As ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada buscam cobrir as esferas da mobilidade discente e docente (estágios de pós-doutorado e doutorado sanduíche, cotutelas, missões de trabalho); da recepção de professores visitantes e estudantes estrangeiros e do desenvolvimento de projetos de pesquisa por meio de convênios ou outros tipos de cooperação, além de publicações e atividades conjuntas.
Ações de Internacionalização
2024 |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Andressa Furlan Ferreira Orientadora: Érica Lima Supervisora: Tinka Reichmann Instituição: Universität Leipzig (Alemanha) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Dieumettre Jean Orientadora: Viviane Veras Supervisor: Alvaro Echeverri Arias Instituição: Université de Montréal (Canadá) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Louise Hélène Pavan Orientadora: Ana Cecília Cossi Bizon Supervisora: Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating Instituição: Universidade de Coimbra (Portugal) |
2023 |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Fernanda Boito de Melo Silva Orientadora: Maria José Coracini Supervisora: Luise von Flotow Instituição: University of Ottawa (Canadá) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Priscila Carla Sorrilha Gonsales Orientador: Marcelo El Khouri Buzato Supervisor: Edward King Instituição: University of Bristol (Reino Unido) |
Visiting Researcher
Aluna: Priscila Carla Sorrilha Gonsales Orientador: Marcelo El Khouri Buzato Instituição: Centre for Sociodigital Futures (CenSoF)/University of Bristol (Reino Unido) |
Pesquisadora Visitante
Aluna: Marie-Lou Lery-Lachaume Orientadora: Viviane Veras Instituição: Université Paris Cité (UP-Cité, ex UP), França, sob a supervisão do prof. Thamy Ayouch Programa: Santander Mobilidade Internacional Estudantes de Pós-graduação |
2022 |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Gabriela Claudino Grande Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva Supervisor: Ben Rampton Instituição: King’s College London (Reino Unido) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Marcella Wiffler Stefanini Orientadora: Érica Lima Supervisora: Anna Matamala Instituição: Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (Espanha) |
Intercâmbio Acadêmico
Aluna: Rossina Yuliani Instituição de origem: Universidad de la Republica – UDELAR, Montevideo, Uruguay Curso: Mestrado em Psicologia Clínica Supervisora no PPG-LA: Viviane Veras Projeto desenvolvido: “La función del humor en la clínica psicoanalítica en Uruguay: un estudio discursivo” Programa: Movilidad e Intercambios Académicos (MIA) |
2020 |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Bruna Elisa Frazatto Orientadora: Ana Cecília Cossi Bizon Supervisora: Emanuelle dos Santos Rodrigues Instituição: University of Birmingham (Reino Unido) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Regina Farias de Queiroz Orientadora: Daniela Palma Supervisora: Gabriella Alfieri Instituição: Università degli Studi di Catania (Itália) |
2019 |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Samira Spolidorio Orientadora: Érica Lima Supervisor: José Yuste Frías Instituição: Universidad de Vigo (Espanha) |
Doutorado Sanduíche
Aluna: Cátia Silene Câmara Lassalvia Orientadora: Rodrigo Esteves de Lima Lopes Supervisora: Annick Rivens Mompean Instituição: Université Lille 3 – Sciences Humaines, Lettres et Arts (França) |
Em andamento |
Cotutela – PPG-LA
Instituições: Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT ( Melbourne, Austrália) e Unicamp (Campinas, Brasil) Aluno: Abraham Zarate Heras Orientador/Unicamp: Marcelo El Khouri Buzato Orientadoras/RMIT: Elizabeth Kath e Glenda Mejia Situação: em aprovação |
Cotutela – PPG-LA
Instituições: Université Paris Cité (Paris, França) e Unicamp (Campinas, Brasil) Aluna: Marie-Lou Thérèsa Mariette Lery-Lachaume Orientadora/Unicamp: Viviane Veras Orientador/Université Paris Cité: Thamy Ayouch Situação: em andamento |
Encerrado |
Cotutela – PPG-LA
Instituições: Universidad de Vigo (Vigo, Espanha) e Unicamp (Campinas, Brasil) Aluna: Samira Spolidorio Orientadora/Unicamp: Érica Lima Orientador/Universidad de Vigo: José Yuste Frías Defesa: 2023 |
2023 |
Professor Visitante – PPG-LA
Docente: Prof. Dr. Edward King Instituição: University of Bristol (Reino Unido) |
2022 |
Professor Visitante – PPG-LA
Docente: Profa. Dra. Maria Clara Bicudo de Azeredo Keating Instituição: Universidade de Coimbra (Portugal) |
2019 |
Professor Visitante – PPG-LA
Docente: Prof. Dr. José Yuste Frías Instituição: Universidad de Vigo (Espanha) |
CAPES/PrInt
O PPG-LA participou do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PrInt com o projeto Transversal Dialogues in Language Studies (2019-2023). O desenvolvimento do projeto contou a participação de vários docentes e grupos de pesquisa vinculados ao Programa e parceiros internacionais como Annick Rivens Mompean, da Université de Lille (França); Edward King, da University of Bristol (Reino Unido); José Yuste Frías, da Universidad de Vigo (Espanha) e Emanuelle dos Santos, da University of Birmingham (Reino Unido).
Conheça mais detalhes no site do projeto.
