Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental. Entre elas, estão as de universitários - em particular os oriundos de países não centrais -, migrantes de crise, surdos e indígenas brasileiros. As ações do IndisciPLAr focalizam distintas facetas do planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e linguísticas, em suas relações com questões identitárias, incluindo formação de professores, currículos, materiais didáticos, avaliações e práticas de letramento (STREET, 2014).
Leandro Rodrigues Alves Diniz - UFMG