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Impacto social – THL

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Contribuição do IEL para a Sociedade e Comunidade Acadêmica

O programa do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp tem como pilares a formação de recursos humanos qualificados e a produção intelectual e técnica. A relação com a comunidade acadêmica e a sociedade é expressa pela atuação de seus egressos como difusores e multiplicadores de conhecimento.

Produção Intelectual e Divulgação

A produção intelectual e técnica do IEL se manifesta em diversas formas, incluindo:

  • Publicações acadêmicas: artigos em periódicos, capítulos de livros, livros e traduções.
  • Produção para o público geral: artigos em jornais ou revistas, apresentações de trabalho, cursos de curta duração, desenvolvimento de material didático, organização de eventos, programas de rádio ou TV e exposições.

Docentes do programa são frequentemente convidados para participar de debates, programas e escrever em veículos de grande alcance, como a Folha de S. Paulo e a Revista Cult, demonstrando o impacto do trabalho de divulgação e democratização de ideias estéticas, literárias, históricas e teóricas.

Atividades Formativas e de Extensão

A vocação do programa combina-se com a realização de atividades formativas, como:

  • Coordenação e oferta de Cursos de Extensão e de Especialização no IEL-Unicamp.
  • Participação histórica de docentes em projetos de formação continuada para professores da rede pública estadual de São Paulo.

Diversos professores do IEL se destacam por suas contribuições específicas:

Professor Fábio Durão

  • Mantém um grupo de pesquisa ativo com ex-orientandos.
  • Organiza eventos no IEL com palestrantes nacionais e internacionais.
  • Atua em comitês editoriais de 12 revistas (5 internacionais).
  • Foi editor da revista Remate de Males (vinculada ao PPG) por 4 anos.
  • É parecerista para agências de fomento como Capes, CNPq, Fapesp e diversas editoras.

Professora Lúcia Granja

  • Coordenadora de atividades de graduação, incluindo extensão universitária.
  • Oferece suporte material para disciplinas de remição de pena em presídios femininos.
  • Apoia as atividades editoriais da Editora-escola ASA DA PALAVRA, criada por professores do PPG-THL.

Professora Miriam Garate

  • Coorganizou os 5 volumes de “Temas de história da literatura hispano-americana” (4 publicados em 2022 e 2023), fruto do Grupo CNPq “Estudos literários interamericanos e transatlânticos”.
  • Orientou estudantes de pós-graduação que colaboraram com traduções de capítulos de pesquisadores estrangeiros e apresentaram trabalhos em congressos da Associação Brasileira de Hispanistas (2022 e 2024).
  • Uma de suas doutorandas, Talita Jordina Rodrigues, egressa em março de 2024, recebeu o Prêmio de melhor tese concedido pela Associação Brasileira de Hispanistas em 2024 (título da tese: Nem covardes, nem canivais: Diálogos entre Roberto Blaño y Juan Villoro, a ser publicada pela ABH em versão digital).

Professora Daniela Birman

  • Atuou na Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) entre 2021 e 2024, integrando a banca de elaboração da prova de Redação.
  • É coautora de capítulos de livro para docentes e estudantes do ensino médio e superior.
  • Desde 2018, lidera o grupo de pesquisa “Exodus: Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões”, sediado no IEL, que reúne pesquisadores e estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior (China e Reino Unido), organizando eventos e publicações.

Professora Maria Esther Maciel

  • Pesquisadora afiliada do Projeto Eco Amazónia na Universidade de Coimbra, sobre a inscrição de plantas e animais em produções culturais latino-americanas.
  • Coorganizou o dossiê temático “Imaginários Botânicos” da Revista Cerrados (vol. 31, n.60) do Programa de Pós-Graduação em Literatura – UnB.
  • Suas pesquisas influenciam não só os estudos literários, mas também a relação humanos-não-humanos, temas socioambientais e de bioética.

