

Entretanto, apenas pessoas com vínculo com a Unicamp podem fazer o empréstimo domiciliar dos materiais.

 

3. Empréstimos

 

- Como faço para localizar um material no acervo?

Consulte no catálogo on-line da Unicamp, Base Acervus, anote o número de chamada. Em seguida procure o material na estante, pois o acesso é livre e todas as estantes estão sinalizadas. A pesquisa pode ser feita nos micros da bancada de consulta, localizada no acervo ou de qualquer micro com acesso à internet.

 

- Quantos livros posso emprestar e por quanto tempo?

Encontre na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:

 

Tipo de Usuário

Itens por usuário

Empréstimo (dias)

Especial de Graduação

5

7

Especial de Pós-Graduação

5

28

Aprimorando

5

7

Aprimorando / DAC

5

7

Bolsista Instrutor Graduação

5

7

Comissionado

10

28

Complementação Aposent.CLT

5

14

Curso Sequencial

5

14

Docente Estatutário Aposentado

10

14

Docente Unicamp

10

28

Doutorado

10

28

Ensino Técnico/Médio-Cotil

5

14

Ensino Técnico/Médio-Cotuca

5

14

Ensino Técnico/Médio-FOP

5

14

Especialização

5

14

Especialização / DAC

5

14

Estagiário

5

7

Extensão

5

14

Funcionário Estatutário Aposentado

5

14

Funcionário Funcamp

10

28

Funcionário Unicamp

10

28

Graduação

10

7

Médico Residente

10

28

Mestrado

10

28

Mestrado Profissional

10

28

Monitor

5

7

Patrulheiro

5

7

Pesquisador Colaborador Voluntário

10

28

Pesquisador Visitante

10

14

Plantonista

5

14

Prestador de serviço voluntário

5

7

Professor Colaborador Voluntário

10

28

Professor Visitante

10

14

Programa UniversIdade

5

7

Tecnologia

10

7

 

 

- Ex-aluno pode emprestar livros nas Bibliotecas da Unicamp?

Não. O empréstimo de livros é realizado somente para os alunos com vínculo ativo com a Unicamp.

 

- Posso emprestar materiais de outras Bibliotecas da Unicamp?

Sim, de duas formas:

- Empréstimo unificado: você pode ir em qualquer Biblioteca da Unicamp e emprestar os materiais que precisa. A devolução deve ser feita na Biblioteca que o material foi retirado.

- Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB): por meio da Biblioteca, é possível solicitar o material disponível em outro campus. Após a aprovação do pedido pela biblioteca que o possui, ele será enviado via malote.

 

- Posso ter acesso a um livro ou artigo que não tem nas bibliotecas da Unicamp?

Sim, para ter acesso a livros ou teses que não existem nos acervos das Bibliotecas da Unicamp o aluno poderá emprestá-los através do serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Nesse serviço são solicitados para outras bibliotecas como da USP e UNESP os materiais. A bibliotecária providenciará o formulário e o aluno se responsabilizará pelo material.

Através do serviço de Comutação Bibliográfica é possível realizar cópias de artigos de periódicos não existentes no acervo da Unicamp. Para fazer a solicitação preencha o formulário. O pedido será efetuado após a aprovação do orçamento pelo solicitante.

 

- Posso emprestar qualquer obra do acervo?

Não, obras de referência, periódicos e obras em reserva de curso não são emprestadas.

 

4. Reserva de materiais

 

- Como fazer a reserva de livros?

  • Acesse https://acervus.unicamp.br/index.html

  • Na barra de busca digite o termo desejado e clique em “Buscar”

  • Selecione o título e clique no ícone “Reservar”

  • Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha

  • Selecione a Biblioteca onde o livro está localizado

  • Clique em “Reservar”

As reservas dos livros só poderão ser feitas se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca.

 

- Como saber se o material reservado está disponível para retirada?

Quando a obra for devolvida, você receberá um e-mail avisando que o item está disponível. Ele ficará disponível até 1 dia útil depois da devolução e será retirado da reserva após esse período. 

 

5. Renovação de materiais

 

- Como fazer renovações on-line?

  • Acesse https://acervus.unicamp.br/index.html

  • Clique em “Entrarno canto superior direito

  • Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha

  • Clique no ícone “Serviços”

  • Clique no ícone “Circ./Renovação”

  • Selecione os itens que deseja renovar e clique na opção “Renovar itens selecionados”

É possível fazer até (05) renovações via Web, desde que o livro não tenha reserva. Se houver necessidade de fazer novas renovações, é necessário se dirigir até a Biblioteca com o material em mãos para que ele seja renovado, habilitando mais 5 renovações on-line.

 

- Por que não consigo renovar meus livros?

Renovações não são realizadas quando:

O exemplar estiver reservado: Se alguém reservar a edição do livro, neste caso, é necessário realizar a devolução para não ficar bloqueado.

