PROGRAMAÇÃO GERAL

 

 

Versão para impressão

 

Sessão Coordenada:  serão apresentados três trabalhos e cada participante terá 15 minutos para a apresentação, seguidos de debate de 20 minutos.

Mesa Redonda: cada participante terá 30 minutos, seguidos de debate de 20 minutos.

17/11/2010

8h

Inscrições

8h45

Abertura 
Palestra:
A resiliência na América Latina: Identidade e Narrativa de seu povo
Professor Bernardo Castro

Apresentação do Grupo de pesquisa da UNICAMP – Vozes Infames: exclusão e resistência
Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades

 

Profa. Dra. Denize Elena Garcia da Silva (UnB)

Profa. Dra. Maria Laura Pardo (UBA – Argentina)

Profa. Dra. Maria José R. F. Coracini (Unicamp)

9h35

Palestra

10h35

Sessão coordenada 1
Professores nas malhas discursivas da pobreza e exclusão social

 

10h35

SANTOS, Alexandre Alves (Coordenador)
PRÁXIS PEDAGOGICA CRÍTICA: O ENSINO EMBASADO NO CONTEXTO SOCIAL DO ALUNO

10h50

ESTEVÃO, Ady Canário de Souza
ANÁLISE DO DISCURSO DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO 

11h05

SILVA, Ricardo da
DISCURSOS A (DES)VELAR: EDUCADORES SOCIAIS DE RUA

11h20

Debate

11h40

Sessão coordenada 2
Sujeitos à margem: exclusão e resistência 

 

11h40

ECKERT-HOFF, Beatriz Maria (Coordenadora)
ESCRITA DE SI E IDENTIDADE: RASTROS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA DA/NA/PELA LÍNGUA

11h55

LAMAS, Maria Aparecida da Silva
EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO – UMA ABORDAGEM SISTÊMICO- FUNCIONAL

12h10

TORRES, Fábio Ferreira Gois
A RECONSTRUÇÃO DA VIDA E A PRODUÇÃO DA ANTILINGUAGEM REALIZADAS NA LITERATURA MARGINAL: M.A.K. HALLIDAY É MANO DA PERIFERIA

12h25

Debate

12h45

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h

Sessão coordenada 3
Periferias Sociais e (com)formação de identidades

 

14h

SOUZA, Veralúcia Guimarães de
A CATADORA E O PODER PÚBLICO

14h15

NEVES, Maralice de Souza (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES EXCLUDENTES NA ESCRITA DE SI DE UMA JOVEM TRABALHADORA DOMÉSTICA

14h30

ARAÚJO, Maria Amélia
A QUESTÃO DA (I)MIGRAÇÃO EM GRANDES CENTROS URBANOS: ANÁLISE DO DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A PERIFERIA DE SÃO PAULO E PARIS

14h45

Debate

15h05

Sessão coordenada 4 
Construindo novas relações subjetivas frente à exclusão 

 

15h05

MARCHESE, Mariana Carolina (Coordenadora)
EL VALOR DEL SIGNO VIVIENDA. UNA APROXIMACIÓN A LA PROBLEMÁTICA HABITACIONAL EN LA CIUDAD DE BUENOS AIRES DESDE EL ACD

15h20

SILVA, Maricília Lopes da
VOZES DO EITO: IDENTIDADES PERIFÉRICAS NO SITE DA PASTORAL DO MIGRANTE

15h35

DIAS, Ana Beatriz Ferreira e TURATI, Carlos Alberto
LINGUAGEM E JUSTIÇA: O NASCIMENTO SOCIAL DA VÍTIMA EM FOLDER DE JUSTIÇA RESTAURATIVA

15h50

Debate

16h10

INTERVALO PARA CAFÉ

16h30

Sessão coordenada 5
À margem, mas no ciberespaço
e no mundo real.