Professor Eduardo Sterzi

  • Coordenou o projeto Print-Capes Metamorfoses da Literatura no Tempo das Imagens entre 2022 e 2024, gerando bolsas internacionais para pesquisa no PPG-THL.

Professor Marcos Lopes

  • Secretário da gestão 2023 da ALALITE (Associação Latino-Americana de Teologia e Literatura).
  • Organizou dois dossiês temáticos relacionados a estudos da literatura e da religião.

Professor Jefferson Cano

  • Atua no bacharelado de Estudos Literários.
  • Contribuiu com a coordenação da publicação da revista dos discentes do curso: “ARCÁDIA: Revista de Literatura e Crítica Literária”.

Professor Márcio Seligmann-Silva

  • Participa ativamente de cursos e atividades culturais fora da Universidade, como minicursos (“Quatro aulas sobre Kafka”, “Fotografia e Trauma”, “Da Fronteirização à Extra-territorialidade” e “Walter Benjamin e a Guerra de Imagens”) e debates.
  • Organizou o evento “Marcelo Brodsky: Arte, Memória E Testemunho” e foi curador da exposição “MARCELO BRODSKY: EXÍLIOS, ESCOMBROS, RESISTÊNCIAS” no Museu Judaico de São Paulo.
  • É vice-presidente da ICLA (International Comparative Literature Association) desde agosto de 2019.
  • Foi representante e coordenador da área de Letras junto ao CNPq (2019-2022).
  • Foi jurado do Prêmio Oceanos em 2023 e 2024.
  • Organizou o dossiê “Brazil in the Midst of Neoliberal Turmoil: Devastation and Resistance” (Portuguese Studies, vol. 37, no. 1, 2021).
  • É parecerista para diversas publicações acadêmicas e editoras nacionais e internacionais.

Professora Márcia Abreu

  • Idealizou e coordena, desde 2022, a editora-escola Asa da Palavra, pioneira no IEL.
  • A Asa da Palavra oferece formação prática e teórica em editoração para alunos, com foco na produção de e-books.
  • Recebe originais da Unicamp e de pesquisadores do Brasil e do exterior, avaliados por um Conselho Científico.
  • Integra o Certificado de Estudos em Editoração (criado em 2019) e contribui para o desenvolvimento de habilidades profissionais (revisão, diagramação, divulgação científica e cultural, tradução).
  • Já publicou 28 títulos, incluindo estudos científicos, monografias premiadas, obras literárias e traduções, disponibilizadas gratuitamente no site do IEL.
  • Desde 2022, coordena o grupo de pesquisa “Efeitos do contato de crianças hospitalizadas com narrativas ficcionais”, com financiamento da Fapesp e bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O projeto conta com pesquisadores e estudantes, além da colaboração da Associação Viva e Deixe Viver.
  • Desde 2024, coordena o projeto de pesquisa e extensão universitária Caminhos da Liberdade, em parceria com docentes de psicologia e órgãos do governo de São Paulo.

Professor Marcos Siscar

  • Além de livros e artigos acadêmicos, destaca-se como poeta e tradutor.
  • Publicou, por exemplo, Samuel Beckett. Poesia completa (introdução, tradução e notas) em 2022.

Professora Elena Brugioni

  • Seu livro “Literaturas Africanas Comparadas. Paradigmas críticos e representações em contraponto” (Editora Unicamp, 2019) foi indicado na bibliografia do edital de concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2023).
  • Assessorou ciclos de seminários em Literaturas Africanas (2020-2023).
  • Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Africanos (Abe-Africa) (2024-2026).
  • Coordenadora do Centro de Pesquisa Kaliban, com participação de alunos de graduação e pós-graduação.
  • Organizou 5 dossiês temáticos em revistas científicas nacionais e internacionais, como Portuguese Studies (2021) e Remate de Males (2022).
  • Membro do conselho Editorial da Revista Mulemba (UFRJ) e da Revista Letras Raras (UFCG).
  • Assessorou editoras acadêmicas (Peter Lang e Editora da Unifesp) e atuou como parecerista regularmente.

