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Autoavaliação – THL

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

A autoavaliação é um processo contínuo e fundamental para o aprimoramento da qualidade do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária (PPG-THL) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Nosso objetivo é qualificar a formação discente e fortalecer a produção intelectual, garantindo a excelência acadêmica.

A Unicamp possui uma longa e consolidada tradição em avaliação institucional, que se iniciou nos anos 80 e 90 com a avaliação de Centros, Núcleos e Unidades de Ensino e Pesquisa.

  • Retomada sistemática: A partir dos anos 2000, o processo foi intensificado em conformidade com as Resoluções do Conselho Estadual de Educação (CEE).
  • Recredenciamento vinculado: Desde 2003, o recredenciamento da universidade junto ao CEE está diretamente ligado à Avaliação Institucional.
  • Legislação vigente: A Deliberação CEE 160/2018 regulamenta a autoavaliação contínua e permanente, abrangendo ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Ciclos de Avaliação e Planejamento Estratégico

  • Ciclos de avaliação: Os Institutos e Faculdades passaram por ciclos bienais e triênios, e posteriormente ciclos quinquenais.
  • Integração com a gestão estratégica: Desde 2013, a avaliação institucional é articulada com o Ciclo de Gestão Estratégica, sob coordenação da PRDU/COPEI, resultando nos Planejamentos Estratégicos (Planes).

Governança atual: Atualmente, a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) é responsável pela governança da Avaliação Institucional e do Planejamento Estratégico.

No IEL, a autoavaliação é realizada periodicamente, tanto na esfera administrativa quanto acadêmica.

  • Graduação: Os cursos de Graduação passam por avaliações continuadas e presenciais, com reuniões semestrais e eventos específicos.
  • Pós-Graduação: Cada Programa de Pós-Graduação conduz sua própria avaliação, de forma independente.
  • Avaliação docente: O desempenho dos docentes é avaliado por meio do Relatório de Atividades Docentes (RAD), um sistema informatizado que compila informações sobre ensino, pesquisa e extensão. Esses relatórios são analisados por coordenações e instâncias superiores da Universidade.

Avaliação discente: Os alunos de Pós-Graduação elaboram relatórios internos anuais/semestrais com dados sobre disciplinas, desempenho, projetos de pesquisa, participação em eventos e publicações, acompanhados por seus orientadores.

O PPG-THL tem se dedicado ativamente à autoavaliação para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Seminário de Autoavaliação 2019 e Adaptações

  • Comissão de Avaliação: Em 2019, o Programa formou uma Comissão de Avaliação com docentes e discentes para um novo processo de avaliação diagnóstica. 
  • Impacto da pandemia: O primeiro Seminário de Autoavaliação, previsto para abril de 2020, foi adaptado para o formato virtual devido à pandemia, utilizando formulários eletrônicos do Google.
  • Resultados do questionário (2020): Dos 128 alunos matriculados, 87 responderam ao questionário, fornecendo um panorama sobre as expectativas, necessidades e aspectos sensíveis do Programa. 
    • Perfil dos ingressantes: Os dados revelaram a diversidade de origem dos ingressantes (IES públicas e privadas de várias regiões do país).
    • Motivação: A tradição e o histórico do Programa, o caráter inovador das pesquisas e a afinidade com os orientadores são os principais fatores de motivação para os candidatos.
    • Produção acadêmica discente: Os dados demonstraram forte participação em eventos científicos (89,6% apresentaram trabalhos) e produção bibliográfica significativa, com destaque para o crescimento da coautoria em 2020.
    • Internacionalização: 32,2% dos alunos declararam ter apresentado trabalhos no exterior, e 41,4% manifestaram o desejo de realizar pesquisa de campo internacional. Houve apoio de agências como Capes, Fapesp e Santander.
    • Satisfação geral: Os discentes demonstraram satisfação com as instalações, infraestrutura, recursos tecnológicos, bibliográficos e financeiros, bem como com o elevado nível de formação oferecido.

Processos e Procedimentos da Autoavaliação (2023-2024)

A autoavaliação do PPG-THL busca aprimorar continuamente a formação discente e a produção intelectual do programa.

