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Pós-graduação em Linguística Aplicada – Programa

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Programa
Linhas de Pesquisa

Programa

Desde seu credenciamento em 1987 no Mestrado e em 1993 no Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) vem investindo em atividades de pesquisa, docência e formação de pesquisadores qualificados para refletir sobre os diferentes usos da linguagem, atentos ao surgimento de novos objetos de estudo, abordados por teorias que consideram a inevitabilidade da mudança e reafirmando perspectivas que se querem transitivas, transformadoras e éticas. Alimentadas por diferentes tendências teórico-metodológicas, nossas áreas e linhas do permitem traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada no Brasil.

O Programa mantém a ênfase nas inter-relações entre áreas e linhas, o que reafirma a natureza interdisciplinar das pesquisas em Linguística Aplicada. A recusa da visão redutora de mera aplicação de teorias linguísticas permite que o programa invista, cada vez mais, em modalidades complexas nas quais nossos pesquisadores intervêm como autores, favorecendo a constituição de espaços sociais de educação, formação e pesquisa, mas também de uso e criação de mídias, políticas e novas tecnologias – espaços discursivamente construídos e, portanto, constantemente tensionados, o que fomenta o desafio de fronteiras teóricas e metodológicas de investigação. A preocupação com o uso de tecnologia nas práticas de ensino e pesquisa inclui também o enfoque dado aos novos letramentos.

Evidenciam a pertinência e consistência da pesquisa desenvolvida no programa o crescente investimento na internacionalização dos corpos docente e discente; os estágios pós-doutorais, palestras e cursos no exterior; os convênios com instituições de pesquisa internacionais; o apoio concedido aos projetos na forma de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq; os auxílios concedidos para capital e custeio de projetos por outras agências de apoio à pesquisa e instâncias universitárias ou educacionais externas ao Programa, e o auxílio financeiro para apresentação de resultados em eventos científicos. O PPG-LA se caracteriza, também, pela qualidade de sua infraestrutura, pela transparência de suas ações e pela maturidade científica de seu corpo docente, características essas que justificam a alta demanda por vagas em nosso Programa de Pós-Graduação.

Além de buscar a excelência das atividades de ensino e pesquisa, com a ampliação de áreas de interesse já consolidadas e abertura para trabalhos inovadores na área – como os que propõem interfaces com as questões textuais, as tecnologias informáticas e as terminologias das linguagens especializadas –, o Programa constitui-se em um espaço privilegiado de qualificação de profissionais de Letras e de outros campos do saber com interesse nos estudos de linguagem. Mais precisamente, nosso objetivo é formar mestres e doutores que saem preparados para atuar como pesquisadores e/ou docentes de nível superior em qualquer instituição do país, uma vez que o Programa é referência consolidada na formação de recursos humanos na área, com ex-alunos atuando em instituições federais e estaduais de norte a sul do Brasil.

O PPG-LA busca cada vez mais fortalecer o compromisso com a integração entre a Graduação e a Pós-Graduação, visando também a sempre acentuar o interesse dos alunos por pesquisa em Linguística Aplicada. Ações nessa direção envolvem, entre outras, eventos internos com a participação alunos de graduação, como é o caso do SePeG – Seminário de Pesquisa da Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem e no Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp; e o Programa voltado à formação dos graduandos do IEL, por meio do Programa de Estágio Docente (PED), do qual participam alunos de pós-graduação de nosso programa.

A relação do PPG-LA com a comunidade acadêmica e a sociedade se expressa em sua atuação como difusores e multiplicadores de conhecimentos. Entre essas atividades destaca-se a coordenação e a oferta de Cursos de Extensão e de Especialização no IEL-Unicamp e a participação em projetos de inserção de alunos da escola pública como o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis,  http://www.profis.prg.unicamp.br/), um curso piloto de ensino superior da Unicamp, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. Anualmente são selecionados estudantes para 120 vagas, e a seleção é feita com base nas notas do ENEM. Destaquem-se, também, os projetos desenvolvidos por docentes do Programa, em conjunto com alunos de graduação, para produção de material didático colocado à disposição de professores do ensino público e privado, além da produção bibliográfica dos docentes que inclui frequentemente a preparação de edições destinadas ao Ensino Médio, na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A participação expressiva de nosso Programa em cursos voltados para o exercício da docência em áreas como as de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena e Educação Especial, bem como na elaboração de cursos e materiais para o ensino presencial e a distância, permite que esse conhecimento tenha impacto e relevância sociais e educacionais mais amplos, e não apenas do ponto de vista acadêmico. Destaque-se ainda o trabalho do subprojeto Letras do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Unicamp), coordenado por docente do PPG-LA, junto a outros docentes do IEL, dedicado à formação docente dos graduandos em Letras, que se inserem no contexto profissional escolar em caráter de residência pedagógica, sob a supervisão de professores das escolas públicas parceiras. Atendendo anualmente a centenas de alunos, o PIBID envolve a implementação de projetos didáticos na área de linguagem e a tornar públicos os resultados e análises, do que resulta a participação em eventos, produção de artigos e materiais didáticos, tanto por parte de licenciados quanto de professores das escolas e coordenadores.