Professora Orna Levin

  • Participou da Comissão de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021 como membro titular do comitê técnico (área de Linguagens e suas Tecnologias).
  • Membro da banca elaboradora de provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Comvest/Unicamp (2021).
  • Participou e coordenou o subprojeto de Língua Portuguesa do Projeto Pibid – IEL/UNICAMP (2021 e 2022), em colaboração com professores de Linguística Aplicada e Linguística. O projeto, com 28 bolsistas CNPq e 6 professoras supervisoras, resultou na publicação de um capítulo de livro.
  • Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Da Autoria Literária: história, atualidade e perspectivas” (2022-2024), com Hélio Seixas Guimarães (USP).

O programa do IEL mantém uma forte interface com a educação básica e a comunidade externa por meio de diversas iniciativas:

Projetos de Inserção de Alunos da Escola Pública

  • Ciências e Artes nas Férias: recebe jovens do Ensino Médio para estágios de pesquisa.
  • ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior): docentes do PPG-THL (Daniela Birman, Cristina Costa, Jefferson Cano, Mario Frungilo) ministram disciplinas e orientam projetos. O ProFIS oferece 120 vagas anuais para estudantes de escolas públicas de Campinas com bom desempenho no ENEM. Alunos das primeiras turmas do ProFIS já ingressaram na Pós-Graduação do programa.

Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest)

Docentes do PPG-THL (Alexandre Soares Carneiro, Alfredo César Barbosa de Melo, Lúcia Granja e Orna Levin) participam ativamente da Comvest, órgão responsável pela seleção de candidatos aos cursos de Graduação da Unicamp. As responsabilidades incluem:

  • Formação e seleção de corretores das provas de redação, língua e literaturas.
  • Encontros anuais com professores da rede de ensino para apresentar e comentar o exame.
  • Elaboração e correção das provas de ingresso, incluindo questões de linguagens e interdisciplinares.
  • Revisão de língua e conteúdo das provas.
  • Elaboração de relatórios qualitativos.
  • Produção de material bibliográfico (provas comentadas) para orientação de professores e alunos do ensino médio.
  • Seleção da lista de livros de literatura exigida pelo vestibular, reconhecida pela diversidade, abrangência de gêneros e períodos literários.

Essas atividades têm um impacto social e pedagógico significativo, atingindo anualmente cerca de 80 mil candidatos de diversas regiões do Brasil, com formações culturais e pertencimentos sociais diversificados. O vestibular da Unicamp é um canal fundamental de comunicação entre a universidade pública e a comunidade externa.

Produção de Materiais Didáticos e Paradidáticos

  • Docentes, em conjunto com alunos de Graduação e Pós-graduação, desenvolvem projetos para a produção de materiais didáticos e paradidáticos, disponíveis para professores do ensino público e privado.
  • Há colaboração com o Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit), liderado pela professora Cynthia Agra de Brito Neves (Linguística Aplicada), para discutir letramentos literários, didática da literatura, leitura literária e ensino de literatura na educação básica.

Edições Críticas e Anotadas de Obras Literárias

A produção bibliográfica dos docentes inclui frequentemente a preparação de edições críticas e edições anotadas de obras literárias, destinadas ao ensino universitário e ao Ensino Médio, publicadas por selos com coleções voltadas à educação (Edusp, Unicamp). Exemplos incluem:

