Resumo

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Frames neoliberais na retórica neopentecostal : aspectos referenciais e sociocognitivos

Erik Fernando Miletta Martins

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Doutorado em Linguística - 2015

Nro. chamada: TESE DIGITAL - M366f


Resumo:
Esta tese tem por objetivo investigar e analisar, a partir de uma perspectiva textual-interativa, a configuração de frames associados ao neoliberalismo e que conformam o discurso retórico empregado por líderes de igrejas neopentecostais. A noção de frame, polissêmica, será aqui empregada como referência a certos tipos de padrões interpretativos mobilizados retoricamente por estes líderes, sendo responsáveis, portanto, pela produção e compreensão do discurso religioso neopentecostal. Diante disso, busca-se uma compreensão mais aguçada sobre o agenciamento de experiências sociais, culturais e econômicas cotidianas – associadas àquilo que se convencionou chamar de ideologia ou ideário neoliberal – ao longo da estabilização de conceitos associados à Teologia da Prosperidade no contexto de cultos televisionados de duas igrejas neopentecostais; a Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. O agenciamento destas experiências, como será visto, é fundamental à constituição de uma racionalidade empresarial e pragmática subjacente às crenças mais características ao neopentecostalismo. Por isso, nesta tese aprofunda-se a percepção, comum à literatura dedicada ao entendimento do neopentecostalismo brasileiro, de que há uma forte ligação entre a expansão destas igrejas no país e a difusão das experiências e crenças associadas ao neoliberalismo. O assentamento destas crenças religiosas em quadros mais amplos, por sua vez, é um processo capaz de oferecer legitimação ética e moral a práticas seculares como o investimento financeiro e a acumulação de capital, relativa à capacidade de consumo de bens materiais no contexto do neopentecostalismo. Para que os propósitos desta tese sejam atingidos, a caraterização linguística e conceptual dos frames dar-se-á a partir da análise de processos semântico-textuais responsáveis pela construção de “cenas referenciais” – um evento comunicativo para onde é direcionada a atenção dos interlocutores em uma interação (TOMASELLO, 1999; MORATO et al. 2012). À luz destas atividades de construção de representações semântico-conceptuais situadas no contexto dos cultos, parece plausível admitir a hipótese sociocognitiva mais geral de que a alta frequência sentidos veiculados por processos linguísticos de construção referencial é fundamental à estabilização dos conhecimentos, normas e práticas características às denominações neopentecostais. Os resultados obtidos sugerem que a recorrência de alguns tipos de experiência evocadas nos cultos, como PRODUTIVIDADE, RIQUEZA e ABUNDÂNCIA, age tanto sobre a dimensão da conceptualização destas experiências quanto sobre a dimensão da aplicação destas na interação e nas práticas sociais. Esta recorrência é essencial, portanto, para a criação de modelos de ação no mundo, instituídos a partir de um conjunto de expectativas comuns nas relações intersubjetivas desenvolvidas no âmbito das práticas sociais e discursivas.

Palavras-chave: Frames (Linguística); Categorização (Linguística); Análise do discurso; Igrejas pentecostais; Sociocognitivismo

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