Skip links

Pós-graduação em Teoria e História Literária – Institucional

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Institucional
Docentes
Comissão
Regulamento

Institucional

Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, atualmente nota 6 na avaliação da Capes, teve início em 1977. Foi oficializado em 1980, apenas com o Mestrado, e implementou o Doutorado em 1987. Desde a origem, o Programa teve como principal objetivo a formação de pesquisadores de literatura, numa concepção ampla e multidisciplinar, que lhe tem permitido atrair, ao longo de mais de 3 décadas, alunos de todo o Brasil e também do exterior (com expressiva procura de estudantes hispano-americanos e, mais recentemente, de estudantes de outros continentes).

O programa mantém um vínculo estreito com as discussões e linhas de ação do Departamento de Teoria Literária (DTL), que delibera sobre as matérias de interesse comum através de assembleias periódicas. A subcomissão de Pós-Graduação é composta por um coordenador e dois membros, eleitos para mandatos de dois anos. Em 2000, foi aprovado o Regulamento da Pós-Graduação, cuja alteração mais significativa foi a intensificação da flexibilidade curricular, conferindo aos alunos maior liberdade na escolha das disciplinas, de acordo com os objetivos específicos de cada projeto individual. Assim, toda disciplina que integra o catálogo é classificada como parte do Domínio Comum, eliminando a antiga distinção entre optativas e obrigatórias. O Domínio Específico, visando abrir espaço curricular para a realização dos Seminários de Orientação coordenados pelo orientador ou professor por ele indicado, permite estudos diretamente ligados ao tema de pesquisa do aluno, colaborando com sua formação e com o desenvolvimento de seu projeto.

 

As Áreas de Concentração atuais do Programa são:

1. Teoria e Crítica Literária

2. História e Historiografia Literária.

 

As Linhas de Pesquisa, para cada Área de Concentração, são:

Área de Concentração 1 – Teoria e Crítica Literária:

– Estudos Comparados e interdisciplinares de literatura: A presente linha de pesquisa abarca as relações entre teoria literária e outras áreas de conhecimento, como a filosofia, sociologia e antropologia. Também lida com novos objetos da teoria literária como o cinema, a canção, os quadrinhos etc.
– Estudos teóricos e críticos de literatura: A presente linha de pesquisa volta-se para as correntes e movimentos da teoria literária da contemporaneidade.

 

Área de Concentração 2 – História e Historiografia Literária:

– História Cultural da Modernidade: História do período Moderno pensada do ponto de vista de suas produções culturais múltiplas e da intersecção entre processos simbólicos e a história global.
– História das formas literárias e gêneros retórico-poéticos: A literatura pensada do ponto de vista da história e transformação de suas formas e gêneros retórico-poéticos.

Deliberação CONSU-A-010/2015, de 11/08/2015 – Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e dos Cursos Lato Sensu da UNICAMP:

Deliberação Articulada PRPG/CCPG nº 04/2024 – Regulamento dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem.

Deliberação Articulada PRPG/CCPG nº 08/2023Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem.

Resolução nº 01/2023 – Institui línguas e objetivos do teste de proficiência em língua estrangeira para o Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 02/2023 – Institui a natureza e objetivos do Exame de Qualificação de Doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 03/2023 – Institui a natureza e objetivos do Exame de Qualificação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 04/2023 – Institui a quantidade de créditos para o Mestrado e Doutorado e os prazos para sua realização no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 05/2023 – Institui os critérios para credenciamento de professores como membros do corpo de colaboradores no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 06/2023 – Institui os critérios para credenciamento e recredenciamento de professores como membros do corpo permanente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 07/2023 – Institui os critérios para cadastramento de professores como participantes temporários no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 08/2023 – Institui os critérios para matrícula e convalidação de disciplinas de estudantes especiais no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 09/2023 – Institui os critérios para a convalidação de disciplinas cursadas por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária em outros programas.

Resolução nº 10/2023 – Institui os critérios para vínculo de orientação dos alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 01/2024 – Dispõe sobre as regras para a apresentação do Relatório de Atividades do aluno de Pós-Graduação do Programa de Teoria e História Literária.

  • Datas para envio do relatório:
    • Mestrandos:
      • Relatório do 1º Semestre: até 10 de julho.
      • Relatório do 2º Semestre: até 10 de dezembro.
    • Doutorandos:
      • Relatório anual: até 10 de dezembro.
  • O formulário do relatório pode ser acessado no site do Programa, no link: Vida Acadêmica on-line.

Resolução nº 02/2024 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de participação em eventos científicos dos estudantes de Pós-Graduação do Programa de Teoria e História Literária.

Resolução nº 03/2024 – Institui os critérios para a concessão e duração das bolsas de estudos provenientes das cotas CAPES e CNPq destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária.

Resolução nº 04/2024 – Institui os critérios para parâmetros para acúmulo de bolsa Capes destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária com atividade remunerada.

Resolução nº 05/2024 – Institui os critérios para parâmetros para acúmulo de bolsa CNPq destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária com atividade remunerada.

Comissão

Comissão: Coordenador(a) e Representantes de Departamento

Márcio Orlando Seligmann Silva

Marcos Aparecido Lopes

Marcos Antonio Siscar

Representantes Discentes (Titular e Suplente)

Assistente Técnico de Pós-graduação

Cláudio Pereira Platero

Institucional

Conheça a história, o corpo docente e os regulamentos do programa

Programa

Veja a estrutura e o perfil do programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária

Processo Seletivo

Editais em aberto e resultados dos processos anteriores

Estudante Especial

Informações sobre estudante especial

 

Disciplinas

Quadro de horários e ementas das disciplinas

Internacionalização

Informações sobre internacionalização

Agenda de Defesas

Agenda das defesas de teses e dissertações

Autoavaliação

Informações sobre autoavaliação

Produção Científica

Repositório de produção científica do programa

Egressos

Por onde andam nossos ex-alunos

 

Atendimento

Informações de contato e dos demais programas oferecidos no IEL

Estude conosco

Instituto de Estudos da
Linguagem da Unicamp

Hoje o IEL é composto de três departamentos: o Departamento de Linguística, existente desde 1968; o Departamento de Teoria Literária, em funcionamento desde 1975, mas implantado formalmente em 1982, assim como o Departamento de Linguística Aplicada, originado do Centro de Linguística Aplicada, que já funcionava desde 1974 no IFCH.

Área do Aluno

Acesse a área do aluno IEL

Área do Docente

Acesse aqui

Pular para o conteúdo