O livro Descobertas do céu reúne dois contos de ficção fantástica, ambos envolvendo a temática celeste. O primeiro, “Cemitério de estrelas”, foi escrito por Paula Cruciol e o segundo, “A correnteza solar”, por João Lucas Zampieri. Reunidos na coletânea, eles foram publicados pela Asa da Palavra em 2021. Além dos contos, o livro também traz um prefácio escrito por Gabriel Lima, e textos de posfácio escritos pelos autores, em que eles compartilham suas inspirações para a escrita dos contos.
Paula Cruciol é graduada em Estudos Literários na Unicamp e fundadora da revista literária Alcateia. Em “Cemitério de estrelas”, ela cria uma envolvente história ambientada no espaço por onde a narradora viaja, a bordo de uma nave, na companhia de uma senhora que recebe o nome de “Vó”. Nesse percurso a personagem-narradora acaba se aventurando tanto nas profundezas do universo quanto no seu interior, fazendo descobertas sobre si mesma.
Logo após o conto de Cruciol somos apresentados ao universo de Zampieri, graduando em Estudos Literários. No conto “A correnteza solar”, ele escreve a história de duas melhores amigas, Toh’kan e Suh’ro, que são separadas após uma tempestade. Toh’kan parte então em busca da sua amiga num cenário encantador, o céu. Nessa busca ela faz uma descoberta surpreendente sobre deuses milenares, que irá influenciar a vida do seu povo e também a sua busca por Suh’ro.
A obra destaca-se não apenas pelas narrativas, mas também pela edição caprichada, que foi ilustrada por Brendon Henrique França. As imagens foram cuidadosamente pensadas para o livro e por isso têm relação com o conteúdo dos textos. Assim, os universos criados por Cruciel e Zampieri são explorados pelo artista e tomam as páginas do livro, tornando a experiência de leitura ainda mais enriquecedora.
O livro reúne assim duas obras de ficção em que a criatividade de seus autores brilha e, o que poderia ser apenas sobre o campo da imaginação, entrelaça-se também com o interior e os sentimentos que cada autor coloca em seus contos. Descobertas do Céu é uma leitura que convida a explorar não apenas novos mundos fictícios, mas também a sua própria jornada interior. Não deixe de conhecer essa obra, disponível para download gratuito no site da editora Asa da Palavra.
Por Leticia Reis