Skip links

Políticas de Ação Afirmativa – Linguística Aplicada

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada adota quatro modalidades de políticas de ação afirmativa com vistas a ampliar as possibilidades de ingresso e a diversificar o perfil de nosso corpo discente, colaborando para uma universidade mais inclusiva.

Opção de ingresso pelo sistema de cotas étnico-raciais para candidatos autodeclarados pretos e pardos.
Para concorrer pelo sistema de cotas, o candidato deve apresentar traços fenotípicos que os caracterizem como pessoa preta ou parda e assinar um documento de autodeclaração.
O sistema de cotas para pretos e pardos é adotado pelo PPG-LA desde 2018 (ingresso em 2019) e vem se consolidando a cada ano.

Opção de ingresso na modalidade de vagas de mestrado e doutorado destinadas a candidatos indígenas. 

Para o reconhecimento do direito à ação afirmativa para indígenas, a opção deve ser feita no ato da inscrição para o processo seletivo, mediante assinatura de documento de autodeclaração e de pertencimento a uma etnia e de reconhecimento e apoio da comunidade indígena. 

A modalidade de vagas para candidatos indígenas começou a ser adotada pelo PPG-LA em 2024.

Opção de ingresso na modalidade de vagas de mestrado e doutorado destinadas a travestis, transexuais e transgêneros. 

Para o reconhecimento do direito à ação afirmativa, a opção deve ser feita no ato da inscrição para o processo seletivo, mediante assinatura de um documento de autodeclaração de identidade como pessoa trans. 

A modalidade de vagas para pessoas trans começou a ser adotada pelo PPG-LA em 2024.

Opção de ingresso na modalidade de vagas de mestrado e doutorado destinadas a pessoas com deficiência. 

São consideradas pessoas com deficiência:

“aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, nos termos do artigo 1º da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas – ONU, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008 e incorporada pelo Decreto Federal nº 6.949, de 25 de agosto de 2009” (Decreto do estado de São Paulo nº 59.591, de 14 de outubro de 2013).

Para o reconhecimento do direito à ação afirmativa para PcD, a opção deve ser feita na inscrição para o processo seletivo, mediante assinatura de documento de autodeclaração, indicando Código Internacional de Funcionalidade (CIF). 

A modalidade de vagas para PcD começou a ser adotada pelo PPG-LA em 2024.

Os mecanismos da pontuação e do sistema de atribuição de bolsas para os candidatos optantes nas quatro modalidades de políticas de ação afirmativa são divulgados a cada ano nos editais de processo seletivo.

Há ainda as políticas da Unicamp para ingresso para refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro. Os procedimentos para solicitação de vagas nesta modalidade podem ser consultados no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Pular para o conteúdo