8h |
Inscrições |
8h45 |
Abertura
Palestra:
A resiliência na América Latina: Identidade e Narrativa de seu povo
Professor Bernardo Castro
Apresentação do Grupo de pesquisa da UNICAMP – Vozes Infames: exclusão e resistência
Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades |
|
Profa. Dra. Denize Elena Garcia da Silva (UnB) |
Profa. Dra. Maria Laura Pardo (UBA – Argentina) |
Profa. Dra. Maria José R. F. Coracini (Unicamp) |
9h35 |
Palestra |
10h35 |
Sessão coordenada 1
Professores nas malhas discursivas da pobreza e exclusão social |
|
10h35 |
SANTOS, Alexandre Alves (Coordenador)
PRÁXIS PEDAGOGICA CRÍTICA: O ENSINO EMBASADO NO CONTEXTO SOCIAL DO ALUNO |
10h50 |
ESTEVÃO, Ady Canário de Souza
ANÁLISE DO DISCURSO DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO |
11h05 |
SILVA, Ricardo da
DISCURSOS A (DES)VELAR: EDUCADORES SOCIAIS DE RUA |
11h20 |
Debate |
11h40 |
Sessão coordenada 2
Sujeitos à margem: exclusão e resistência |
|
11h40 |
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria (Coordenadora)
ESCRITA DE SI E IDENTIDADE: RASTROS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA DA/NA/PELA LÍNGUA |
11h55 |
LAMAS, Maria Aparecida da Silva
EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO – UMA ABORDAGEM SISTÊMICO- FUNCIONAL |
12h10 |
TORRES, Fábio Ferreira Gois
A RECONSTRUÇÃO DA VIDA E A PRODUÇÃO DA ANTILINGUAGEM REALIZADAS NA LITERATURA MARGINAL: M.A.K. HALLIDAY É MANO DA PERIFERIA |
12h25 |
Debate |
12h45 |
INTERVALO PARA ALMOÇO |
14h |
Sessão coordenada 3
Periferias Sociais e (com)formação de identidades |
|
14h |
SOUZA, Veralúcia Guimarães de
A CATADORA E O PODER PÚBLICO |
14h15 |
NEVES, Maralice de Souza (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES EXCLUDENTES NA ESCRITA DE SI DE UMA JOVEM TRABALHADORA DOMÉSTICA |
14h30 |
ARAÚJO, Maria Amélia
A QUESTÃO DA (I)MIGRAÇÃO EM GRANDES CENTROS URBANOS: ANÁLISE DO DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A PERIFERIA DE SÃO PAULO E PARIS |
14h45 |
Debate |
15h05 |
Sessão coordenada 4
Construindo novas relações subjetivas frente à exclusão |
|
15h05 |
MARCHESE, Mariana Carolina (Coordenadora)
EL VALOR DEL SIGNO VIVIENDA. UNA APROXIMACIÓN A LA PROBLEMÁTICA HABITACIONAL EN LA CIUDAD DE BUENOS AIRES DESDE EL ACD |
15h20 |
SILVA, Maricília Lopes da
VOZES DO EITO: IDENTIDADES PERIFÉRICAS NO SITE DA PASTORAL DO MIGRANTE |
15h35 |
DIAS, Ana Beatriz Ferreira e TURATI, Carlos Alberto
LINGUAGEM E JUSTIÇA: O NASCIMENTO SOCIAL DA VÍTIMA EM FOLDER DE JUSTIÇA RESTAURATIVA |
15h50 |
Debate |
16h10 |
INTERVALO PARA CAFÉ |
16h30 |
Sessão coordenada 5
À margem, mas no ciberespaço e no mundo real. |
|
16h30 |
ANDRADE, Eliane Righi de (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DO IDOSO: AS RELAÇÕES COM O OUTRO E COM O “INOMINÁVEL” |
16h45 |
LIMA, Regina Célia de Carvalho Paschoal e OLIVEIRA, Hélio de
VIDAS EM TRÂNSITO: ÀS MARGENS DA RODOVIA (E DA SOCIEDADE) |
17h |
ANTÔNIO, Dalva Kellen Dizaró Rafael
SEXUALIDADE: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO IDOSO EM SITES DE RELACIONAMENTO |
17h15 |
MOMESSO, Maria Regina
IDENTIDADES PERIFÉRICAS NA INTERNET: REPRESENTAÇÕES DA EMPREGADA DOMÉSTICA NO YOUTUBE |
17h30 |
