O Programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes. Atualmente o programa é regulamentado pela
Resolução GR nº 071, de 22 de junho de 2020, e pelo
Projeto de Participação da Unidade, elaborado pela Comissão do PED do IEL, que deve ser consultado para detalhes quanto a atividades, exigências, regras e critérios a serem seguidos pelos alunos e professores para participação no PED. A Comissão do PED também é responsável pela avaliação e aprovação dos projetos e pela distribuição de auxílio financeiro para os projetos selecionados.
Seleção e Aprovação dos Projetos
No IEL, a seleção dos alunos é regida pelo
Edital de Seleção e pelas normativas já citadas, sendo que a aprovação do projeto de realização de atividades PED (com ou sem auxílio financeiro)
não é automática. Para tanto, leva-se em conta o mérito dos projetos, ou seja, as atividades previstas para o estagiário na disciplina e o impacto previsto para sua formação docente. Para detalhes quanto à avaliação do mérito pela Comissão PED do IEL, consulte-se o item 3b do
Projeto de Participação PED do IEL. Além disso, os projetos também serão avaliados no SIGA pela Comissão PED da PRPG em relação a adequação às regras anteriormente citadas.
Etapas do Processo de Seleção
1. Pré-Inscrição: 04 de outubro a 03 de novembro de 2024
No IEL, todas as disciplinas são elegíveis para o PED, exceto as disciplinas de LG e Orientação. Portanto, os alunos interessados em participar do PED deverão, inicialmente, procurar os professores que oferecerão disciplinas na Graduação para verificar a possibilidade e se candidatar. Após isso, deverão preencher o
Formulário de Pré-Inscrição e enviarem formato “.doc” ou “.docx”, no período informado, para o e-mail
cpgiel@iel.unicamp.br, com cópia para o docente responsável (ou docentes responsáveis) pela(s) disciplina(s) em que pretende atuar, bem como para o orientador de Mestrado ou Doutorado. É com base nas informações dos formulários de Pré-Inscrição que a Comissão fará a avaliação do mérito dos projetos e a distribuição dos auxílios. Portanto, aqueles que efetuarem apenas a inscrição no SIGA não serão contemplados e serão automaticamente colocados na lista de espera. O resultado da Pré-Inscrição será divulgado no site e encaminhado por e-mail aos interessados.
2. Inscrição dos alunos no SIGA: 25 de novembro de 2024 a 02 de janeiro de 2025
Tendo feito a pré-inscrição, os alunos deverão realizar a inscrição no SIGA no período acima indicado, conforme instruções do sistema e
do Manual. Caso o aluno se inscreva no SIGA sem ter feito a pré-inscrição, será automaticamente colocado em lista de espera.
Atenção: o aluno que, embora tenha feito a pré-inscrição, não se inscrever no SIGA no período indicado, ficará fora do programa.
3. Submissão dos Projetos: 22 a 29 de janeiro de 2025
Os professores supervisores das disciplinas deverão entrar no SIGA e registrar as informações do Projeto PED (que devem ser as mesmas já enviadas no formulário da Pré-inscrição), conforme instruções do sistema e
do Manual. A submissão do Projeto libera o sistema para que o aluno possa confirmar a participação.
4. Confirmação de Participação pelo Aluno: 22 a 30 de janeiro de 2025
Após a submissão do Projeto pelo supervisor, mesmo já tendo passado pela etapa de pré-inscrição e assumido o compromisso com o docente, o aluno deverá entrar no sistema para confirmar sua participação como estagiário. Sem a confirmação, toda a inscrição é invalidada. Caso o aluno tenha sido contemplado com auxílio financeiro, nesta etapa também será necessário inserir os dados bancários para recebimento.
5. Aprovação do Orientador: 22 a 31 de janeiro de 2025
Todo o processo de inscrição no PED deve ser feito pelo aluno com anuência do orientador, que, além de autorizar o aluno na fase inicial, deverá entrar no sistema em período específico para confirmar sua concordância. Sem essa confirmação, toda a inscrição é invalidada. Caso o orientador seja também o supervisor da disciplina, essa anuência pode ser feita no momento da submissão do projeto.
ATENÇÃO: As etapas 3, 4 e 5 ocorrerão ao mesmo tempo no SIGA, mas devem ser feitas na ordem, pois são dependentes uma da outra. Ou seja, o supervisor precisa fazer a atualização do projeto para que depois o aluno possa confirmar a participação e, depois, o orientador fazer o mesmo. Recomendamos que haja comunicação entre as partes para evitar que o estágio não seja efetivado pela ausência de atuação de alguma das partes.
Após todo o processo de inscrição e avaliação interno ao IEL, os projetos serão avaliados também pela Comissão PED da PRPG.
Observações:
– É importante ressaltar que o processo de inscrição e seleção mudou, sendo totalmente on-line e ficando a cargo dos alunos e dos professores supervisores a submissão das informações diretamente no sistema. Também ali, o supervisor registrará a frequência mensal do estagiário e ambos submeterão seus relatórios ao final do período.
