Skip links

Ações de Internacionalização – Linguística Aplicada

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Ações de Internacionalização

As ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada buscam cobrir as esferas da mobilidade discente e docente (estágios de pós-doutorado e doutorado sanduíche, cotutelas, missões de trabalho); da recepção de professores visitantes e estudantes estrangeiros e do desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio de convênios ou outros tipos de cooperação, além de publicações e atividades conjuntas.

2024
Doutorado Sanduíche

Aluna: Andressa Furlan Ferreira

Orientadora: Érica Lima

Supervisora: Tinka Reichmann

Instituição: Universität Leipzig (Alemanha)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Dieumettre Jean

Orientadora: Viviane Veras

Supervisor: Alvaro Echeverri Arias

Instituição: Université de Montréal (Canadá)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Louise Hélène Pavan

Orientadora: Ana Cecília Cossi Bizon

Supervisora: Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Instituição: Universidade de Coimbra (Portugal)

 

2023
Doutorado Sanduíche

Aluna: Fernanda Boito de Melo Silva

Orientadora: Maria José Coracini

Supervisora: Luise von Flotow

Instituição: University of Ottawa (Canadá)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Priscila Carla Sorrilha Gonsales

Orientador: Marcelo El Khouri Buzato

Supervisor: Edward King

Instituição: University of Bristol (Reino Unido)

Visiting Researcher 

Aluna: Priscila Carla Sorrilha Gonsales

Orientador: Marcelo El Khouri Buzato

Instituição: Centre for Sociodigital Futures (CenSoF)/University of Bristol (Reino Unido)

Pesquisadora Visitante

Aluna: Marie-Lou Lery-Lachaume

Orientadora: Viviane Veras

Instituição: Université Paris Cité (UP-Cité, ex UP), França, sob a supervisão do prof. Thamy Ayouch

Programa: Santander Mobilidade Internacional Estudantes de Pós-graduação

 

2022
Doutorado Sanduíche

Aluna: Gabriela Claudino Grande

Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva

Supervisor: Ben Rampton

Instituição: King’s College London (Reino Unido)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Marcella Wiffler Stefanini

Orientadora: Érica Lima

Supervisora: Anna Matamala

Instituição:  Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (Espanha)

Intercâmbio Acadêmico

Aluna: Rossina Yuliani

Instituição de origem: Universidad de la Republica – UDELAR, Montevideo, Uruguay

Curso: Mestrado em Psicologia Clínica

Supervisora no PPG-LA: Viviane Veras

Projeto desenvolvido: “La función del humor en la clínica psicoanalítica en Uruguay: un estudio discursivo”

Programa: Movilidad e Intercambios Académicos (MIA)

 

2020
Doutorado Sanduíche

Aluna: Bruna Elisa Frazatto

Orientadora: Ana Cecília Cossi Bizon

Supervisora: Emanuelle dos Santos Rodrigues

Instituição: University of Birmingham (Reino Unido)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Regina Farias de Queiroz

Orientadora: Daniela Palma

Supervisora: Gabriella Alfieri

Instituição: Università degli Studi di Catania (Itália)

 

2019
Doutorado Sanduíche

Aluna: Samira Spolidorio

Orientadora: Érica Lima

Supervisor: José Yuste Frías

Instituição: Universidad de Vigo (Espanha)

Doutorado Sanduíche

Aluna: Cátia Silene Câmara Lassalvia

Orientadora: Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Supervisora: Annick Rivens Mompean

Instituição:  Université Lille 3 – Sciences Humaines, Lettres et Arts (França)

Em andamento
Cotutela – PPG-LA

Instituições: Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT ( Melbourne, Austrália)  e Unicamp (Campinas, Brasil)

Aluno: Abraham Zarate Heras

Orientador/Unicamp: Marcelo El Khouri Buzato

Orientadoras/RMIT: Elizabeth Kath e Glenda Mejia

Situação: em aprovação

Cotutela – PPG-LA

Instituições:  Université Paris Cité (Paris, França) e Unicamp (Campinas, Brasil)

Aluna: Marie-Lou Thérèsa Mariette Lery-Lachaume

Orientadora/Unicamp: Viviane Veras

Orientador/Université Paris Cité: Thamy Ayouch

Situação: em andamento

 

Encerrado
Cotutela – PPG-LA

Instituições: Universidad de Vigo (Vigo, Espanha) e Unicamp (Campinas, Brasil)

Aluna: Samira Spolidorio

Orientadora/Unicamp: Érica Lima

Orientador/Universidad de Vigo: José Yuste Frías

Defesa: 2023

2023
Professor Visitante – PPG-LA

Docente: Prof. Dr. Edward King

Instituição: University of Bristol  (Reino Unido)

 

2022
Professor Visitante – PPG-LA

Docente: Profa. Dra. Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating

Instituição: Universidade de Coimbra  (Portugal)

 

2019
Professor Visitante – PPG-LA

Docente: Prof. Dr. José Yuste Frías

Instituição: Universidad de Vigo (Espanha)

CAPES/PrInt

O PPG-LA participou do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PrInt com o projeto Transversal Dialogues in Language Studies (2019-2023). O desenvolvimento do projeto contou a participação de vários docentes e grupos de pesquisa vinculados ao Programa e parceiros internacionais como Annick Rivens Mompean, da Université de Lille (França); Edward King, da University of Bristol (Reino Unido); José Yuste Frías, da Universidad de Vigo (Espanha) e Emanuelle dos Santos, da University of Birmingham (Reino Unido).