A revista Trabalhos em Linguística Aplicada – TLA (ISSN 0103-1813), produzida em nosso Departamento é um meio de difusão social do conhecimento e confere visibilidade ao Programa. A TLA encontra-se hospedada na plataforma SCIELO – Scientific Library on Line desde janeiro de 2008 e seus artigos estão disponíveis para consulta na Internet. Na avaliação de periódicos da Capes de 2015, a revista manteve a classificação A1.

Duração do curso

12 a 30 meses

Requisitos para o processo seletivo

Consultar o edital anual.

Requisitos para Obtenção do Título de Mestre

Créditos

O aluno deve cumprir, no mínimo, 40 créditos em disciplinas, conforme estabelecido na Resolução 05/2021.
A convalidação de créditos em disciplinas deve seguir o estabelecido na Resolução 10/2021.

Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá demonstrar proficiência de leitura em uma língua estrangeira, nos termos estabelecidos na Resolução 01/2022.

Orientação e Dissertação de Mestrado

Para todo aluno ingressante será indicado um orientador, que acompanhará sua trajetória acadêmica.

Exame de Qualificação

O aluno deverá submeter-se a exame de qualificação de uma versão parcial ou total do trabalho em andamento, nos termos estabelecidos pela Resolução 04/2021.

Divulgação da Pesquisa

Recomenda-se, ainda, que, até o final do curso, o aluno tenha pelo menos um trabalho apresentado em evento de importância na área, sobre assunto relativo à sua pesquisa de Mestrado.

Defesa da Dissertação

O aluno deverá defender a sua dissertação perante comissão examinadora, de conformidade com as normas do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

Doutorado em Linguística

Duração do curso

24 a 48 meses

Requisitos para o processo seletivo

Consultar o edital anual.

Requisitos para obtenção do título de Doutor

Créditos

O aluno deverá cumprir, no mínimo, 32 créditos correspondentes a disciplinas, conforme estabelecido na Resolução 05/2021

A convalidação de créditos em disciplinas deve seguir o estabelecido na Resolução 10/2021.

No caso do aluno que tenha ingressado excepcionalmente no doutorado sem o título de mestre, recomenda-se fortemente o cumprimento de créditos complementares em disciplinas do Programa.

Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá demonstrar proficiência de leitura em duas línguas estrangeiras, nos termos estabelecidos na Resolução 01/2022.

Orientação e Tese de Doutorado

Para todo aluno ingressante será indicado um orientador, que acompanhará sua trajetória acadêmica.

Exames de Qualificação

O aluno de doutorado deve realizar três exames de qualificação, conforme estabelecido na Resolução 03/2021.

Divulgação da Pesquisa

Recomenda-se, ainda, que até o final do curso, o aluno tenha pelo menos um trabalho aceito para publicação sobre assunto relativo à sua pesquisa de Doutorado; ou pelo menos dois trabalhos apresentados em eventos importantes na área, relativos à sua pesquisa de Doutorado.

Defesa da Tese

O aluno deverá defender a sua tese perante comissão examinadora, de conformidade com as normas do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada acolhe em seus cursos tanto estudantes brasileiros quanto estrangeiros, independentemente da nacionalidade.

Candidatos estrangeiros a Mestrado e Doutorado devem se submeter ao processo seletivo regular do Programa, cujo edital é disponibilizado anualmente no link Processo Seletivo.

Estudantes estrangeiros já matriculados em cursos de Pós-Graduação em seus respectivos países podem ser aceitos como alunos especiais em disciplinas oferecidas pelo Programa, desde que com a autorização do docente responsável.

A fim de preparar sua viagem e conhecer os procedimentos de matrícula na Universidade, tanto candidatos a Mestrado e Doutorado quanto estudantes interessados em cursar disciplinas no Programa devem ler com atenção as instruções da Diretoria Acadêmica, no seguinte endereço:
https://www.dac.unicamp.br/portal/estudantes/orientacoes-gerais-estudante-estrangeiro

A Universidade oferece, também, em alguns casos, cursos de Português para estrangeiros. As informações sobre matrículas nesses cursos podem ser encontradas em:
http://www.cel.unicamp.br/

Linhas de Pesquisa

Estudos da linguagem com ênfase na sua relação com as diferentes mediações tecnológicas.

Estudos da linguagem com ênfase em questões ligadas ao ensino-⁠aprendizagem de línguas.

Estudos da linguagem com ênfase em questões culturais e identitárias e em teorias e práticas de tradução.

Institucional

Conheça a história, o corpo docente e os regulamentos do programa

Programa

Veja a estrutura e o perfil do programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada

Processo Seletivo

Editais em aberto e resultados dos processos anteriores

Estudante Especial

Informações sobre estudante especial

 

Disciplinas

Quadro de horários e ementas das disciplinas

Internacionalização

Informações sobre internacionalização

Agenda de Defesas

Agenda das defesas de teses e dissertações

Autoavaliação

Informações sobre autoavaliação

Produção Científica

Repositório de produção científica do programa

Egressos

Por onde andam nossos ex-alunos

 

Atendimento

Informações de contato e dos demais programas oferecidos no IEL

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Instituto de Estudos da
Linguagem da Unicamp

Hoje o IEL é composto de três departamentos: o Departamento de Linguística, existente desde 1968; o Departamento de Teoria Literária, em funcionamento desde 1975, mas implantado formalmente em 1982, assim como o Departamento de Linguística Aplicada, originado do Centro de Linguística Aplicada, que já funcionava desde 1974 no IFCH.

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