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Pós-graduação em Linguística – Programa

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Programa

Programa

O Programa de Pós-Graduação em Linguística, em nível de Mestrado e Doutorado, ministrado pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), é regido pelas Normas do Regimento Geral dos cursos de Pós-Graduação da UNICAMP, pelo Regulamento dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem, pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp e por legislação específica vigente.

Integralização:

O curso de Mestrado em Linguística deverá ser integralizado no prazo mínimo de 12 meses e no máximo de 30 meses. No caso de Bolsistas, os prazos máximos poderão sofrer redução de acordo com os compromissos assumidos junto às agências fomentadoras (CAPES, CNPq, FAPESP etc.)

Requisitos para Obtenção do Título de Mestre

Para obter o grau de Mestre, o aluno admitido regularmente para o Mestrado em Linguística deve satisfazer os seguintes requisitos:
1. Demonstrar conhecimento para leitura em língua estrangeira, nos termos da Resolução 02/2023.
2. Completar os créditos em disciplinas, conforme estabelecido na Resolução 04/2023.
3. Ser aprovado no Exame de Qualificação, conforme estabelecido na Resolução 03/2023.
4. Ter aprovada sua Dissertação de Mestrado, conforme previsto no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp.

Capacitação em Língua Estrangeira

Os critérios para demonstrar aptidão em língua estrangeira, necessária à obtenção do grau de Mestre em Linguística estão previstos na Resolução 02/2023.

Orientação e Dissertação de Mestrado

Sob a supervisão de um orientador de Dissertação o aluno elaborará uma Dissertação sobre tema situado no âmbito da área de pesquisa em que cumpriu os créditos do componente específico.

Exame de Qualificação

O mestrando deverá submeter-se a exame de qualificação que versará sobre o projeto de dissertação e será avaliado por uma Comissão Examinadora constituída de três membros, sendo um deles o seu orientador, conforme estabelecido na Resolução 03/2023.

Defesa de Dissertação

O mestrando deverá defender a sua dissertação perante comissão examinadora, de conformidade com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp.

Doutorado em Linguística

O curso de Doutorado em Linguística direciona os estudos para a especialização mais avançada. Por essa razão, os alunos devem escolher os créditos em disciplinas de acordo com os interesses de sua formação e da pesquisa que fazem para a tese.

Integralização:

O curso de Doutorado em Linguística deverá ser integralizado no prazo mínimo de 24 meses e no máximo de 54 meses. No caso de Bolsistas, os prazos máximos poderão sofrer redução de acordo com os compromissos assumidos junto às agências fomentadoras (CAPES, CNPq, FAPESP etc.)

Requisitos para Obtenção do Título de Doutor

Para obtenção do título de Doutor em Linguística, o aluno deverá satisfazer os seguintes requisitos:
1. Demonstrar conhecimento para leitura em línguas estrangeiras, nos termos da Resolução 02/2023.
2. Completar os créditos em disciplinas, conforme estabelecido na Resolução 04/2023.
3. Ser aprovado nos Exames de Qualificação, conforme estabelecido na Resolução 03/2023.
4. Ter aprovada sua Tese de Doutorado, conforme previsto no Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp.

Capacitação em Língua Estrangeira

Os critérios para demonstrar aptidão em línguas estrangeiras necessária à obtenção do grau de Doutor em Linguística estão previstos na Resolução 02/2023 do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Orientação e Tese de Doutorado

Sob a supervisão de um orientador de Tese, o aluno elaborará um Plano de Estudos com a indicação das disciplinas que deverá cursar, desenvolverá seu Projeto de Pesquisa e elaborará sua Tese de Doutorado.

Exames de Qualificação

Para obter o grau de Doutor, o aluno deverá, antes de submeter sua tese à defesa, ser aprovado nos Exames de Qualificação, feitos em duas modalidades:
I – exame de qualificação de área, em área distinta daquela em que desenvolve sua tese;
II – exame de qualificação geral, que incidirá sobre a versão inicial da tese.

Os procedimentos para a realização dos Exames de Qualificação estão regulamentados na Resolução 03/2023.

Defesa de Tese

O candidato deverá defender a sua Tese perante uma Comissão Examinadora, de conformidade com as normas do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp

O Programa acolhe em seus cursos tanto estudantes brasileiros quanto estrangeiros, independentemente da nacionalidade.

Candidatos estrangeiros a Mestrado e Doutorado devem se submeter ao processo seletivo regular do Programa.

Estudantes estrangeiros já matriculados em cursos de Pós-Graduação em seus respectivos países podem ser aceitos como alunos especiais em disciplinas oferecidas pelo Programa, desde que com a autorização do docente responsável.