Debate |
8h30 |
Mesa: Discurso, Pobreza e Discriminação |
|
Profa. Dra. Neyla Graciela Pardo Abril (UNC – Colômbia) |
Profa. Dra. Maria Laura Pardo (UBA – Argentina) |
Debatedora: Profa. Dra. Denize Elena Garcia da Silva (UnB) |
Debate: 9h30 – 9h50 |
9h50 |
Intervalo |
10h10 |
Sessão coordenada 1
A (In)visibilidade social em cena |
|
10h10 |
FREITAS, Silvane Aparecida de (Coordenadora)
O IDOSO EM CENA: MEMÓRIAS INFAMES |
10h25 |
HASHIGUITI, Simone Tiemi
IDENTIFICAÇÕES DE MARGEM: O CORPO E A INVISIBILIDADE SOCIAL |
10h40 |
MOLINA, Lucía
TERRITORIOS DIVIDIDOS. REPRESENTACIONES DISCURSIVAS DEL ESPACIO URBANO EN RELACIÓN CON LA POBREZA Y LA INSEGURIDAD EN LOS DIARIOS ARGENTINOS |
10h55 |
Debate |
11h15 |
Sessão coordenada 2
Pobreza e exclusão social: identidades |
|
11h15 |
GUERRA, Vânia Maria Lescano (Coordenadora)
ENTRE A MÍDIA IMPRESSA E O DISCURSO DA “INTEGRAÇÃO”, A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS INDÍGENAS |
11h30 |
RAMALHO, Viviane e RESENDE, Viviane de Melo
PROCESSOS IDENTIFICACIONAIS EM UM TEXTO SOBRE SITUAÇÃO DE RUA PUBLICADO NO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE |
11h45 |
NEGRÃO, Luiz Carlos Cardoso
CHARACTER COUNTS - DISPOSITIVO DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES: DA PERIFERIA DE VALORES PARA O CENTRO DO SENTIDO DA VIDA |
12h |
WANDERLEY, Claudia Marinho
Acesso à Informação na América Latina e Caribe: pobreza e cultura digital |
12h15 |
Debate |
12h35 |
INTERVALO PARA ALMOÇO |
14h |
Sessão coordenada 3
Ex(in)clusão no âmbito social e escolar |
|
14h |
XAVIER, Andreza Santos
A IMAGEM DO NEGRO EM LIVROS DESTINADOS A PROFESSORES: REFLEXÕES |
14h15 |
BRITO, Rejane Cristina de Carvalho (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DE INGLÊS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS |
14h30 |
MONTOYA, Susana Henao
SORDERA Y EXCLUSIÓN SOCIAL |
14h45 |
Debate |
15h05 |
Sessão coordenada 4
Exclusão social nas práticas discursivas |
|
15h05 |
CALDEIRA, Elaine (Coordenadora)
METÁFORAS COMO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS: INSTAURAÇÃO, SUSTENTAÇÃO E SUBVERSÃO DOS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO |
15h20 |
MUNIZ, Kassandra da Silva
“PROFESSORA, O PROBLEMA DA ESCOLA É A MISTURA DE CLASSES SOCIAIS” |
15h35 |
VELOSO, Lauro Take Tomo
Aluno-futuro professor e o conhecimento de sI: análise discursiva da sua percepção de indisciplina em contexto de exclusão |
15h50 |
Debate |
16h10 |
INTERVALO PARA CAFÉ |
16h30 |
Sessão coordenada 5
Discursos de resistência. |
|
16h30 |
MASCIA, Márcia Aparecida Amador (Coordenadora)
“RIO”- A CIDADE MARAVILHOSA - E O LIXÃO DE GRAMACHO: DISCURSOS DE EXCLUSÃO E RESISTÊNCIA NA VOZ DE ESTAMIRA– |
16h45 |
MOREIRA, Thami Amarílis Straiotto
A CONSCIÊNCIA MESTIÇA DE GLORIA ANZALDÚA: LÍNGUA E MESTIÇAGEM |
17h |
BARROS, Solange Maria Papa
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE LÍNGUAS: POR UMA POLITICA EMANCIPATÓRIA E DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
17h15 |
Debate |
8h30 |
Mesa 2: Pessoas em situação de rua: exclusão/inclusão? |
|
Prof. Dr. Lésmer Antonio Montecino Soto (PUC – Chile) |
Profa. Dra. Claudia Gabriela D'Angelo (FFyL/UBA) |