 

16h30

ANDRADE, Eliane Righi de (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DO IDOSO: AS RELAÇÕES COM O OUTRO E COM O “INOMINÁVEL”

16h45

LIMA, Regina Célia de Carvalho Paschoal e OLIVEIRA, Hélio de
VIDAS EM TRÂNSITO: ÀS MARGENS DA RODOVIA (E DA SOCIEDADE)

17h

ANTÔNIO, Dalva Kellen Dizaró Rafael
SEXUALIDADE: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO IDOSO EM SITES DE RELACIONAMENTO

17h15

MOMESSO, Maria Regina
IDENTIDADES PERIFÉRICAS NA INTERNET: REPRESENTAÇÕES DA EMPREGADA DOMÉSTICA NO YOUTUBE

17h30

Debate

18/11/2010

8h30

Mesa: Discurso, Pobreza e Discriminação

 

Profa. Dra. Neyla Graciela Pardo Abril (UNC – Colômbia)

Profa. Dra. Maria Laura Pardo (UBA – Argentina)

Debatedora: Profa. Dra. Denize Elena Garcia da Silva (UnB)

Debate: 9h30 – 9h50

9h50

Intervalo

10h10

Sessão coordenada 1
A (In)visibilidade social em cena

 

10h10

FREITAS, Silvane Aparecida de (Coordenadora)
O IDOSO EM CENA: MEMÓRIAS INFAMES

10h25

HASHIGUITI, Simone Tiemi
IDENTIFICAÇÕES DE MARGEM: O CORPO E A INVISIBILIDADE SOCIAL

10h40

MOLINA, Lucía
TERRITORIOS DIVIDIDOS. REPRESENTACIONES DISCURSIVAS DEL ESPACIO URBANO EN RELACIÓN CON LA POBREZA Y LA INSEGURIDAD EN LOS DIARIOS ARGENTINOS

10h55

Debate

11h15

Sessão coordenada 2
Pobreza e exclusão social: identidades

 

11h15

GUERRA, Vânia Maria Lescano (Coordenadora)
ENTRE A MÍDIA IMPRESSA E O DISCURSO DA “INTEGRAÇÃO”, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS INDÍGENAS

11h30

RAMALHO, Viviane e RESENDE, Viviane de Melo
PROCESSOS IDENTIFICACIONAIS EM UM TEXTO SOBRE SITUAÇÃO DE RUA PUBLICADO NO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE

11h45

NEGRÃO, Luiz Carlos Cardoso
CHARACTER COUNTS - DISPOSITIVO DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES: DA PERIFERIA DE VALORES PARA O CENTRO DO SENTIDO DA VIDA

12h

WANDERLEY, Claudia Marinho
Acesso à Informação na América Latina e Caribe: pobreza e cultura digital

12h15

Debate

12h35

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h

Sessão coordenada 3
Ex(in)clusão no âmbito social e escolar

 

14h

XAVIER, Andreza Santos
A IMAGEM DO NEGRO EM LIVROS DESTINADOS A PROFESSORES: REFLEXÕES

14h15

BRITO, Rejane Cristina de Carvalho (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DE INGLÊS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS

14h30

MONTOYA, Susana Henao
SORDERA Y EXCLUSIÓN SOCIAL

14h45

Debate

15h05

Sessão coordenada 4 
Exclusão social nas práticas discursivas

 

15h05

CALDEIRA, Elaine (Coordenadora)
METÁFORAS COMO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS: INSTAURAÇÃO, SUSTENTAÇÃO E SUBVERSÃO DOS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO

15h20

MUNIZ, Kassandra da Silva
“PROFESSORA, O PROBLEMA DA ESCOLA É A MISTURA DE CLASSES SOCIAIS”

15h35

VELOSO, Lauro Take Tomo
Aluno-futuro professor e o conhecimento de sI: análise discursiva da sua percepção de indisciplina em contexto de exclusão

15h50

Debate

16h10

INTERVALO PARA CAFÉ

16h30

Sessão coordenada 5   
Discursos de resistência.

 

16h30

MASCIA, Márcia Aparecida Amador (Coordenadora)
“RIO”- A CIDADE MARAVILHOSA - E O LIXÃO DE GRAMACHO: DISCURSOS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA NA VOZ DE ESTAMIRA–

16h45

MOREIRA, Thami Amarílis Straiotto
A CONSCIÊNCIA MESTIÇA DE GLORIA ANZALDÚA: LÍNGUA E MESTIÇAGEM  

17h

BARROS, Solange Maria Papa
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE LÍNGUAS: POR UMA POLITICA EMANCIPATÓRIA E DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

17h15

Debate

19/10/2010

8h30

Mesa 2: Pessoas em situação de rua: exclusão/inclusão?

