Resumo: O presente estudo tem como assunto o discurso das mulheres e sobre as mulheres nas comédias de Plauto. Na esteira de pesquisas mais recentes sobre a fabula palliata, não se busca aqui de modo muito imediato um retrato ipsis litteris da mulher na sociedade grega ou romana antiga. Estudos modernos sobre gênero ("gender") apontam para a importância de se considerar a representação do feminino enquanto algo não determinado biologicamente, mas sim construído em suas relações (com o outro gênero, com o contexto) e reversível. A apreciação desses aspectos em Plauto ressalta os efeitos poéticos e dramáticos da construção do feminino no contexto do drama desse comediógrafo. Mais especificamente, serão analisadas em nosso estudo passagens de peças selecionadas (Aululária, Báquides, Cásina, Menecmos, O mercador e O soldado fanfarrão) sob dois modos de representar a relação entre os gêneros em Plauto: de um lado, a caracterização da mulher no quadro do casamento representado na palliata, e, de outro, o uso de imagens de animais para caracterizar o feminino ou masculino. Sob a ótica do casamento, apreciamos o tipo da uxor dotata, observando quer sua representação caricata, quer sutilezas de sua composição a cada comédia plautina avaliada. Além disso, nas peças selecionadas, evidencia-se um bestiário feminino, que se mostra, embora variado, coerente com aspectos que delineiam as mulheres (tanto matronas quanto meretrizes) em Plauto.
Palavras-chave: Plauto, 254a.C.-184a.C - Personagens - Mulheres; Teatro latino (Comédia); Mulheres na literatura.