O programa do IEL mantém uma forte interface com a educação básica e a comunidade externa por meio de diversas iniciativas:
Projetos de Inserção de Alunos da Escola Pública
- Ciências e Artes nas Férias: recebe jovens do Ensino Médio para estágios de pesquisa.
- ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior): docentes do PPG-THL (Daniela Birman, Cristina Costa, Jefferson Cano, Mario Frungilo) ministram disciplinas e orientam projetos. O ProFIS oferece 120 vagas anuais para estudantes de escolas públicas de Campinas com bom desempenho no ENEM. Alunos das primeiras turmas do ProFIS já ingressaram na Pós-Graduação do programa.
Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest)
Docentes do PPG-THL (Alexandre Soares Carneiro, Alfredo César Barbosa de Melo, Lúcia Granja e Orna Levin) participam ativamente da Comvest, órgão responsável pela seleção de candidatos aos cursos de Graduação da Unicamp. As responsabilidades incluem:
- Formação e seleção de corretores das provas de redação, língua e literaturas.
- Encontros anuais com professores da rede de ensino para apresentar e comentar o exame.
- Elaboração e correção das provas de ingresso, incluindo questões de linguagens e interdisciplinares.
- Revisão de língua e conteúdo das provas.
- Elaboração de relatórios qualitativos.
- Produção de material bibliográfico (provas comentadas) para orientação de professores e alunos do ensino médio.
- Seleção da lista de livros de literatura exigida pelo vestibular, reconhecida pela diversidade, abrangência de gêneros e períodos literários.
Essas atividades têm um impacto social e pedagógico significativo, atingindo anualmente cerca de 80 mil candidatos de diversas regiões do Brasil, com formações culturais e pertencimentos sociais diversificados. O vestibular da Unicamp é um canal fundamental de comunicação entre a universidade pública e a comunidade externa.
Produção de Materiais Didáticos e Paradidáticos
- Docentes, em conjunto com alunos de Graduação e Pós-graduação, desenvolvem projetos para a produção de materiais didáticos e paradidáticos, disponíveis para professores do ensino público e privado.
- Há colaboração com o Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit), liderado pela professora Cynthia Agra de Brito Neves (Linguística Aplicada), para discutir letramentos literários, didática da literatura, leitura literária e ensino de literatura na educação básica.
Edições Críticas e Anotadas de Obras Literárias
A produção bibliográfica dos docentes inclui frequentemente a preparação de edições críticas e edições anotadas de obras literárias, destinadas ao ensino universitário e ao Ensino Médio, publicadas por selos com coleções voltadas à educação (Edusp, Unicamp). Exemplos incluem:
- Professor Jefferson Cano: verbetes no Dicionário da Independência do Brasil (Edusp, 2022).
- Professora Orna Levin: ensaio “A estalagem e a República” em Naturalistas. Multiclássicos (Edusp). Publicação do livro “Contos de Mário de Andrade – Edição Acessível” (2021) pela Editora da Unicamp.
- Professor Alfredo Melo e C. A. Neves: Vestibular Unicamp 2021 (Editoração/Livro) pela Editora da Unicamp.
- Professora Elena Brugioni, Fernanda Gallo e G. B. Zanfelice: A Obra Literária de João Paulo Borges Coelho. Panorama Crítico (Editora Unicamp, 2022).
- Professor Márcio Seligmann-Silva: “A virada testemunhal e decolonial do saber histórico” (Editora da UNICAMP, 2022). Coordenador da Comissão Editorial da coleção “Espaços da Memória” da Editora da UNICAMP, indicou e acompanhou a publicação de Bénédicte Savoy, “A luta da África por sua arte” (Editora da Unicamp, 2022), obra fundamental para o debate sobre a restituição de obras de arte em contextos coloniais. Publicou também “Passagem para o outro como tarefa. Tradução, testemunho e pós-colonialidade” (Editora da UFRJ, 2022).
Projetos Pibid e Residência Pedagógica
Há uma forte atuação dos docentes na formação de quadros profissionais por meio dos projetos Pibid e Residência Pedagógica da Capes, voltados para estudantes de Letras e Estudos Literários.
- Professor Marcos Lopes coordenou a primeira edição do projeto Pibid na área de Língua e Literatura (2017-2019) com Jefferson Cano.
- A partir de 2020, o Professor Lopes atua na Residência Pedagógica, e a Professora Orna Levin assumiu a função no Pibid.
- O subprojeto do IEL no Pibid da Unicamp, “Metodologias no ensino de literatura e de gramática: da educação básica à universidade”, visa promover o diálogo interdisciplinar entre as áreas de Linguagens da educação básica. O projeto, em curso e com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, conta com a interação de 3 professoras supervisoras.
- Egressos do programa exercem papel significativo na conexão com o ensino básico, atuando em cursinhos populares e apoiando jovens que desejam ingressar na universidade.
Universidade de Portas Abertas (UPA)
A UPA, evento anual, estabelece uma ponte contínua entre a Unicamp e o Ensino Básico. Professores e alunos do IEL apresentam as atividades de pesquisa e ensino para estudantes do Ensino Médio de diversos estados. Os visitantes conhecem os cursos de Graduação, as pesquisas e projetos de Pós-Graduação, além de órgãos como o CEDAE e a Biblioteca. A participação dos próprios alunos na UPA fortalece a ligação entre universidade e escola.
Congresso de Iniciação Científica
O Congresso de Iniciação Científica da Unicamp promove anualmente o contato do programa com a comunidade externa.
- O XXIX Congresso (2021) teve 1.433 trabalhos inscritos.
- O XXX Congresso (2022) teve 1.200 inscritos.
- O XXXI Congresso (2023) teve 1.339 trabalhos inscritos, com 55 submetidos por estudantes do ensino médio, totalizando 1.470 estudantes participantes.
- Em 2024, o número de trabalhos inscritos foi novamente perto de 1.200.
O congresso é aberto ao público e atrai estudantes da rede pública e privada, professores e alunos de fora da Universidade, sendo um evento tradicional na agenda da comunidade escolar da região.
Assessoramento Técnico a Órgãos Governamentais
Docentes do programa também prestam assessoramento técnico a órgãos governamentais.
- Professora Orna Levin participou do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do MEC, atuando como membro titular da Comissão Técnica na área de Linguagens e Suas Tecnologias para a avaliação pedagógica de obras didáticas do Edital PNLD 2021.