A fim de preparar sua viagem e conhecer os procedimentos de matrícula na Universidade, tanto candidatos a Mestrado e Doutorado quanto estudantes interessados em cursar disciplinas no Programa devem ler com atenção as instruções da Diretoria Acadêmica, no seguinte endereço:
https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/orientacoes-gerais-estudante-estrangeiro

A Universidade oferece, também, em alguns casos, cursos de Português para estrangeiros. As informações sobre matrículas nesses cursos podem ser encontradas em:
http://www.cel.unicamp.br/

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) – EDITAL Nº 6/2024

Obs.: Não houve candidatos inscritos.

2024

Cronograma interno (Projeto de Cooperação Internacional “Episteme et Scientia da Linguagem):

  • Inscrições: até o dia 24/11/2023.
  • Seleção de candidaturas: 27/11 a 01/12/2023.
  • Resultado da seleção interna: 04/12/2023.
  • Período de recurso: 05 a 07/12/2023.

2023

2022

  • Candidata inscrita: Ana Azevedo Bezerra Felicio
  • Candidata aprovada: Ana Azevedo Bezerra Felicio

2020

Abaixo se encontram os editais de Doutorado Sanduíche vinculados a projetos PRINT do Programa de Pós-Graduação em Linguística aprovados pela CAPES:

  • Candidatas inscritas:
    • Renata Ortiz Brandão
    • Vitória Eugênia Oliveira Pereira
  • Candidata aprovada: Renata Ortiz Brandão
  • Candidata aprovada em vaga remanescente PRPG: Vitória Eugênia Oliveira Pereira
  • Candidata inscrita: Sheilla Maria Resende
  • Candidata aprovada: Sheilla Maria Resende
Informações gerais sobre o PRINT e respectivas normas gerais do Doutorado Sanduíche se encontram em:

Credenciamento

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Linguística foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação (Processo CFE nº 2360/79), segundo Parecer do CFE nº 465/80, de 07/05/1980.

Áreas de Pesquisa

Subáreas de Pesquisa

1.1. Fonética / Fonologia
1.2. Gramática
1.3. Semântica / Pragmática
1.4. Sociolinguística
1.5. Línguas Índígenas
1.6. Linguística Histórica

Linhas de Pesquisa

1.1. Análise, descrição e documentação das línguas naturais

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dedicam à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase em línguas indígenas, a partir de diferentes posições teórico-metodológicas, incluindo tanto estudos voltados à avaliação e formulação de teorias linguísticas, como aqueles que tomam em conta o contexto histórico e sociocultural em que as línguas se inserem. Incluem-se, igualmente, os estudos comparativos, históricos e tipológicos, os estudos relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação referentes a tais línguas, e os estudos que abordam questões de planejamento linguístico e ensino bilíngue.

1.2. Natureza e fatores da significação

Ementa: O objetivo desta linha de pesquisa é estimular e reunir projetos dedicados ao estudo dos processos da significação linguística. Pretende-se colocar em contato projetos desenvolvidos a partir de diferentes posições teórico-metodológicas criando condições para um debate consistente entre estas posições, de modo a movimentar o campo dos estudos do sentido da linguagem com propostas inovadoras. Esta linha tem então como finalidades levar à descrição da significação de línguas diferentes, notadamente daquelas praticadas no Brasil, assim como levar a uma reflexão de nível teórico e metodológico que contribua para o desenvolvimento das disciplinas que se dedicam ao estudo do sentido.

1.3. Sintaxe gerativa das línguas naturais

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo sincrônico, diacrônico, ou da aquisição das propriedades sintáticas de uma determinada língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa.

1.4. Língua, cultura e sociedade

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo do fenômeno linguístico em seu contexto social. Nesse sentido, considerações de ordem social, histórica e cultural são essenciais para a observação, descrição e análise/interpretação das atividades de fala. Em consequência, os trabalhos desenvolvidos sob essa rubrica têm como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável, portanto, do sujeito falante e do grupo a que este pertence.

1.5. Análise e modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos (lógico-formais ou numéricos) de aspectos dos sons das línguas naturais, investigando em particular: o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo; a sua aquisição; os seus desvios patológicos; ou, ainda, a sua reprodução/simulação/decodificação na construção de tecnologias de fala.

Subáreas de Pesquisa

2.1. Estudos de língua e textos da cultura grega
2.2. Estudos de língua e textos da cultura latina

Linhas de Pesquisa

2.1. Línguas e textos da cultura greco-romana

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da língua e cultura grega e latina. Inclui os projetos relacionados a estudos linguísticos do grego antigo e do latim e a tradução e exegese de quaisquer textos escritos nessas línguas.

2.2. História e Teoria da Filologia

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história e dos pressupostos epistemológicos do estudo dos textos clássicos e de sua recepção no mundo moderno, bem como das tarefas filológicas envolvidas (incluindo, por exemplo, reflexão sobre a edição,  tradução e exegese de textos escritos nessas línguas, bem como sobre seu ensino). Envolve o estudo da metalinguagem antiga, das abordagens empregadas em Estudos Clássicos ao longo do tempo, bem como sua relação com outras ciências.