– As datas divulgadas para cada etapa não serão alteradas, e o sistema será fechado após o término do período. Por isso, não serão aceitos pedidos fora do prazo, nem será possível abrir exceções.
– Dúvidas deverão ser esclarecidas diretamente com a Secretaria de Pós-Graduação do IEL.
Regras de Participação
PED-C: Atividades de apoio à docência sob supervisão
– Podem participar alunos de Mestrado ou Doutorado.
– Atuação em 1 única disciplina, com no máximo 2 turmas.
– Carga didática (horas de aulas que o estagiário irá assumir) não é obrigatória. Se indicada deve seguir:
— Carga didática em disciplinas de até 90 horas semestrais: máximo 1/3 da carga horária para o PED, somando-se as turmas.
— Carga didática em disciplinas acima de 90 horas semestrais: máximo de 30 horas para o PED, somando-se as turmas.
PED-B: Atividades de docência parcial sob supervisão
– Podem participar apenas alunos de Doutorado que já tenham participado anteriormente como PED C ou com experiência docente prévia devidamente comprovada.
– Atuação em 01 única disciplina, com no máximo de 2 turmas OU 02 disciplinas com no máximo 1 turma cada.
– Carga didática (horas de aulas que o estagiário irá assumir) é obrigatória, devendo ser indicada nos moldes abaixo:
— Carga didática em disciplinas de até 90 horas semestrais: mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária para o PED.
— Carga didática em disciplinas acima de 90 horas semestrais: mínimo de 30 horas e máximo de 60 horas para o PED.
Auxílio Financeiro
O IEL recebe semestralmente uma verba destinada ao pagamento de auxílios financeiros do PED. Essa verba é distribuída pela Comissão do PED entre os Programas do IEL seguindo os critérios definidos no Projeto de Participação. Uma vez que a verba que recebemos tem sido menor que o número de projetos aceitos, faz-se necessário adotar critérios de distribuição de auxílios, que são definidos por cada Programa, caracterizando-se os demais projetos como PED voluntários. Para os projetos contemplados com auxílio financeiro, esse será pago em até 5 parcelas de:
PED C – R$ 753,00
PED B – R$ 1.254,00
Critérios de Atribuição de Auxílio Financeiro
PPG em Linguística Aplicada/Teoria e História Literária
Os critérios para atribuição de auxílio financeiro para projetos PED no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada / Teoria e História Literária são os seguintes:
Quanto às disciplinas, são prioritárias:
a) Disciplina obrigatória ou de serviço;
b) Disciplina do noturno;
c) Disciplina com grande número de alunos a serem atendidos (de acordo com demanda prevista pela DAC);
d) Disciplina ministrada por professores e pesquisadores do quadro permanente do IEL.
Quanto aos alunos estagiários, priorizam-se:
a) Aluno sem bolsa de Mestrado ou Doutorado;
b) CR mais alto do aluno;
c) Aluno que nunca teve auxílio financeiro (antes denominado “bolsa”) PED.
PPG em Linguística
Os critérios para atribuição de auxílio financeiro para projetos PED no Programa de Pós-Graduação em Linguística são os seguintes:
Quanto às disciplinas, são prioritárias, nesta ordem:
a) Disciplina obrigatória/ de serviço do noturno;
b) Disciplina obrigatória/ de serviço do diurno;
c) Disciplina com grande número de alunos a serem atendidos;
Consideram-se, em seguida, os seguintes itens:
d) carga didática do docente;
e) necessidades específicas do docentes/ turma (por exemplo: previsão de aposentadoria e ou de afastamento; alunos com necessidades especiais matriculados).
Obs.: evita-se dar bolsa PED para mais de um estagiário sob a supervisão do mesmo docente
Quanto aos alunos estagiários, priorizam-se, como critério de desempate:
a) Aluno sem bolsa de Mestrado ou Doutorado
b) Aluno que nunca teve auxílio financeiro (antes denominado “bolsa”) PED
c) CR mais alto do aluno
Ao privilegiar os itens relativos a disciplinas e considerar os itens quanto aos alunos como critérios de desempate, o Departamento entende que os professores possam alocar preferencialmente alunos sem bolsa de Mestrado ou Doutorado em disciplinas (obrigatórias, noturnas, com grande número de alunos) que atendem de modo mais imediato ao Instituto como um todo. Dessa forma, contemplam-se necessidades dos estagiários e do Instituto ao mesmo tempo.
Composição da Comissão PED
Coordenador Geral de Pós-Graduação
Coordenador do Programa de Linguística
Coordenador do Programa de Linguística Aplicada
Coordenador do Programa de Teoria e História Literária
Representante da Graduação
Representante Discente Geral
Obs.: demais representantes da equipe de cada Programa, ou dos representantes discentes, podem ser convocados ad hoc para compor a comissão.
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