Unicamp prepara projeto de biblioteca

A biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), um dos quatro prédios da Unicamp que foram alvo de um vândalo que rabiscou símbolos nazistas, racistas e frases em tom de ameaça, na última semana, tem um projeto em fase de finalização para reforma e ampliação do espaço, segundo a administração da universidade. Em 2013, um incêndio destruiu parte da biblioteca e, desde então, a antiga recepção e a área restrita para funcionários foram espremidas para a parte que não foi afetada pelas chamas. Porém, ainda não há orçamento previsto nem cronograma das obras.

Onde pegou fogo há atualmente apenas um enorme depósito de estantes e armários velhos. Funcionários do local torcem para que o projeto saia logo do papel, já que se sentem inseguros com a nova entrada que já dura mais de cinco anos e a falta de espaço para quem trabalha por ali ou frequenta o prédio. “Agora não temos mais controle de quem entra na biblioteca como antes, quando tinha um espaço até o atendimento do usuário. Já entrou um homem que fez aquelas pichações, mas e se aparece algum maluco mesmo que resolve atirar? Não temos nem como nos defender ou ligar para alguém”, indagou uma funcionária, que preferiu não se identificar. “Outro dia até uma capivara entrou aqui. Ficou muito exposto”, concluiu.

Acervo

Com um acervo de aproximadamente 121.200 livros, 1.590 títulos de periódicos e 3.602 teses e dissertações, a biblioteca do IEL é a segunda maior da Unicamp e uma das mais importantes do País. O local conta com 1.725 metros quadrados de área construída, sendo 500 metros quadrados destinados a áreas de estudos e leitura e 800 metros quadrados de acervo. Desde o incêndio, estudantes passaram a ter mais dificuldades para utilizar o espaço. O número de guarda-volumes, por exemplo, caiu quase pela metade, de 122 armários para apenas 68.

Apesar do acontecimento de 2013, o acervo da biblioteca do IEL ainda é rico, com destaque para obras e publicações das áreas de origem da linguagem; bilinguismo; estudo e ensino de línguas; história da linguagem; ortografia; alfabetos; fonética e fonologia; gramática; lingüística aplicada; tradução e interpretação; teoria e crítica literárias e história da literatura. O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 29 bibliotecas, sendo uma Central e as demais alocadas nas Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos.

(Fonte: Correio Popular)

Prédio do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) abriga, além do segundo maior acervo da instituição, móveis e materiais de construção
(Fonte imagem: Leandro Ferreira/AAN)
Teléfono: +55 (19) 3521-1502