  • Professor Jefferson Cano: verbetes no Dicionário da Independência do Brasil (Edusp, 2022).
  • Professora Orna Levin: ensaio “A estalagem e a República” em Naturalistas. Multiclássicos (Edusp). Publicação do livro “Contos de Mário de Andrade – Edição Acessível” (2021) pela Editora da Unicamp.
  • Professor Alfredo Melo e C. A. Neves: Vestibular Unicamp 2021 (Editoração/Livro) pela Editora da Unicamp.
  • Professora Elena Brugioni, Fernanda Gallo e G. B. Zanfelice: A Obra Literária de João Paulo Borges Coelho. Panorama Crítico (Editora Unicamp, 2022).
  • Professor Márcio Seligmann-Silva: “A virada testemunhal e decolonial do saber histórico” (Editora da UNICAMP, 2022). Coordenador da Comissão Editorial da coleção “Espaços da Memória” da Editora da UNICAMP, indicou e acompanhou a publicação de Bénédicte Savoy, “A luta da África por sua arte” (Editora da Unicamp, 2022), obra fundamental para o debate sobre a restituição de obras de arte em contextos coloniais. Publicou também “Passagem para o outro como tarefa. Tradução, testemunho e pós-colonialidade” (Editora da UFRJ, 2022).

Projetos Pibid e Residência Pedagógica

Há uma forte atuação dos docentes na formação de quadros profissionais por meio dos projetos Pibid e Residência Pedagógica da Capes, voltados para estudantes de Letras e Estudos Literários.

  • Professor Marcos Lopes coordenou a primeira edição do projeto Pibid na área de Língua e Literatura (2017-2019) com Jefferson Cano.
  • A partir de 2020, o Professor Lopes atua na Residência Pedagógica, e a Professora Orna Levin assumiu a função no Pibid.
  • O subprojeto do IEL no Pibid da Unicamp, “Metodologias no ensino de literatura e de gramática: da educação básica à universidade”, visa promover o diálogo interdisciplinar entre as áreas de Linguagens da educação básica. O projeto, em curso e com parceria da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, conta com a interação de 3 professoras supervisoras.
  • Egressos do programa exercem papel significativo na conexão com o ensino básico, atuando em cursinhos populares e apoiando jovens que desejam ingressar na universidade.

Universidade de Portas Abertas (UPA)

A UPA, evento anual, estabelece uma ponte contínua entre a Unicamp e o Ensino Básico. Professores e alunos do IEL apresentam as atividades de pesquisa e ensino para estudantes do Ensino Médio de diversos estados. Os visitantes conhecem os cursos de Graduação, as pesquisas e projetos de Pós-Graduação, além de órgãos como o CEDAE e a Biblioteca. A participação dos próprios alunos na UPA fortalece a ligação entre universidade e escola.

Congresso de Iniciação Científica

O Congresso de Iniciação Científica da Unicamp promove anualmente o contato do programa com a comunidade externa.

  • O XXIX Congresso (2021) teve 1.433 trabalhos inscritos.
  • O XXX Congresso (2022) teve 1.200 inscritos.
  • O XXXI Congresso (2023) teve 1.339 trabalhos inscritos, com 55 submetidos por estudantes do ensino médio, totalizando 1.470 estudantes participantes.
  • Em 2024, o número de trabalhos inscritos foi novamente perto de 1.200.

O congresso é aberto ao público e atrai estudantes da rede pública e privada, professores e alunos de fora da Universidade, sendo um evento tradicional na agenda da comunidade escolar da região.

Assessoramento Técnico a Órgãos Governamentais

Docentes do programa também prestam assessoramento técnico a órgãos governamentais.

  • Professora Orna Levin participou do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do MEC, atuando como membro titular da Comissão Técnica na área de Linguagens e Suas Tecnologias para a avaliação pedagógica de obras didáticas do Edital PNLD 2021.

A interação do PPG-THL com a Graduação nos cursos de Estudos Literários e Letras do IEL é total, destacando-se:

  • Orientações de Monografias e Iniciações Científicas.
  • Cursos “Acompanha”: permitem a matrícula de alunos de graduação dos últimos semestres em disciplinas da pós-graduação abertas para essa modalidade, uma experiência muito produtiva e aprovada.

(Com exceção dos professores aposentados e da Professora Maria Esther Maciel, todos os docentes orientaram Monografias e/ou Iniciações Científicas e ministraram cursos na Graduação no período.)

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