Debatedora: Profa. Dra. Maria José R. F. Coracini (Unicamp) |
Debate: 9h30 – 9h50 |
9h50 |
Intervalo |
10h10 |
Sessão coordenada 1
Violência e mídia: questões de representação discursiva |
|
10h10 |
GHIRALDELO, Claudete Moreno (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DA POBREZA EM DOIS VEÍCULOS DE IMPRENSA BRASILEIROS |
10h25 |
GOMES, Maria Carmen Aires
analisando a forma como a mídia impressa brasileira informativa representa a questão da Favelização |
10h40 |
MOREIRA, Kelly Cristina de Almeida
A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA MÍDIA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO |
10h55 |
Debate |
11h15 |
Sessão coordenada 2
(Im)possibilidade de relação com o Outro |
|
11h15 |
PALUDETTO, Diane Heire Silva
IDENTIDADE PERIFÉRICA: A EMPREGADA DOMÉSTICA EM REDES SOCIAIS |
11h30 |
AFONSO, Glauco Moreira
SILVA, Janaína de Fátima Cambuí da
SILVA, Rejane Luiza Canesso
TEIXEIRA, Valéria Maria Borges
O INGRESSO E O RETORNO À ESCOLA: A EJA COMO MODALIDADE ESCOLAR E ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS DOS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES DA TERCEIRA IDADE |
11h45 |
SANTOS, Aparecida de Fátima Amaral dos
ESCOLA, FAMÍLIA E EXCLUSÃO: E A LEITURA? |
12h |
CAVALLARI, Juliana Santana (Coordenadora)
A FALTA DA/NA LÍNGUA DO OUTRO |
12h15 |
Debate |
12h35 |
INTERVALO PARA ALMOÇO |
14h |
Sessão coordenada 3
Discurso e exclusão:uma relação com o outro |
|
14h |
MARTÍNEZ, Fabiana e SGAMMINI, Marcela
ALTERIDAD, ETNOCENTRISMO Y CONFIGURACION DE COLECTIVOS EN EL DISCURSO DE LA “TOLERANCIA CERO” |
14h15 |
PEREIRA, Helder Rodrigues (Coordenador)
SIGNIFICADOS SUBURBANOS DA CIDADE: ARGUMENTO E CRIMINALIDADE |
14h30 |
NEME, María Eleonora
EL PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE AUTOESTIMA A PARTIR DE LA DESTRUCCIÓN DEL OTRO, OBSERVADO EN LA NARRATIVA POLICIAL BRASILERA CONTEMPORÁNEA |
14h45 |
Debate |
15h05 |
Sessão coordenada 4
Representações em movimento: buscando um modo de se dizer |
|
15h05 |
Equipe Larcade
ANÁLISIS CRÍTICO DEL DISCURSO Y CAMBIO SOCIAL: NUEVAS PRÁCTICAS EN LA RELACIÓN MÉDICO-PACIENTE. ADOLESCENTES EMBARAZADAS EN SITUACIÓN DE POBREZA QUE SUFREN VIOLENCIA INTRAFAMILIAR |
15h20 |
NASCIMENTO, Celina Aparecida Garcia de Souza (Coordenadora)
REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES E PROFESSORS DE UNIDADE EDUCACIONAL DE INTERNAÇÃO (UNEI) DO MATO GROSSO DO SUL: UM ENTRE LUGAR – INCLUSÃO OU EXCLUSÃO SOCIAL? |
15h35 |
CAMPOS, Thiago Manchini de
POBREZA E A QUESTÃO CULTURAL: ENTRE A ESTRUTURA E O ACONTECIMENTO |
15h50 |
Debate |
16h10 |
INTERVALO PARA CAFÉ |
16h30 |
Sessão coordenada 5
Narrativas de si como formas de subjetivação diante da exclusão |
|
16h30 |
UYENO, Elzira Yoko (Coordenadora)
MORADOR DE RUA NO CIBERESPACO: INCLUIR-SE NO DISCURSO DA ETICA DO DESEJO CARLA |
16h45 |
VEGA, María Lucía de La
EN TORNO A LA VULNERABILIDAD EN LAS HISTORIAS DE VIDA DE LAS ADOLESCENTES MADRES EN SITUACIÓN DE PROBREZA |
17h |
SCHILDBERG, Maria da Conceição Carvalho
RELATO DE UMA PRESIDIÁRIA QUE COMETEU CRIME HEDIONDO GUIADA POR VOZES: A ESCRITA DE SI E A (RE)CONSTITUIÇÃO DO EU PERANTE A SOCIEDADE EXCLUDENTE |
17h15 |
Debate |
17h35 |
Encerramento |