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Grupos de pesquisa – Linguística Aplicada

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Conheça os grupos e centros de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

As pesquisas do Grupo situam-se no campo da Linguística Aplicada Crítica e focam em processos de produção de sentidos que envolvem o corpo. São objetivos de pesquisa: analisar discursivamente a construção e manutenção de identificações de raça e/ou gênero e/ou sexualidade e/ou nacionalidade; mapear mecanismos discursivos de opressão e resistência, sobretudo de grupos minoritarizados; investigar o corpo como condição material e materialidade significante na sala de aula de línguas; problematizar e teorizar o corpo como condição para a pesquisa sobre linguagem ou educação linguística em diferentes contextos; verificar os aspectos de processos de produção de sentido que envolvem o corpo e o digital, sobretudo no que se refere ao contexto da educação linguística a distância e ao uso de sistemas de inteligência artificial pautados em grandes modelos de linguagem (LLMs).

Docentes participantes: Simone Tiemi Hashiguti (líder).

Grupo cadastrado do DGP/CNPq.

O GP objetiva fomentar, expandir e aprofundar estudos e ações no campo da educação linguística e da formação docente, inicial e continuada, diante: (1) do cenário sociocultural e linguisticamente complexo da atualidade; (2) da internacionalização universitária; (3) da crescente utilização de plataformas, cursos e recursos virtuais, bem como de sistemas de inteligência artificial no contexto de ensino-aprendizagem-avaliação de línguas nomeadas; (4) da manipulação de dados e da proliferação de fake news; (5) dos desafios prementes de sustentabilidade – linguística, social, cultural e epistêmica – frente aos efeitos em curso do aquecimento global, dos conflitos armados, das políticas territoriais e dos genocídios(linguísticos e étnicos) decorrentes do racismo estrutural e da frequente violação dos direitos humanos. O GP está alinhado ao Centro ELIS/Unicamp e servirá para reunir, organizar, alimentar e expandir a pesquisa e a formação de redes em torno das temáticas pautadas.

Docentes participantes: Cláudia Hilsdorf Rocha (líder), Simone Tiemi Hashiguti (líder), Lilian Abram dos Santos,  Ana Cecilia Cossi Bizon

Grupo cadastrado do DGP/CNPq.

Nosso grupo de pesquisa tem docentes e discentes com interesse em teorias e práticas de tradução de diversas áreas, como tradução audiovisual, tradução automática, textos especializados, textos literários, etc. Também trabalhamos com a formação de profissionais e docentes de tradução. Desde 2010, organizamos o evento “E por falar em tradução”, realizado bianualmente no IEL-Unicamp, no qual são enfatizadas atividades práticas, por meio de minicursos e oficinas oferecidos por profissionais de renome, inclusive internacionais. Há também conferências e palestras sobre história e tendências atuais em Estudos de Tradução. Desde 2017, integrantes do grupo de pesquisa traduzem textos teóricos sobre tradução, alguns deles já publicados nos dois volumes da coletânea “As diversas faces da tradução na contemporaneidade” e outros atualmente em desenvolvimento. De 2019 a 2022 o grupo desenvolveu o projeto de tradução e adaptação do livro “Our Bodies, Ourselves”, em parceria com a UFRJ, promovendo pesquisas e discussões sobre tradução voluntária e tradução ativista. O livro foi publicado em 2023 sob o título “Nossos Corpos por Nós Mesmas”. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em https://obosbrasil.com/. Em 2023 fizemos a tradução para o inglês, francês e espanhol do manual “Boas práticas para a promoção da equidade de gênero na Unicamp”, elaborado pela Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp. 

Docentes participantes: Érica Lima (líder) e Viviane Veras.

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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O Grupo de Estudos em Didática da Literatura (GEDLit ) é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, sob liderança da Profa. Dra. Cynthia Agra de Brito Neves. O grupo reúne estudantes da pós-graduação, pesquisadores e docentes interessados em discutir temas como: letramentos literários; didática da literatura; leitura literária subjetiva; educação literária; multiletramentos literários (em específico, os slams de poesias). Temas de pesquisas esses filiados à perspectiva teórica de uma Linguística Aplicada indisciplinar e transgressiva.

