1.1. Análise, descrição e documentação das línguas naturais
Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dedicam à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase em línguas indígenas, a partir de diferentes posições teórico-metodológicas, incluindo tanto estudos voltados à avaliação e formulação de teorias linguísticas, como aqueles que tomam em conta o contexto histórico e sociocultural em que as línguas se inserem. Incluem-se, igualmente, os estudos comparativos, históricos e tipológicos, os estudos relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação referentes a tais línguas, e os estudos que abordam questões de planejamento linguístico e ensino bilíngue.
1.2. Natureza e fatores da significação
Ementa: O objetivo desta linha de pesquisa é estimular e reunir projetos dedicados ao estudo dos processos da significação linguística. Pretende-se colocar em contato projetos desenvolvidos a partir de diferentes posições teórico-metodológicas criando condições para um debate consistente entre estas posições, de modo a movimentar o campo dos estudos do sentido da linguagem com propostas inovadoras. Esta linha tem então como finalidades levar à descrição da significação de línguas diferentes, notadamente daquelas praticadas no Brasil, assim como levar a uma reflexão de nível teórico e metodológico que contribua para o desenvolvimento das disciplinas que se dedicam ao estudo do sentido.
1.3. Sintaxe gerativa das línguas naturais
Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo sincrônico, diacrônico, ou da aquisição das propriedades sintáticas de uma determinada língua ou de fenômenos sintáticos específicos em várias línguas, na perspectiva da Teoria de Princípios e Parâmetros da Gramática Gerativa.
1.4. Língua, cultura e sociedade
Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo do fenômeno linguístico em seu contexto social. Nesse sentido, considerações de ordem social, histórica e cultural são essenciais para a observação, descrição e análise/interpretação das atividades de fala. Em consequência, os trabalhos desenvolvidos sob essa rubrica têm como horizonte comum a visão da linguagem como uma prática social, indissociável, portanto, do sujeito falante e do grupo a que este pertence.
1.5. Análise e modelamento dos sons das línguas naturais, da gramática à física
Ementa: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem a estudos taxonômicos e/ou hipotético-dedutivos (lógico-formais ou numéricos) de aspectos dos sons das línguas naturais, investigando em particular: o seu funcionamento nas gramáticas das línguas do mundo; a sua aquisição; os seus desvios patológicos; ou, ainda, a sua reprodução/simulação/decodificação na construção de tecnologias de fala.