O Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, atualmente nota 6 na avaliação da Capes, teve início em 1977. Foi oficializado em 1980, apenas com o Mestrado, e implementou o Doutorado em 1987. Desde a origem, o Programa teve como principal objetivo a formação de pesquisadores de literatura, numa concepção ampla e multidisciplinar, que lhe tem permitido atrair, ao longo de mais de 3 décadas, alunos de todo o Brasil e também do exterior (com expressiva procura de estudantes hispano-americanos e, mais recentemente, de estudantes de outros continentes).
O programa mantém um vínculo estreito com as discussões e linhas de ação do Departamento de Teoria Literária (DTL), que delibera sobre as matérias de interesse comum através de assembleias periódicas. A subcomissão de Pós-Graduação é composta por um coordenador e dois membros, eleitos para mandatos de dois anos. Em 2000, foi aprovado o Regulamento da Pós-Graduação, cuja alteração mais significativa foi a intensificação da flexibilidade curricular, conferindo aos alunos maior liberdade na escolha das disciplinas, de acordo com os objetivos específicos de cada projeto individual. Assim, toda disciplina que integra o catálogo é classificada como parte do Domínio Comum, eliminando a antiga distinção entre optativas e obrigatórias. O Domínio Específico, visando abrir espaço curricular para a realização dos Seminários de Orientação coordenados pelo orientador ou professor por ele indicado, permite estudos diretamente ligados ao tema de pesquisa do aluno, colaborando com sua formação e com o desenvolvimento de seu projeto.
As Áreas de Concentração atuais do Programa são:
1. Teoria e Crítica Literária
2. História e Historiografia Literária.
As Linhas de Pesquisa, para cada Área de Concentração, são:
Área de Concentração 1 – Teoria e Crítica Literária:
– Estudos Comparados e interdisciplinares de literatura: A presente linha de pesquisa abarca as relações entre teoria literária e outras áreas de conhecimento, como a filosofia, sociologia e antropologia. Também lida com novos objetos da teoria literária como o cinema, a canção, os quadrinhos etc.
– Estudos teóricos e críticos de literatura: A presente linha de pesquisa volta-se para as correntes e movimentos da teoria literária da contemporaneidade.
Área de Concentração 2 – História e Historiografia Literária:
– História Cultural da Modernidade: História do período Moderno pensada do ponto de vista de suas produções culturais múltiplas e da intersecção entre processos simbólicos e a história global.
– História das formas literárias e gêneros retórico-poéticos: A literatura pensada do ponto de vista da história e transformação de suas formas e gêneros retórico-poéticos.