Docente participante: Cynthia Agra de Brito Neves (líder).

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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As pesquisas deste grupo voltam-se para processos de produção de sentidos que acontecem com o uso de (1) sistemas de inteligência artificial (IA) baseados em grandes modelos de linguagem (LLMs) e (2) serviços computacionais que mesclam processamento de fala, voz digital e conversão de imagem para texto, voltados para a educação linguística em línguas estrangeiras e materna. Nossos objetivos são: analisar discursivamente produtos (textos e imagens) gerados por LLMs; investigar o funcionamento de regimes discursivo-afetivos entre pessoas humanas e sistemas de IA; identificar aspectos (de)coloniais no desenvolvimento, uso e nas soluções de IAs voltadas para a educação linguística; verificar a recepção de estudantes de línguas sobre o uso de sistemas de IA em conteúdos e atividades didáticas num laboratório virtual para aprendizagem de línguas; avaliar vieses em bancos de dados e métricas de LLMs e problematizar questões de desenvolvimento e uso de LLMs na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, sobretudo os objetivos 4, 5 e 10.

Docentes participantes: Simone Tiemi Hashiguti (líder).

Grupo cadastrado do DGP/CNPq.

Criado em 2013, o grupo têm vocação interdisciplinar, embora tome o problema da produção do sentido como central na construção de seus objetos e perguntas de pesquisa. Focaliza, em especial, novas formulações para as ciências humanas em geral, e os estudos da linguagem, em particular, em vista da desconstrução das bases humanistas liberais precipitada por desenvolvimentos tecnológicos tais como a inteligencia artificial e o big data, e por revisões sobre a relação entre o ser humano, natureza e tecnologias em vista do amadurecimento das biotecnologias e do advento do antropoceno.

As pesquisas e discussões realizadas no LiTPos estão agrupadas em duas linhas de pesquisa: “Dadificação, cultura de dados e inclusão sociodigital” e “Significação e condição pós-humana”.

A primeira linha abriga estudos referentes ao uso de dados (em massa, big data, abertos ou proprietários) e algoritmos sociais e suas repercussões nas práticas sociodiscursivas contemporâneas, do ponto de vista dos produtores e dos consumidores de representações, produtos e serviços baseados em dados em diferentes domínios da vida do cidadão, com ênfase na comunicação social e na formação de cidadãos letrados em dados.

Na segunda linha situam-se pesquisas que articulam o problema das linguagens, da representação e da comunicação com as formas históricas e contemporâneas de acoplamento entre humanos e não-humanos para a produção da subjetividade e do social. Busca-se investigar implicações éticas, estéticas, políticas e epistemológicas de situações presentes, previstas e/ou ficcionais de sofrimento, opressão, exploração e limitação do potencial existencial e criativo do ser humano relacionados a novas tecnologias.

Docentes participantes: Marcelo El Khouri Buzato (líder).

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental. Entre elas, estão as de universitários – em particular os oriundos de países não centrais -, migrantes de crise, surdos e indígenas brasileiros. As ações do IndisciPLAr focalizam distintas facetas do planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e linguísticas, em suas relações com questões identitárias, incluindo formação de professores, currículos, materiais didáticos, avaliações e práticas de letramento (STREET, 2014).

Docentes participantes: Ana Cecilia Cossi Bizon (líder).

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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O grupo se interessa por pesquisar o ensino de língua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de professores, materiais didáticos e organização curricular. As linhas de pesquisa previstas são Formação de Professores de Língua Portuguesa e Multiletramentos; Práticas didáticas, artefatos didáticos e (multi)letramentos; Trabalho, letramentos e multiletramentos. Os objetivos do grupo são refletir sobre os modos como o ensino de língua portuguesa se concretiza em práticas de (multi)letramentos (e novos letramentos), considerando as tensões entre os desafios do cotidiano pedagógico e a potência emancipatória que tais práticas podem abrigar em termos de produção de sentidos na área de linguagens. Interessa-nos, portanto, analisar práticas docentes sob uma perspectiva etnográfica, buscando compreendê-las na interface com a formação docente, o currículo efetivado e o prescrito, os materiais didáticos e as TDIC envolvidas. O foco da análise pode se centrar também na elaboração e/ou uso de materiais didáticos, que serão relacionados também com os aspectos mencionados. Além da pesquisa em Linguística Aplicada, o grupo também atua na produção de materiais didáticos, na formação de professores e na elaboração de documentos auxiliares à implementação de propostas curriculares.

