Skip links

Apresentação do Programa – Linguística Aplicada

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA) realiza atividades de pesquisa, docência e formação de pesquisadores qualificados para refletir sobre os diferentes usos da linguagem. Com especial atenção à natureza interdisciplinar das pesquisas em LA e ao surgimento de novos objetos de estudo, o PPG-LA valoriza perspectivas de investigação que se querem transformadoras e éticas.

O objetivo do Programa é formar mestres e doutores preparados para atuar como pesquisadores e/ou docentes de nível superior em qualquer instituição do país, uma vez que ele é referência consolidada na formação de recursos humanos na área, com ex-alunos atuando em instituições federais e estaduais de norte a sul do Brasil.

O Programa tem investido na conquista de uma formação sólida para seu corpo docente e para os pós-graduandos, valorizando o intercâmbio de experiências em âmbito nacional e internacional, por meio de estágios pós-doutorais, palestras e cursos no Brasil e no exterior, além de convênios com instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras. Registra-se ainda a participação significativa e contínua de docentes, alunos, ex-alunos e pesquisadores vinculados ao PPG-LA em grupos e projetos coletivos de pesquisa sediados na UNICAMP, como também em outras instituições pelo Brasil ou no exterior.

Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPG-LA recebeu o conceito 6, integrando o Programa de Excelência Acadêmica (Proex). 

A revista Trabalhos em Linguística Aplicada – TLA (ISSN 2175-764X), produzida em nosso Programa de Pós-Graduação, é um meio de difusão acadêmica e social de pesquisas nacionais e internacionais da área. A TLA encontra-se hospedada na plataforma SCIELO – Scientific Library on Line desde janeiro de 2008 e seus artigos estão disponíveis para consulta em acesso aberto na internet. Na avaliação de periódicos da CAPES de 2020, a revista manteve a classificação A1.

Pular para o conteúdo