Projeto Temático FAPESP “Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores de pesquisa globalizados”
Coordenado pela Profa. Dra. Inês Signorini, o Projeto Temático – FAPESP envolve uma ampla rede de pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras, como: Universidade de Aveiro (Portugal), University of Zagreb (Croácia), Université de Lille (França), The Open University (Reino Unido), Universidade do Minho (Portugal), Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal), University of Queensland (Austrália), Dartmouth College (EUA).
No âmbito deste projeto, foi oferecida uma disciplina (LP800), nas férias de verão de 2024, sobre tecnologias de IA no ensino acadêmico, ministrada por Inês Signorini (Unicamp) e Silvia Lima G. Araújo (Universidade do Minho).
Convênio Unicamp e University of Birmingham
Projeto Transforming Sacred Narratives: Feminist Translation of Sacred and LiteraryTexts through the Lens of Latin American Feminism (UBBI – UNICAMP Seed Fund – Faepex 2701/24)
Parceira: Érica Lima (Unicamp) e Jenny Wong (School of Modern Languages), com a participação dos docentes de Birmingham – Angelo Martins Junior (School of Social Policy), Hilary Brown (School of Modern Languages), Nigel Harris (Modern Languages) e Viviane Veras ( Unicamp).
O projeto propõe a criação de uma rede de pesquisa sobre tradução feminista entre o Brasil e o Reino Unido, a fim de investigar os princípios norteadores da tradução feminista de textos literários e textos sagrados, analisar traduções bíblicas e literárias selecionadas e estudar o impacto dessas traduções na compreensão dos papéis de gênero. Engloba uma visita inicial à Unicamp para interlocuções sobre a formação do grupo de pesquisa e discussões preliminares sobre a organização e realização de um simpósio na UoB e outro na Unicamp, com apresentações de pesquisas e estudos de caso.
Convênio Unicamp e Universidade de Educação Docente de Lucerna (Suíça)
O convênio fomenta possibilidades de parcerias entre as duas instituições no campo do ensino do português como uma língua adicional, integrando ações ligadas ao processo de educação linguística, avaliação, desenvolvimento de material didático e cursos nas modalidades presencial e/ou virtual, entre outros. As ações também podem vir a contribuir para a elaboração e execução de políticas públicas ligadas à educação linguística e à educação bilíngue, promovendo reflexões importantes sobre multilinguismo.
Projetos em andamento:
Projeto SOELLE: projeto colaborativo «SOELE – Educação em Línguas Socialmente e Emocionalmente Responsável» da Universidade de Educação de Professores de Lucerna, da Universidade de Oslo e da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Interior visa promover a educação e o ensino de línguas. Busca integrar inovações temáticas e estruturais desenvolvendo uma estrutura abrangente centrada na educação em línguas socialmente e emocionalmente responsáveis e promovendo práticas colaborativas de aprendizagem internacional online (COIL). Esta iniciativa não busca apenas aprofundar a compreensão e a apreciação do valor social das línguas entre alunos e educadores, mas também se esforça para equipar futuros professores de línguas com as habilidades necessárias para promover um ambiente educacional equitativo, socialmente e emocionalmente responsável. Ao abordar os desafios da (in)justiça social na educação de línguas dentro do contexto da crescente internacionalização educacional e mobilidade estudantil, o projeto contribui para o avanço da responsabilidade social e bem-estar na educação de línguas.
O projeto SOELE se beneficiará da orientação do Conselho Consultivo Científico, que conta com membros renomados como Prof. Dr. Erez Levon (Universidade de Berna, Suíça), Profa. Dra. Cláudia Hilsdorf Rocha (Universidade Estadual de Campinas, Brasil), Profa. Dra. Lorena Córdova Hernández (Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, México), Prof. Dr. Werden (Universidade Morningside, EUA).
Projeto COIL: O «Linguistic and Global Citizenship – A Collaborative Online International Learning (COIL) Project in Swiss and Brazil Language Education» é uma iniciativa inovadora que visa contribuir para com o ensino de línguas, integrando conceitos de cidadania linguística e global. Este projeto é uma colaboração entre a Universidade de Educação de Professores de Lucerna, na Suíça, e duas universidades brasileiras: a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O projeto se concentra no desenvolvimento de materiais didáticos que unem educação linguística e cidadania global, promovendo práticas linguísticas sustentáveis e abordando questões de justiça social. Ao empregar a abordagem COIL, o projeto facilita o intercâmbio e a colaboração interculturais entre estudantes e educadores suíços e brasileiros. Este método não apenas enriquece as experiências educacionais dos participantes, mas também promove a consciência cultural crítica. Os principais resultados incluem a criação de materiais didáticos, o desenvolvimento de um filme etnográfico e a publicação de artigos de pesquisa conjuntos. O projeto também contribui para a internacionalização da formação de professores ao incorporar perspectivas do Norte e do Sul globais, melhorando, em última análise, a qualidade do ensino e da aprendizagem de línguas para além das fronteiras.
Equipe: Profa. Dra. Edina Krompák (Universidade de Educação Docente de Lucerna, Suíça) – coordenação, Profa. Ms. Irene Althaus (Universidade de Educação Docente de Lucerna, Suíça), Profa Dra. Cláudia Hilsdorf Rocha (Unicamp), Profa Dra. Simone Hashiguti (Unicamp), Prof. Dr. Ruberval Maciel (UEMS).
Links Úteis IEL
Acesse com facilidade as principais seções do Portal do IEL