Abaixo listamos as perguntas mais frequentes que os usuários fazem na Biblioteca. Caso não encontre resposta para sua dúvida aqui, pode enviá-la para o e-mail bibiel@unicamp.br ou ligar para (19) 3521-1510.
1. Atendimento e funcionamento
- Qual é o endereço da Biblioteca?
Nosso endereço é: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Campinas – SP.
CEP: 13083-859
- Qual o horário de atendimento da Biblioteca?
Segunda a Sexta (exceto feriados) – 8:30h às 22:30h
- Como posso entrar em contato com a Biblioteca?
Nosso telefone é (19) 3521-1510.
Nosso e-mail é: bibiel@unicamp.br
- A Biblioteca possui um Regulamento?
Sim, a Biblioteca possui um regulamento para orientar no seu funcionamento interno para consultá-lo clique aqui.
- Posso entrar na Biblioteca com mochila ou alimentos?
Não é permitida a entrada com mochilas, bolsas, sacolas, pastas fechadas e alimentos. Eles deverão ser colocados no guarda-volumes, localizado na entrada da Biblioteca.
- Como utilizar o guarda-volumes?
Para utilizar o guarda-volumes é necessário emprestar uma chave no balcão de atendimento da Biblioteca. A chave deverá ser devolvida no mesmo dia, se não houver a devolução da mesma, dentro deste período, cada dia de atraso implicará em 01 dia de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Em caso de perda da chave será cobrada uma taxa para reposição da mesma.
- A biblioteca possui sala de estudos?
Sim, a biblioteca possui mesas para estudos individuais e 8 salas de estudos em grupo, localizadas no piso 3. Não é necessário fazer o agendamento para a utilização das salas.
- A Biblioteca possui serviço de xerox?
Não, a Biblioteca não possui serviço de xerox.
Para a digitalização de documentos a biblioteca disponibiliza um scanner que está disponível na bancada dos micros de consulta e a digitalização é feita pelo próprio usuário.
Atenção, pois a reprodução de documentos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
2. Cadastro
- Como faço para me cadastrar na Biblioteca?
Comunidade interna:
- Alunos de Graduação e Pós-Graduação: Seu cadastro é automático, pois os dados são migrados dos sistemas de matrícula.
- Funcionários e estagiários: Apresentar a identidade funcional na Biblioteca para que o cadastro seja realizado.
Comunidade externa:
O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema. Apresentar documento oficial e fazer o cadastro. Esse cadastro é válido apenas para a utilização dos guarda-volumes.
- Não tenho vínculo com a Unicamp, posso usar a Biblioteca?
Qualquer pessoa pode utilizar os espaços da Biblioteca. Usuários externos podem consultar os materiais na Biblioteca durante o expediente.
Entretanto, apenas pessoas com vínculo com a Unicamp podem fazer o empréstimo domiciliar dos materiais.
3. Empréstimos
- Como faço para localizar um material no acervo?
Consulte no catálogo on-line da Unicamp, Base Acervus, anote o número de chamada. Em seguida procure o material na estante, pois o acesso é livre e todas as estantes estão sinalizadas. A pesquisa pode ser feita nos micros da bancada de consulta, localizada no acervo ou de qualquer micro com acesso à internet.
- Quantos livros posso emprestar e por quanto tempo?
Encontre na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:
Tipo de Usuário |
Itens por usuário |
Empréstimo (dias) |
Especial de Graduação |
5 |
7 |
Especial de Pós-Graduação |
5 |
28 |
Aprimorando |
5 |
7 |
Aprimorando / DAC |
5 |
7 |
Bolsista Instrutor Graduação |
5 |
7 |
Comissionado |
10 |
28 |
Complementação Aposent.CLT |
5 |
14 |
Curso Sequencial |
5 |
14 |
Docente Estatutário Aposentado |
10 |
14 |
Docente Unicamp |
10 |
28 |
Doutorado |
10 |
28 |
Ensino Técnico/Médio-Cotil |
5 |
14 |
Ensino Técnico/Médio-Cotuca |
5 |
14 |
Ensino Técnico/Médio-FOP |
5 |
14 |
Especialização |
5 |
14 |
Especialização / DAC |
5 |
14 |
Estagiário |
5 |
7 |
Extensão |
5 |
14 |
Funcionário Estatutário Aposentado |
5 |
14 |
Funcionário Funcamp |
10 |
28 |
Funcionário Unicamp |
10 |
28 |
Graduação |
10 |
7 |
Médico Residente |
10 |
28 |
Mestrado |
10 |
28 |
Mestrado Profissional |
10 |
28 |
Monitor |
5 |
7 |
Patrulheiro |
5 |
7 |
Pesquisador Colaborador Voluntário |
10 |
28 |
Pesquisador Visitante |
10 |
14 |
Plantonista |
5 |
14 |
Prestador de serviço voluntário |
5 |
7 |
Professor Colaborador Voluntário |
10 |
28 |
Professor Visitante |
10 |
14 |
Programa UniversIdade |
5 |
7 |
Tecnologia |
10 |
7 |
- Ex-aluno pode emprestar livros nas Bibliotecas da Unicamp?