O prazo de empréstimo expirou: Se o exemplar está com a devolução em atraso, não será possível realizar a renovação do mesmo.

 

6. Devolução de materiais

 

- Como fazer para devolver os materiais emprestados?

Todos os materiais emprestados deverão ser entregues no balcão de empréstimo da biblioteca.

 

- Posso devolver materiais em outra biblioteca da Unicamp?

Não, todos os materiais devem ser devolvidos na biblioteca em que o livro foi retirado.

 

- Posso devolver o material emprestado via Correios?

Sim, porém em caso de perda ou dano o material deverá ser reposto.

 

7. Materiais em atraso

 

- O que acontece se ocorrer atraso na devolução dos livros?

A Biblioteca não possui multa em dinheiro, porém a cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros com 3 dias de atraso.

2 livros x 3 dias de atraso x 3 dias de suspensão = 18 dias de suspensão.

Os livros que possuem reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso.

Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros reservados com 1 dia de atraso.

2 livros x 1 dia de atraso x 10 dias de suspensão = 20 dias de suspensão.

 

- Meus livros estão atrasados. Como faço para continuar com eles?

O usuário com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas.

É possível renovar os materiais que não possuem reservas para estender o prazo original somente antes do vencimento. Como o atraso na devolução de materiais gera uma suspensão de acordo com o número de itens e dias de atraso, sem a renovação, não é possível continuar com os materiais após a data de devolução sem que isso acarrete em acúmulo de dias de suspensão. Para não ter esse acúmulo, a devolução é necessária.

 

8. Perda, roubo ou danos

 

- Perdi o livro ou fui roubado o que eu faço?

De acordo com o regulamento da Biblioteca o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.

O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada.

 

9. Doação

 

- Posso doar livros para a Biblioteca?

Sim pode, porém, solicitamos que nos envie uma listagem para o e-mail: bibiel@unicamp.br com os títulos, autores, datas e editoras dos livros que serão doados, para que possamos analisar se os mesmos são relevantes ao acervo da Biblioteca.

 

- Como faço a doação dos livros adquiridos através de Reserva Técnica?

Preencha o Termo de Transferência e entregue na biblioteca juntamente com os materiais adquiridos. O Termo de transferência pode ser entregue de duas formas:

-  Termo impresso: neste caso deverá ser entregue duas vias junto com os livros;

-  Termo eletrônico: deve ser enviado para o e-mail da biblioteca bibiel@unicamp.br

 

10. Materiais on-line

 

- Quem pode acessar os e-books e artigos on-line?

Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo das fontes eletrônicas da Biblioteca, entretanto somente os acessos realizados nos computadores da Universidade ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.

 

11. Acesso Residencial - VPN

 

- O que é acesso remoto VPN?

Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.

 

- Como faço para ter o acesso remoto VPN?

Para ter Acesso Residencial consulte as instruções de uso descritas na página do Centro de Computação da Unicamp

 

- Qualquer pessoa pode utilizar o serviço de acesso VPN?

Não. Apenas usuários com vínculo ativo na UNICAMP.

 

12. Serviço ao usuário

 

- A biblioteca oferece cursos de capacitação?

Sim, são oferecidos treinamentos aos usuários com o objetivo de orientar sobre os métodos de levantamento bibliográfico utilizando os recursos eletrônicos disponíveis na Biblioteca.

Os treinamentos são realizados presencialmente ou on-line e para agendar um treinamento entre em contato no e-mail: bibref@iel.unicamp.br

 

- Como solicitar a ficha catalográfica?

Para solicitar a ficha catalográfica de teses e dissertações, acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/dissertacao-tese/

Para solicitar a ficha catalográfica de Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização ou Graduação), acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/trabalho-conclusao-curso/

Preencha o formulário com atenção para as orientações e em até 7 dias úteis você receberá uma mensagem indicando um link a ser acessado para baixar a ficha. Ela estará em formato “.pdf” e não pode ser alterada, a não ser pela Biblioteca.

 

- Como solicitar o relatório de similaridade (Turnitin)?

Para solicitar o relatório de Similaridade, o aluno deverá preencher o formulário:  https://forms.gle/f7uAvK5PmNd9H4eW7

A biblioteca será notificada da solicitação e fará o cadastro do aluno no software Turnitin. O aluno será notificado sobre a criação do seu perfil por e-mail e deverá depositar seu trabalho para ser submetido à verificação de similaridade. A biblioteca emitirá o relatório e o enviará por e-mail ao aluno, orientador e secretaria de pós-graduação.

Se o resultado do relatório for até 25% de similaridade o aluno poderá encaminhar a solicitação de defesa para a pós-graduação, caso contrário, o trabalho precisará passar por ajustes e correções.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Teléfono: +55 (19) 3521-1502

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