Subáreas de Pesquisa

3.1. Análise do Discurso
3.2. Linguística Textual

Linhas de Pesquisa

3.1. Língua, texto e discurso

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos relacionados à língua falada, a teorias do texto e do discurso. As concepções de língua, texto e discurso, nas diferentes perspectivas teóricas adotadas nas pesquisas, são mobilizadas para explicitar condições de enunciação, questões relativas ao processamento textual, princípios de textualização e fatores de discursividade.

3.2. Língua, sujeito, história

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da constitutividade na relação entre sujeito, língua e história, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. Os projetos inseridos nesta linha adotam a perspectiva discursiva materialista de análise. Rompem com as abordagens conteudísticas pelo descentramento da noção de sujeito, pelo reconhecimento da relação entre ideologia e inconsciente, pela relativização da autonomia da língua, e por conceber a história como prática social de constante demanda por sentidos no confronto com o real.

3.3. Linguagem e psicanálise

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que, tomando a teoria psicanalítica como lugar teórico referencial, visam ao desdobramento, para os estudos linguísticos, das consequências da hipótese de o inconsciente ter estrutura de linguagem, tendo como eixo o estudo da estruturação da subjetividade pela linguagem.

Subáreas de Pesquisa

4.1. Psicolinguística
4.2. Neurolinguística
4.3. Aquisição da Linguagem

Linhas de Pesquisa

4.1. Cérebro, mente e linguagem

Ementa: O objetivo desta linha de pesquisa é estimular estudos dedicados aos processos linguísticos, pragmáticos e discursivos que relacionam linguagem, cérebro e cognição, como é o caso daqueles voltados à afasia, à neurodegenerescência e à surdez, reunindo projetos em vários aspectos relacionados à discussão da semiologia neurolinguística, ao estudo de processos psicolinguísticos implicados na aquisição e na patologia da linguagem, e ao estudo das relações entre o normal e o patológico no funcionamento da linguagem e da cognição humana. Esta linha toma a Linguística como posto de observação de fenômenos linguístico-cognitivos que ocorrem em situação natural (como afasias), bem como daqueles para a cuja observação é necessário lançar mão de métodos experimentais (como a percepção da linguagem escrita e falada).

4.2. A fala e a escrita da criança

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos sobre aquisição de linguagem, incluindo-se aí a aquisição de línguas de sinais por surdos, bem como os chamados distúrbios ou patologias. Vinculam-se ainda a esta linha trabalhos sobre a escrita inicial, relação desenho e escrita e pesquisas elaboradas a partir de fenômenos de clínica. Esta linha de pesquisa aponta para uma posição que privilegia a fala da criança enquanto interrogação dirigida tanto às teorias linguísticas, como às de desenvolvimento.

Subáreas de Pesquisa

5.1. História das Idéias Linguísticas

Linhas de Pesquisa

5.1. Saberes linguísticos, tecnologias e práticas cotidianas

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo dos processos simbólicos, históricos e políticos de construção dos saberes linguísticos sobre a linguagem e a(s) língua(s), e seus modos de textualização pelo Estado, nas Instituições do saber e nas circulações cotidianas. São projetos que se voltam para as relações entre as tecnologias de linguagem (escrita, gramática, dicionário, manuais, textos científicos, linguagem digital etc.) e as tecnologias urbanas (cidades, instituições, bibliotecas, arquivos, rua), a partir de diferentes materialidades significantes.

5.2. Constituição das teorias e métodos linguísticos

Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história das teorias, dos métodos linguísticos e da epistemologia linguística. São projetos com ênfase na análise dos processos de constituição de saberes sobre a linguagem produzidos na história, nas mais diferentes áreas em que tais saberes se produziram, com atenção específica ao domínio da linguística enquanto disciplina que se particulariza na história da ciência. Priorizam-se as condições políticas e sociais em que tais conhecimentos foram produzidos, relacionadas à constituição das línguas nacionais.

Institucional

Conheça a história, o corpo docente e os regulamentos do programa

Programa

Veja a estrutura e o perfil do programa de Pós-graduação em Linguística

Processo Seletivo

Editais em aberto e resultados dos processos anteriores

Estudante Especial

Informações sobre estudante especial

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Disciplinas

Quadro de horários e ementas das disciplinas

Internacionalização

Informações sobre internacionalização

Agenda de Defesas

Agenda das defesas de teses e dissertações

Autoavaliação

Informações sobre autoavaliação

Produção Científica

Repositório de produção científica do programa

Egressos

Por onde andam nossos ex-alunos

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Atendimento

Informações de contato e dos demais programas oferecidos no IEL

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Instituto de Estudos da
Linguagem da Unicamp

Hoje o IEL é composto de três departamentos: o Departamento de Linguística, existente desde 1968; o Departamento de Teoria Literária, em funcionamento desde 1975, mas implantado formalmente em 1982, assim como o Departamento de Linguística Aplicada, originado do Centro de Linguística Aplicada, que já funcionava desde 1974 no IFCH.

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