Não. O empréstimo de livros é realizado somente para os alunos com vínculo ativo com a Unicamp.
- Posso emprestar materiais de outras Bibliotecas da Unicamp?
Sim, de duas formas:
- Empréstimo unificado: você pode ir em qualquer Biblioteca da Unicamp e emprestar os materiais que precisa. A devolução deve ser feita na Biblioteca que o material foi retirado.
- Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB): por meio da Biblioteca, é possível solicitar o material disponível em outro campus. Após a aprovação do pedido pela biblioteca que o possui, ele será enviado via malote.
- Posso ter acesso a um livro ou artigo que não tem nas bibliotecas da Unicamp?
Sim, para ter acesso a livros ou teses que não existem nos acervos das Bibliotecas da Unicamp o aluno poderá emprestá-los através do serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Nesse serviço são solicitados para outras bibliotecas como da USP e UNESP os materiais. A bibliotecária providenciará o formulário e o aluno se responsabilizará pelo material.
Através do serviço de Comutação Bibliográfica é possível realizar cópias de artigos de periódicos não existentes no acervo da Unicamp. Para fazer a solicitação preencha o formulário. O pedido será efetuado após a aprovação do orçamento pelo solicitante.
- Posso emprestar qualquer obra do acervo?
Não, obras de referência, periódicos e obras em reserva de curso não são emprestadas.
4. Reserva de materiais
- Como fazer a reserva de livros?
Na barra de busca digite o termo desejado e clique em “Buscar”
Selecione o título e clique no ícone “Reservar”
Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha
Selecione a Biblioteca onde o livro está localizado
Clique em “Reservar”
As reservas dos livros só poderão ser feitas se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca.
- Como saber se o material reservado está disponível para retirada?
Quando a obra for devolvida, você receberá um e-mail avisando que o item está disponível. Ele ficará disponível até 1 dia útil depois da devolução e será retirado da reserva após esse período.
5. Renovação de materiais
- Como fazer renovações on-line?
Clique em “Entrar” no canto superior direito
Entre com seu Login (e-mail institucional) e Senha
Clique no ícone “Serviços”
Clique no ícone “Circ./Renovação”
Selecione os itens que deseja renovar e clique na opção “Renovar itens selecionados”
É possível fazer até (05) renovações via Web, desde que o livro não tenha reserva. Se houver necessidade de fazer novas renovações, é necessário se dirigir até a Biblioteca com o material em mãos para que ele seja renovado, habilitando mais 5 renovações on-line.
- Por que não consigo renovar meus livros?
Renovações não são realizadas quando:
O exemplar estiver reservado: Se alguém reservar a edição do livro, neste caso, é necessário realizar a devolução para não ficar bloqueado.
O prazo de empréstimo expirou: Se o exemplar está com a devolução em atraso, não será possível realizar a renovação do mesmo.
6. Devolução de materiais
- Como fazer para devolver os materiais emprestados?
Todos os materiais emprestados deverão ser entregues no balcão de empréstimo da biblioteca.
- Posso devolver materiais em outra biblioteca da Unicamp?
Não, todos os materiais devem ser devolvidos na biblioteca em que o livro foi retirado.
- Posso devolver o material emprestado via Correios?
Sim, porém em caso de perda ou dano o material deverá ser reposto.
7. Materiais em atraso
- O que acontece se ocorrer atraso na devolução dos livros?
A Biblioteca não possui multa em dinheiro, porém a cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp.
Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros com 3 dias de atraso.
2 livros x 3 dias de atraso x 3 dias de suspensão = 18 dias de suspensão.