 

Prof. Dr. Lésmer Antonio Montecino Soto (PUC – Chile)

Profa. Dra. Claudia Gabriela D'Angelo (FFyL/UBA)

Debatedora: Profa. Dra. Maria José R. F. Coracini (Unicamp)

Debate: 9h30 – 9h50

9h50

Intervalo

10h10

Sessão coordenada 1
Violência e mídia: questões de representação discursiva

 

10h10

GHIRALDELO, Claudete Moreno (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DA POBREZA EM DOIS VEÍCULOS DE IMPRENSA BRASILEIROS

10h25

GOMES, Maria Carmen Aires
analisando a forma como a mídia impressa brasileira informativa representa a questão da Favelização

10h40

MOREIRA, Kelly Cristina de Almeida
A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA MÍDIA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO

10h55

Debate

11h15

Sessão coordenada 2
(Im)possibilidade de relação com o Outro

 

11h15

PALUDETTO, Diane Heire Silva
IDENTIDADE PERIFÉRICA: A EMPREGADA DOMÉSTICA EM REDES SOCIAIS

11h30

AFONSO, Glauco Moreira
SILVA, Janaína de Fátima Cambuí da
SILVA, Rejane Luiza Canesso
TEIXEIRA, Valéria Maria Borges
O INGRESSO E O RETORNO À ESCOLA: A EJA COMO MODALIDADE ESCOLAR E ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS DOS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES DA TERCEIRA IDADE

11h45

SANTOS, Aparecida de Fátima Amaral dos
ESCOLA, FAMÍLIA E EXCLUSÃO: E A LEITURA?

12h

CAVALLARI, Juliana Santana (Coordenadora)
A FALTA DA/NA LÍNGUA DO OUTRO

12h15

Debate

12h35

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h

Sessão coordenada 3
Discurso e exclusão:uma relação com o outro

 

14h

MARTÍNEZ, Fabiana e SGAMMINI, Marcela
ALTERIDAD, ETNOCENTRISMO Y CONFIGURACION DE COLECTIVOS EN EL DISCURSO DE LA “TOLERANCIA CERO”

14h15

PEREIRA, Helder Rodrigues (Coordenador)
SIGNIFICADOS SUBURBANOS DA CIDADE: ARGUMENTO E CRIMINALIDADE

14h30

NEME, María Eleonora
EL PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE AUTOESTIMA A PARTIR DE LA DESTRUCCIÓN DEL OTRO, OBSERVADO EN LA NARRATIVA POLICIAL BRASILERA CONTEMPORÁNEA

14h45

Debate

15h05

Sessão coordenada 4
Representações em movimento: buscando um modo de se dizer

 

15h05

Equipe Larcade
ANÁLISIS CRÍTICO DEL DISCURSO Y CAMBIO SOCIAL: NUEVAS PRÁCTICAS EN LA RELACIÓN MÉDICO-PACIENTE. ADOLESCENTES EMBARAZADAS EN SITUACIÓN DE POBREZA QUE SUFREN VIOLENCIA INTRAFAMILIAR

15h20

NASCIMENTO, Celina Aparecida Garcia de Souza (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES E PROFESSORS DE UNIDADE EDUCACIONAL DE INTERNAÇÃO (UNEI) DO MATO GROSSO DO SUL: UM ENTRE LUGAR – INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL?

15h35

CAMPOS, Thiago Manchini de
POBREZA E A QUESTÃO CULTURAL: ENTRE A ESTRUTURA E O ACONTECIMENTO

15h50

Debate

16h10

INTERVALO PARA CAFÉ

16h30

Sessão coordenada 5
Narrativas de si como formas de subjetivação diante da exclusão

 

16h30

UYENO, Elzira Yoko (Coordenadora)
MORADOR DE RUA NO CIBERESPACO: INCLUIR-SE NO DISCURSO DA ETICA DO DESEJO CARLA

16h45

VEGA, María Lucía de La
EN TORNO A LA VULNERABILIDAD EN LAS HISTORIAS DE VIDA DE LAS ADOLESCENTES MADRES EN SITUACIÓN DE PROBREZA

17h

SCHILDBERG, Maria da Conceição Carvalho
RELATO DE UMA PRESIDIÁRIA QUE COMETEU CRIME HEDIONDO GUIADA POR VOZES: A ESCRITA DE SI E A (RE)CONSTITUIÇÃO DO EU PERANTE A SOCIEDADE EXCLUDENTE

17h15

Debate

17h35

Encerramento

 

Versão para impressão

 

contato: redlad2010@gmail.com