Conheça mais detalhes no site do projeto.

 

Projeto Temático FAPESP “Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores de pesquisa globalizados”

Coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini, o Projeto Temático – FAPESP envolve uma ampla rede de pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras, como:  Universidade de Aveiro (Portugal), University of Zagreb (Croácia), Université de Lille (França), The Open University (Reino Unido), Universidade do Minho (Portugal), Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal), University of Queensland (Austrália), Dartmouth College (EUA).

No âmbito deste projeto, foi oferecida uma disciplina (LP800), nas férias de verão de 2024, sobre tecnologias de IA no ensino acadêmico, ministrada por  Inês Signorini (Unicamp) e Silvia Lima G. Araújo (Universidade do Minho).

 

Convênio Unicamp e University of Birmingham

Projeto Transforming Sacred Narratives: Feminist Translation of Sacred and LiteraryTexts through the Lens of Latin American Feminism (UBBI – UNICAMP Seed Fund – Faepex 2701/24)

Parceira: Érica Lima (Unicamp) e Jenny Wong (School of Modern Languages), com a participação dos docentes de Birmingham – Angelo Martins Junior (School of Social Policy), Hilary Brown (School of Modern Languages), Nigel Harris (Modern Languages) e Viviane Veras ( Unicamp).

O projeto propõe a criação de uma rede de pesquisa sobre tradução feminista entre o Brasil e o Reino Unido, a fim de investigar os princípios norteadores da tradução feminista de textos literários e textos sagrados, analisar traduções bíblicas e literárias selecionadas e estudar o impacto dessas traduções na compreensão dos papéis de gênero. Engloba uma visita inicial à Unicamp para interlocuções sobre a formação do grupo de pesquisa e discussões preliminares sobre a organização e realização de um simpósio na  UoB e outro na Unicamp, com apresentações de pesquisas e estudos de caso.

 

Convênio Unicamp e Universidade de Educação Docente de Lucerna (Suíça) 

O convênio fomenta possibilidades de parcerias entre as duas instituições no campo do ensino do português como uma língua adicional, integrando ações ligadas ao processo de educação linguística, avaliação, desenvolvimento de material didático e cursos nas modalidades presencial e/ou virtual, entre outros.  As ações também podem vir a contribuir para a elaboração e execução de políticas públicas ligadas à educação linguística e à educação bilíngue, promovendo reflexões importantes sobre multilinguismo.

Projetos em andamento:

Projeto SOELLE: projeto colaborativo «SOELE – Educação em Línguas Socialmente e Emocionalmente Responsável» da Universidade de Educação de Professores de Lucerna, da Universidade de Oslo e da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Interior visa promover a educação e o ensino de línguas. Busca integrar inovações temáticas e estruturais desenvolvendo uma estrutura abrangente centrada na educação em línguas socialmente e emocionalmente responsáveis e promovendo práticas colaborativas de aprendizagem internacional online (COIL). Esta iniciativa não busca apenas aprofundar a compreensão e a apreciação do valor social das línguas entre alunos e educadores, mas também se esforça para equipar futuros professores de línguas com as habilidades necessárias para promover um ambiente educacional equitativo, socialmente e emocionalmente responsável. Ao abordar os desafios da (in)justiça social na educação de línguas dentro do contexto da crescente internacionalização educacional e mobilidade estudantil, o projeto contribui para o avanço da responsabilidade social e bem-estar na educação de línguas.

O projeto SOELE se beneficiará da orientação do Conselho Consultivo Científico, que conta com membros renomados como Prof. Dr. Erez Levon (Universidade de Berna, Suíça), Profa. Dra. Cláudia Hilsdorf Rocha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil), Profa. Dra. Lorena Córdova Hernández (Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, México), Prof. Dr. Werden (Universidade Morningside, EUA).

 

Projeto COIL: O «Linguistic and Global Citizenship – A Collaborative Online International Learning (COIL) Project in Swiss and Brazil Language Education» é uma iniciativa inovadora que visa contribuir para com o ensino de línguas, integrando conceitos de cidadania linguística e global. Este projeto é uma colaboração entre a Universidade de Educação de Professores de Lucerna, na Suíça, e duas universidades brasileiras: a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O projeto se concentra no desenvolvimento de materiais didáticos que unem educação linguística e cidadania global, promovendo práticas linguísticas sustentáveis ​​e abordando questões de justiça social. Ao empregar a abordagem COIL, o projeto facilita o intercâmbio e a colaboração interculturais entre estudantes e educadores suíços e brasileiros. Este método não apenas enriquece as experiências educacionais dos participantes, mas também promove a consciência cultural crítica. Os principais resultados incluem a criação de materiais didáticos, o desenvolvimento de um filme etnográfico e a publicação de artigos de pesquisa conjuntos. O projeto também contribui para a internacionalização da formação de professores ao incorporar perspectivas do Norte e do Sul globais, melhorando, em última análise, a qualidade do ensino e da aprendizagem de línguas para além das fronteiras.

Equipe: Profa. Dra. Edina Krompák (Universidade de Educação Docente de Lucerna, Suíça) – coordenação, Profa. Ms. Irene Althaus (Universidade de Educação Docente de Lucerna, Suíça), Profa Dra. Cláudia Hilsdorf Rocha (Unicamp), Profa Dra. Simone Hashiguti (Unicamp), Prof. Dr. Ruberval Maciel (UEMS).

Pular para o conteúdo