Os livros que possuem reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso.
Por exemplo: O usuário devolveu 2 livros reservados com 1 dia de atraso.
2 livros x 1 dia de atraso x 10 dias de suspensão = 20 dias de suspensão.
- Meus livros estão atrasados. Como faço para continuar com eles?
O usuário com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas.
É possível renovar os materiais que não possuem reservas para estender o prazo original somente antes do vencimento. Como o atraso na devolução de materiais gera uma suspensão de acordo com o número de itens e dias de atraso, sem a renovação, não é possível continuar com os materiais após a data de devolução sem que isso acarrete em acúmulo de dias de suspensão. Para não ter esse acúmulo, a devolução é necessária.
8. Perda, roubo ou danos
- Perdi o livro ou fui roubado o que eu faço?
De acordo com o regulamento da Biblioteca o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, será obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação, da mesma edição ou de edição mais recente, ou ainda de outra obra, no caso de material esgotada, a critério da Comissão de Biblioteca.
O usuário ficará bloqueado até a reposição da obra extraviada.
9. Doação
- Posso doar livros para a Biblioteca?
Sim pode, porém, solicitamos que nos envie uma listagem para o e-mail: bibiel@unicamp.br com os títulos, autores, datas e editoras dos livros que serão doados, para que possamos analisar se os mesmos são relevantes ao acervo da Biblioteca.
- Como faço a doação dos livros adquiridos através de Reserva Técnica?
Preencha o Termo de Transferência e entregue na biblioteca juntamente com os materiais adquiridos. O Termo de transferência pode ser entregue de duas formas:
- Termo impresso: neste caso deverá ser entregue duas vias junto com os livros;
- Termo eletrônico: deve ser enviado para o e-mail da biblioteca bibiel@unicamp.br
10. Materiais on-line
- Quem pode acessar os e-books e artigos on-line?
Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo das fontes eletrônicas da Biblioteca, entretanto somente os acessos realizados nos computadores da Universidade ou através do Acesso Residencial – VPN é que têm direito a baixar o conteúdo disponível nos periódicos eletrônicos, bases de dados, e-books e outros materiais que dependem de uma assinatura para serem acessados.
11. Acesso Residencial - VPN
- O que é acesso remoto VPN?
O Acesso Residencial – VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através do VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os conteúdos disponíveis para a pesquisa no Portal de Acesso à Informação Eletrônica.
- Como faço para ter o acesso remoto VPN?
Para ter Acesso Residencial consulte as instruções de uso descritas na página do Centro de Computação da Unicamp
- Qualquer pessoa pode utilizar o serviço de acesso VPN?
Não. Apenas usuários com vínculo ativo na UNICAMP.
12. Serviço ao usuário
- A biblioteca oferece cursos de capacitação?
Sim, são oferecidos treinamentos aos usuários com o objetivo de orientar sobre os métodos de levantamento bibliográfico utilizando os recursos eletrônicos disponíveis na Biblioteca.
Os treinamentos são realizados presencialmente ou on-line e para agendar um treinamento entre em contato no e-mail: bibref@iel.unicamp.br
- Como solicitar a ficha catalográfica?
Para solicitar a ficha catalográfica de teses e dissertações, acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/dissertacao-tese/
Para solicitar a ficha catalográfica de Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização ou Graduação), acesse o link: https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/pedidos/trabalho-conclusao-curso/
Preencha o formulário com atenção para as orientações e em até 7 dias úteis você receberá uma mensagem indicando um link a ser acessado para baixar a ficha. Ela estará em formato “.pdf” e não pode ser alterada, a não ser pela Biblioteca.
- Como solicitar o relatório de similaridade (Turnitin)?
Para solicitar o relatório de Similaridade, o aluno deverá preencher o formulário: https://forms.gle/f7uAvK5PmNd9H4eW7
A biblioteca será notificada da solicitação e fará o cadastro do aluno no software Turnitin. O aluno será notificado sobre a criação do seu perfil por e-mail e deverá depositar seu trabalho para ser submetido à verificação de similaridade. A biblioteca emitirá o relatório e o enviará por e-mail ao aluno, orientador e secretaria de pós-graduação.
Se o resultado do relatório for até 25% de similaridade o aluno poderá encaminhar a solicitação de defesa para a pós-graduação, caso contrário, o trabalho precisará passar por ajustes e correções.