Skip links

História e missão – Linguística Aplicada

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Desde seu credenciamento em 1987 no Mestrado e em 1993 no Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada vem investindo em atividades de pesquisa, docência e formação de pesquisadores qualificados para refletir sobre os diferentes usos da linguagem, atentos ao surgimento de novos objetos de estudo, abordados por teorias que consideram a inevitabilidade da mudança e reafirmando perspectivas que se querem transitivas, transformadoras e éticas. 

A história do Programa entrelaça-se ao processo de consolidação da área de Linguística Aplicada no Brasil. A revista Trabalhos em Linguística Aplicada, hoje vinculada ao PPG-LA, foi criada em 1983 e é um dos periódicos brasileiros mais longevos e de maior projeção nacional e internacional dentro da área da LA. Na Unicamp, foram organizadas as quatro primeiras edições do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA). 

Ao longo de sua existência, o PPG-LA, por meio de seus corpos docente e discente e de seus egressos, participa histórica e ativamente da construção e da constante transformação da área.

As linhas de pesquisa do PPG-LA, alimentadas por diferentes tendências teórico-metodológicas, permitem traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada no Brasil. A história, as definições e as contribuições das linhas de pesquisa do PPG-LA são apresentadas no livro Linguística Aplicada na Unicamp: travessias e perspectivas, lançado em 2021, reunindo textos de autoria de docentes atuais e aposentados do Programa.

Visão, Missão e Valores do PPG-LA

O PPG-LA busca a excelência das atividades de ensino e pesquisa, com a constante ampliação e atualização de suas áreas de interesse historicamente consolidadas e a abertura para estimular trabalhos inovadores e resultados socialmente relevantes, constituindo-se como um espaço privilegiado de qualificação profissional e acadêmica. 

Mais especificamente, nosso objetivo é, além de contribuir para a pesquisa e a disseminação do conhecimento em Linguística Aplicada, formar mestres e doutores qualificados para refletir sobre os diferentes usos da linguagem e atuar como profissionais da linguagem nos mais variados campos como no ensino superior, na educação básica, em centros de pesquisas, em entidades públicas e privadas que participam da elaboração de políticas educacionais, linguísticas, de comunicação ou de direitos humanos.

Fonte: Planejamento Estratégico PPG-LA 2021-2024.

Pular para o conteúdo