  • Aplicação de Questionários
    • Participação: Questionários foram aplicados a discentes e egressos em 2023 e 2024, com um aumento significativo na adesão de respostas (de 24 em 2023 para 84 em 2024).
    • Demandas apontadas
      • Maior suporte financeiro para eventos acadêmicos e publicações.
      • Maior proximidade e orientação docente na produção acadêmica.
      • Melhor estrutura física para estudo e convívio.
      • Melhor acolhimento aos ingressantes.
  • Seminários e Reuniões de Autoavaliação
    • Seminário de Autoavaliação Discente (24/10/2024): Discussão sobre formação e inserção profissional, com destaque para a necessidade de acompanhamento mais efetivo da orientação e maior integração entre os estudantes.
    • Reunião de Autoavaliação Docente (07/11/2024): Foco na orientação, oferta curricular e interação discente. Docentes reforçaram o compromisso com maior proximidade no acompanhamento de projetos e periodicidade nas reuniões.
    • Reunião do Setor Técnico-Administrativo: Debateu melhorias nos processos burocráticos e necessidades de infraestrutura, com destaque para a deficiência de espaços físicos para estudos.

Resultados e Ações Implementadas

Os resultados da autoavaliação foram cruciais para a identificação de pontos fortes e desafios, levando a ações concretas para aprimorar o Programa.

  • Formação Discente
    • Valorização: A formação intelectual é altamente valorizada (79,1% dos respondentes atribuíram nota máxima).
    • Preocupação: Há preocupação com a empregabilidade (apenas 19,8% consideram forte impacto profissional).
    • Ações implementadas
      • Obrigatoriedade de apresentação de trabalhos (Resolução 02/2024).
      • Criação de disciplina para ingressantes focada em apresentação de pesquisas e produção acadêmica.
      • Maior suporte à publicação acadêmica e participação em eventos.
  • Produção Intelectual
    • Exigência de publicação: Formalizada em 2024, mestrandos devem apresentar ao menos um trabalho por ano, e doutorandos, publicar ou apresentar ao menos dois.
  • Infraestrutura e Apoio Institucional
    • Demandas: Ampliação de espaços de estudo e interação, maior suporte para eventos acadêmicos e melhor orientação sobre publicação e carreira acadêmica.
    • Ações implementadas
      • Criação de uma sala de convívio para estudantes (a ser equipada em 2025).
      • Melhora da plataforma digital do IEL para facilitar o acesso a informações acadêmicas.
      • Estabelecimento de reunião anual de recepção aos ingressantes com participação de veteranos.
      • Direcionamento prioritário da verba PROEX para apoio a atividades do corpo discente.
  • Demandas dos Funcionários Técnico-Administrativos
    • Preocupações: Falta de pessoal, processos burocráticos complexos e necessidade de capacitação contínua.
    • Ações em andamento
      • Reforço do pedido de reposição de vagas à administração da universidade.
      • Melhora da infraestrutura dos setores administrativos.
      • Simplificação de processos burocráticos e adoção de soluções digitais.
      • Oferta de capacitações periódicas para funcionários.

Acesse aqui o Relatório da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária 2024.

Composição da Comissão:

  • Fabio Akcelrud Durão – membro docente
  • Mário Luiz Frungillo – membro docente
  • Miriam Viviana Gárate – membro docente
  • Bruno Mendes dos Santos (Unesp-Assis) – membro egresso e externo
  • Claudia Tavares Alves (Unesp-Assis) – membro egresso e externo
  • Yaisa Melina de Araujo Custódio – membro discente
  • Cláudio Pereira Platero – membro técnico-administrativo
  • Resolução 01/2024 (14 de março de 2024): Dispõe sobre as regras para a apresentação do Relatório de Atividades do aluno de Pós-Graduação do Programa de Teoria e História Literária.
  • Resolução 02/2024 (14 de março de 2024): Dispõe sobre a obrigatoriedade de participação em eventos científicos dos estudantes de Pós-Graduação do Programa de Teoria e História Literária.

A autoavaliação é fundamental para a identificação de pontos fortes e desafios. As ações implementadas em 2024 e as planejadas para 2025-2028 visam aprimorar a formação discente e a produção intelectual, consolidando o PPG-THL como um programa de excelência. O compromisso com a avaliação contínua e o diálogo com a comunidade acadêmica são pilares essenciais para a melhoria do programa.

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