Docente participante: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça (líder).

Grupo cadastrado no DGP/CNPq.

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MiDiTeS is a group dedicated to the study of technology in its interfaces with society. We study language as a technological process that transforms itself as it interacts within the different technological, social and discursive ecosystems. Our research covers several perspectives, including Systemic-Functional Linguistics, Corpus, Media activism, Transliteracies and Media Education. 

Docentes participantes: Rodrigo Esteves de Lima Lopes (líder) e Marcelo El Khouri Buzato.

Grupo cadastrado no DGP/CNPq.

O Grupo de pesquisa “MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA” envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, concentrando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação; interface entre letramentos escolares e não-escolares em ambientes hipermidiáticos; novos/ multiletramentos e formação de professores; produção textual e ética na internet.

Docentes participantes: Petrilson Alan Pinheiro da Silva (líder) e Márcia Rodrigues de Souza Mendonça.

 

Grupo que reúne pesquisadores que estudam a linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades sociais e da política, por perspectivas interculturais e transdisciplinares. O objetivo do grupo é proporcionar um espaço para a reflexão sobre a memória e os direitos humanos no tecido das linguagens, a partir da materialidade dos dispositivos institucionais, da semiótica dos artefatos culturais, das dimensões políticas e afetivas das línguas, das potencialidades enunciativas dos arquivos e das dinâmicas das práticas sociais, como temas que afetam e são afetados por sentimentos que operam na construção das alteridades e nas práticas de self. Algumas chaves de pesquisa, ensino e atuação em extensão do grupo: direitos humanos, discursos e práticas jurídicas, educação em direitos humanos, políticas de identidade e diferença, políticas de memória, pedagogias e letramentos de memória, tecnologias e mídias de memória, histórias de vida e formações (auto)biográficas, saberes e práticas culturais como dimensão da memória, língua(s) e memória, tempos e espaços da memória, práticas de self a partir de espaços de vulnerabilidade, práticas ativistas, cidade e periferia, experiências de deslocamento, reclusão, violência.

Docentes participantes: Daniela Palma (líder) e Viviane Veras.

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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Criado em 2000, o grupo é composto de pesquisadores de diferentes instituições do país envolvidos em pesquisas individuais e de grupo relacionadas ao estudo da escrita, tanto de base impressa quanto digital. O grupo de pesquisa é credenciado pelo CNPq e reúne pesquisadores de várias instituições de ensino superior com o objetivo de produzir, discutir e divulgar estudos e pesquisas desenvolvidos nessas instituições sobre as diversas formas e usos da escrita na contemporaneidade, tanto em base impressa quanto digital. Para isso, tem publicado resultados de pesquisa em livros, capítulos de livros e artigos em revistas arbitradas nacionais e internacionais, conforme descrito no Lattes de seus participantes. Tem também divulgado resultados de pesquisas em eventos relevantes na área de Linguística Aplicada, seja através de simpósios e workshops, seja através de comunicações individuais. Integram também o trabalho do Grupo a organização de números temáticos de revistas nacionais de repercussão na área. Através de convênios com universidades estrangeiras, o Grupo tem diversificado a interlocução de seus pesquisadores, tanto através de encontros presenciais quanto à distância.

Docente participante: Inês Signorini (líder)

O TECLE  tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre a educação linguística na atualidade, em especial sobre os novos e multiletramentos e suas formas de integração aos currículos e às práticas pedagógicas de ensino de línguas (nativa e adicionais).

Docentes participantes: Jacqueline Peixoto Barbosa (líder), Ana Cecilia Cossi Bizon, Cláudia Hilsdorf Rocha, Cynthia Agra de Brito Neves, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Grupo cadastrado no DGP/CNPq

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